Flaco López volta a marcar e esquenta briga pela titularidade no comando de ataque

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Atlético-MG, durante partida válida pela nona rodada do Brasileirão 2024, na Arena MRV.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Depois de mais de 2 meses, Flaco López foi às redes com a camisa do Verdão

Artilheiro do Palmeiras na temporada, com 12 gols marcados, Flaco López deu fim a um incômodo jejum no último domingo, na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-MG, quando aos 50 minutos da etapa final marcou o último gol palmeirense.

O argentino voltou a marcar depois de mais de dois meses sem balançar as redes. O último tento havia sido contra o Liverpool-URU, pela Libertadores, no Allianz Parque – na ocasião, ele marcou o segundo palmeirense na vitória por 3 a 1.

Em 2024, López vive seu melhor ano pelo Verdão. Ele começou a temporada no banco, mas rapidamente chegou ao time titular e foi o artilheiro do Paulistão. Entretanto, a ascensão de Estêvão, que fez Endrick ir jogar centralizado, e uma lesão no pescoço fizeram o argentino voltar a ser opção.

Mesmo com a saída do camisa 9, primeiro para a Seleção Brasileira e depois para o Real Madrid, Flaco não recuperou o status na equipe inicial e viu Rony assumir a titularidade. Após o jogo contra o Atlético-MG, Abel Ferreira foi questionado sobre a dupla.

“O Flaco acabou tendo uma lesão e o Rony entrou muito bem. Foi bem contra o Criciúma. Ele quem roubou a bola que resultou no escanteio e no gol do Lázaro. Eu adoro os dois. O López, mesmo se joga 5, 20 ou 50 minutos, entra em campo e faz o dele. Mas, é importante lembrar, com todo respeito, que uma coisa é o Paulistão, os adversários do Brasileirão não são iguais. Olha como o Santos nos enfrentou [na final] e olha como estão agora. As equipes contra a gente sempre colocam a faca nos dentes, e nós temos que fazer igual. Eles são os nossos dois centroavantes e possuem características diferentes”, disse o treinador.

Na temporada, Flaco marcou 12 vezes, enquanto Rony anotou seis gols – o camisa 10 é o terceiro maior goleador do time.

Flaco López em 2024:

  • 29 jogos;
  • 12 gols;
  • 4 assistências;
  • 31 finalizações certas;
  • 151 passes certos;
  • 8 dribles certos;
  • 22 faltas recebidas.

*Números Footstats

Piquerez comemora 3ª vitória seguida e “fico” de Dudu no Palmeiras

Piquerez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Atlético-MG, durante partida válida pela nona rodada do Brasileirão 2024, na Arena MRV.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Marcando pelo segundo jogo consecutivo, Piquerez ajudou o Palmeiras a golear o Atlético-MG, fora de casa

O Palmeiras engatou a terceira vitória consecutiva no Brasileirão ao golear o Atlético-MG, fora de casa, por 4 a 0. Autor do segundo gol da partida, de pênalti, Piquerez ressaltou a importância do resultado para trazer “confiança” ao Verdão.

“Uma vitória ampla, que nos traz confiança. Acho que o treinador pode ainda reclamar um pouco da eficácia, fizemos quatro gols, mas poderíamos ter feito mais. Foi um grande jogo fora de casa, três vitórias seguidas, muito importante”, disse o lateral, na saída de campo da Arena MRV.

O uruguaio também comentou o posicionamento de Dudu nas redes sociais, que declarou que irá permanecer no clube após todo o imbróglio com o Cruzeiro. Piquerez foi um dos atletas do elenco que comentou na publicação do camisa 7.

Piquerez comemora 3ª vitória seguida e “fico” de Dudu no Palmeiras.
Gilson Lobo/AGIF

“É um assunto que já ficou esclarecido, tanto pelo Palmeiras quanto pelo Dudu. Todo o elenco está o apoiando, e lógico, é muito bom para nós, todos sabem da qualidade dele. Esperamos nos encontrar com ele amanhã”, concluiu.

Com a vitória, o Palmeiras subiu para a quinta posição do Brasileirão, empatado em número de pontos com o Athletico-PR, o quarto colocado. Na próxima quinta-feira, o Verdão recebe o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque.

Piquerez vs Atlético-MG:

  • 70 minutos jogados;
  • 1 gol;
  • 1 interceptação;
  • 2 desarmes;
  • 5 duelos vencidos;
  • 2 faltas sofridas;
  • 43 ações com a bola;
  • 74% dos passes certos;
  • 1 passe decisivo;
  • 1 cruzamento certo;
  • 1 lançamento certo;
  • 4 finalizações.

Pré-jogo Atlético-MG x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2024

Pré-jogo Atlético-MG x Palmeiras

Pré-jogo Atlético-MG x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2024

Estádio: Arena MRV
Data e Horário: 17/04/2024 20h30

Transmissão

SporTV

SporTV

Premiere FC

Premiere

A transmissão no Verdazzo acontece aqui. Salve o link ou ative a notificação, coloque a TV no mudo, sincronize a imagem com o nosso cronômetro e deixe o áudio com a gente!

