Pontuação

Caros amigos, a pontuação do Verdazzo está prestes a ser desativada. O concurso mensal e anual não dará mais direito a prêmios, mas todas as funcionalidades permanecerão ativas.

Isso demanda ainda uma série de ajustes na programação. Assim, todas as formas de pontuar foram ajustadas para "um ponto". O ranking provisoriamente continua contando, mas não há mais prêmios em jogo, e assim que possível, todo o processo de gamificação do site será desfeito e o ranking, definitivamente desativado.

É importante destacar que a parte editorial do site permanecerá intocada. O Verdazzo segue a todo o vapor com as opiniões do blog e as análises de jogos.

MAS POR QUÊ???

É uma pena, mas essa medida é necessária. O Verdazzo idealizou o game para tentar fazer com que as interações no site se tornassem mais divertidas. Quanto mais participações, o leitor seria recompensado com pontos que contaria para um ranking. Nossa ideia era que o leitor se engajasse nas discussões sobre o Palmeiras, tanto nos comentários dos nossos posts, como criando textos próprios, no Espaço do Leitor, estimulando novas discussões.

Infelizmente o efeito não foi o esperado. Enquanto não havia prêmios em jogo, tudo corria bem - o interesse era abaixo do que gostaríamos, mas confiávamos que, com prêmios em jogo, esse interesse brotaria.

Talvez tenhamos sido otimistas demais: a partir do momento em que efetivamente passou a valer prêmios, surgiu uma nova categoria de leitores, os "caçadores de pontos", que na ânsia de ganharem uma camisa oficial e outros prêmios do kit, passaram a ser fábricas de comentários sem conteúdo (só para ganhar um joinha) e de textos sem pé nem cabeça. Tudo de forma artificial, claramente apenas atrás de pontos. Não era essa nossa ideia.

Entendemos que esses leitores tem um espírito competitivo bastante proeminente, compreenderam bem as regras e simplesmente jogaram o jogo, sem trapaças*. Eles não estão errados. Nós é que erramos na concepção.

* houve também alguns casos de trapaça - alguns espertinhos que criaram contas-fantasma com o único objetivo de dar likes nos próprios comentários. Identificamos esses casos. Bastaria eliminá-los do site, mas quantas vezes isso se repetiria? Isso foi bem decisivo para que tirássemos o game do ar.

E POR QUE NÃO VOLTAM ATRÁS SIMPLESMENTE TIRANDO OS PRÊMIOS E MANTENDO O JOGO?

Porque o interesse pelo game sem prêmios em jogo é baixo, demanda um esforço enorme dos recursos de servidor e processador, diminui a eficiência do site e entretem a poucos leitores. Sem prêmios, o game não engajou um número significativo de leitores. A relação custo-benefício é muito alta.

Assim, é melhor dar um passo atrás, para continuar caminhando em frente. Quem quiser continuar participando do Verdazzo, com comentários ou escrevendo textos, por vontade legítima de contribuir com as discussões, pode continuar fazendo, e ficaremos muito felizes; além de dar notas nos pós-jogo, avaliar o Cornetômetro, participar de enquetes, etc - tudo continuará disponível, apenas não renderá mais pontos.

Admitimos nosso equívoco na concepção destes recursos, e infelizmente tivemos que decidir por voltar atrás. Agradecemos a todos que participaram deste ranking enquanto durou, principalmente aos que participaram com naturalidade e se divertiram. Esta era a intenção. Pedimos desculpas aos que se sentem frustrados pelo fim da brincadeira. Se serve de consolo, nós sabemos como vocês se sentem.

Obrigado a todos pela compreensão e VAMOS PALMEIRAS.

Conrado

1 de novembro de 2.015


PS - O Parpite continuará valendo uma camisa oficial sempre que o Palmeiras vencer. Apenas a pontuação aos acertadores não será mais conferida.