Na noite desta segunda-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o Atlético-MG, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Vivendo um terremoto com a possível transferência de Dudu para o Cruzeiro, o Verdão tenta manter o foco no jogo para aproveitar os múltiplos desfalques do adversário e conquistar uma vitória que poucos concorrentes conseguirão neste campeonato.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Bruno Rodrigues e Rômulo
Seleção: Gustavo Gómez e Richard Ríos
WTF?: Dudu

Pendurados: Gabriel Menino, Rony e Zé Rafael

Ainda sem saber definitivamente se poderá contar com Dudu para a sequência da temporada, Abel Ferreira precisa manter o foco – dele e do grupo – na partida. Sem poder contar com cinco jogadores do elenco, nosso treinador deve manter a formação básica da partida anterior – talvez a única dúvida esteja no comando do ataque.

Se não houver nenhuma surpresa até o início da partida, o Verdão deve entrar em campo com Weverton; Marcos Rocha, Naves, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno e Zé Rafael; Estêvão, Rafael Veiga e Lázaro; Rony (Flaco López).

Escalação do Atlético-MG

Atlético-MG

No Atlético, o treinador Gabriel Milito tem nada menos do que dez desfalques para o jogo. Everson, Maurício Lemos e Battaglia receberam cartões no jogo contra o Bragantino e estão suspensos. Na mesma partida, Zaracho saiu sentindo lesão e também é desfalque – ele se junta a Mariano, Rubens e Otávio.

As seleções também estão comprometendo o Galo, que não poderá contar ainda com Guilherme Arana, Alan Franco e Vargas. A boa notícia para o treinador é a volta de Hulk, que foi liberado pelo DM e reforça o ataque.

Ainda assim, juntando os cacos e fazendo vários improvisos, Milito deve armar seu time com Matheus Mendes; Saravia, Igor Rabello, Rômulo e Gustavo Scarpa; Bruno Fuchs, Igor Gomes, Pedrinho e Alisson; Paulinho e Hulk.

Números

  • Em 95 jogos entre Palmeiras e Atlético na História, a vantagem do Verdão é grande: 41 vitórias contra 30, mais 24 empates;
  • Nos últimos 11 jogos aconteceram 8 empates, além de 2 vitórias nossas e uma deles – num jogo no ano passado no Allianz Parque em que parecia que a temporada 2023 tinha terminado pra nós;
  • O Verdão está em ligeira desvantagem, mas é um visitante indigesto: em 51 partidas, foram 18 vitórias do Palmeiras, 19 do Atlético e houve 14 empates;
  • Será a primeira vez que o Palmeiras joga na nova Arena MRV;
  • Em partidas válidas por campeonatos brasileiros, o Verdão tem 5 vitórias de vantagem: 29 a 24, com 14 empates;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

Mesmo jogando fora de casa contra um dos clubes com melhor elenco do país, o Verdão mantém o favoritismo – discretíssimo, é verdade. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 19 jogos no dia 17 de junho e venceu nove vezes – mas a última foi há 30 anos, naquela maledetta excursão. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Gustavo Scarpa

Gustavo Scarpa
2018 a 2022

Arbitragem

Rodrigo José Pereira de Lima

Árbitro Principal:
Rodrigo José Pereira de Lima

VAR:
Gilberto Rodrigues Castro Junior

Previsão do tempo

Temperatura: 18°C
Chuva: Não há previsão de chuva
Vento: ENE – 10 km/h
Umidade: 51%

Projeção de pontos

De acordo com nossa projeção de pontos, o Palmeiras está 3 pontos abaixo e o jogo em Belo Horizonte toleraria um empate. Com um adversário tão desfalcado, é uma chance de ouro de recuperar, ao menos, 2 pontos e colar na projeção original.

Parpite

São muitos desafios pela frente. Um estádio hostil, desfalques, e o ambiente tumultuado exatamente pelo maior rival de nosso adversário. Por outro lado, o Galo está cheio de remendos e tem um banco muito limitado, cheio de juvenis. E o Verdão já mostrou na competição que se sente à vontade jogando fora de casa.

É bem possível sair do gramado com os três pontos. O mercado acredita no Palmeiras, e nós também: 2 a 1, com gols de Lázaro e Raphael Veiga, para 34.210 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!

Palmeiras emite comunicado sobre Dudu, que treina e conversa com Abel

Raphael Veiga durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Atacante foi anunciado pelo Cruzeiro no sábado, mas situação ainda é indefinida; Palmeiras cortou jogador da relação contra o Atlético-MG

O Cruzeiro anunciou um acordo com Dudu na tarde de sábado, porém a situação ainda não está totalmente concluída. A ida do jogador para o time mineiro ainda é incerta e, na manhã deste domingo, o Palmeiras se manifestou pela primeira vez.

“O atacante Dudu se apresentou para o treino deste domingo (16) na Academia de Futebol e teve uma conversa com o técnico Abel Ferreira. A pedido do Departamento de Futebol, o atleta não foi relacionado para a viagem a Belo Horizonte (MG), onde o Palmeiras enfrenta amanhã o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Dudu é atleta do clube e tem contrato vigente até o fim de 2025”, escreveu o Palmeiras, por meio de nota oficial.

Em entrevista à rádio Itatiaia, Alexandre Mattos, diretor do Cruzeiro, afirmou que partiu de Dudu a ideia de deixar o Palmeiras para “buscar novos ares”. O jogador comunicou ao clube sobre o desejo e chegou a dar o ‘ok’ para o time mineiro, que publicou o acerto antes mesmo da assinatura do contrato.

Diante da repercussão, o camisa 7 repensou sua saída do Verdão e, neste domingo, avisou ao técnico Abel Ferreira e a Anderson Barros que quer permanecer. Agora, ele espera pela definição da diretoria palmeirense.

Dudu à parte, dia de treino do Palmeiras

Enquanto os bastidores seguiam movimentados, Dudu e o restante do elenco do Palmeiras foram a campo na Academia de Futebol e encerraram a preparação para o duelo contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão.

Os jogadores trabalharam situações de jogo em campo reduzido, com o técnico Abel Ferreira orientando e apontando correções ao elenco. Em seguida, houve o tradicional ‘rachão’ e, por fim, os atletas aprimoraram bolas paradas ofensivas e defensivas.

O Palmeiras enfrenta o Atlético-MG às 20h30 desta segunda-feira, na Arena MRV. Será o primeiro jogo do Verdão na casa do adversário.

“Momento ruim, temos que assumir”: Castanheira comenta situação do Palmeiras após revés

“Momento ruim, temos que assumir”: Vitor Castanheira comenta situação do Palmeiras após revés.
Reprodução

Substituindo Abel Ferreira, Vitor Castanheira admitiu que esse é o pior momento do clube desde a chegada da comissão técnica

Com Abel Ferreira suspenso pelo STJD, João Martins foi o encarregado de comandar o Palmeiras à beira do gramado no duelo diante do Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro.

Após o duelo, que terminou com o resultado negativo para o Verdão, o auxiliar técnico Vitor Castanheira assumiu a entrevista coletiva e admitiu o mau momento da equipe, que de acordo com ele é o pior do clube desde a chegada da comissão técnica portuguesa.

“Realmente não há como fugir, estamos na pior fase desde que chegamos ao Palmeiras. Temos que assumir isso. Queríamos muito estar na final da Libertadores, fizemos tudo, mas infelizmente não conseguimos. Falar de emocional, lógico que uma eliminação em uma meia final abala, e temos sentido isso”, iniciou.

“Está visível que a equipe não está com a fluidez e lucidez que já mostrou. Não há como esconder isso. Agora, temos que reverter a situação. Como? Com trabalho. Não conheço outra forma. Os jogadores sabem quem são, entendem que não é o momento que queríamos, é um momento mau, temos que assumir. Ainda temos 11 jogos até o final, somos uma equipe de caráter e não há outra forma que não seja trabalho, acreditar no processo e no grupo. Só assim vamos sair desta situação”, continuou.

Castanheira também respondeu sobre as titularidades de Gabriel Menino, que deixou o campo lesionado, e Rony.

“Sabemos o que estes jogadores podem dar. Os próprios torcedores sabem o que estes jogadores já deram. É um momento difícil, os jogadores não estão num momento de confiança, é verdade, temos que assumir. Não é insistir. Quando escolhemos um 11, temos a convicção de que é o mais pronto para tentar ganhar o jogo. Quando o resultado não aparece, as decisões vão ser questionadas. Eu compreendo isso”, argumentou.

“Normalmente, quando não se ganha, quem não joga parece que às vezes faz grandes jogos, esta é a realidade. As coisas não funcionam assim. Não olhamos para o processo desta maneira. Se olharmos o que estes jogadores já nos deram e mostraram, eles próprios reconhecem que têm capacidade para dar mais, não tenho dúvidas. O momento não é bom, temos de refletir o que queremos fazer e trabalhar. Só com trabalho, dedicação, e estes jogadores fazem, só assim podemos sair dessa situação”, finalizou.

Confira outras respostas de Vitor Castanheira

– Problemas externos

“Eu entendo a pergunta, mas o que vou responder sobre isso é: nos momentos difíceis, de turbulência, é quando as famílias precisam estar mais unidas. É o que eu acho e a resposta que vou dar.”

– Muitos cruzamentos após lesão de Dudu

“Quando estamos atrás do placar e à procura do gol, o espaço fica reduzido, porque as equipes baixam o bloco. E o jeito mais difícil de entrar é por dentro. Sempre fomos uma equipe com objetividade, em busca do gol. Quando não está com lucidez, muitas vezes os cruzamentos não são como você gostaria que fosse. Não vou dizer que não encontramos outras rotas, mas talvez a falta de clarividência leva um pouco à precipitação neste momento.”