Cria ‘experiente’, Fabinho revela papo com Abel e celebra gol no Derby

Fabinho em disputa pelo Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela décima terceira rodada, do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Fabinho anotou um gol inusitado na vitória do Verdão sobre o SCCP, por 2 a 0

O Palmeiras contou com suas Crias da Academia para vencer o SCCP por 2 a 0, pelo Brasileirão. Fabinho marcou o primeiro, ao desviar cobrança de falta de Raphael Veiga, e Vitor Reis completou o placar.

Na zona mista do Allianz Parque, o volante falou sobre o lance inusitado que abriu o marcador para o Verdão. “Acabei abaixando para sair do caminho da bola, mas ela pegou em mim e foi pro gol. Fiquei muito feliz pelo gol”, disse o camisa 35, que anotou seu primeiro tento pelo time profissional.

“Sempre foi um sonho jogar um Derby com o estádio lotado, com o apoio da torcida. Fico feliz por essa oportunidade. Jogo clássico desde a base e agora no profissional foi o meu primeiro como titular”, completou.

Participando dos treinos do profissional desde 2021 e fixo no elenco desde janeiro do ano passado, Fabinho também falou sobre dar conselhos aos atletas que estão chegando ao time principal, casos de Vitor Reis e do atacante Luighi, que ficou no banco no Derby.

“Estou há três anos entre os profissionais, então procuro conversar com os meninos que estão subindo. Dar conselhos, falar da rotina no profissional. Quando eu subi, também tive essa ajuda”, disse.

Por fim, o volante revelou conversas com Abel e comentou sobre a concorrência na posição.

“Claro que quero sempre jogar, estar em campo. Mas entendo a concorrência na minha posição, temos jogadores de muita qualidade. É seguir treinando, trabalhando. O Aníbal foi suspenso e a oportunidade apareceu em um Derby. O Abel conversa bastante comigo, pede paciência pra eu aproveitar da melhor forma quando a oportunidade chegar”, completou.

Fabinho vs SCCP:

  • 87 minutos jogados;
  • 1 gol;
  • 43 ações com a bola;
  • 87% dos passes certos (27/31);
  • 1 passe decisivo;
  • 1 lançamento certo;
  • 3 finalizações;
  • 100% dos dribles certos (2/2);
  • 6 duelos ganhos;
  • 4 ações defensivas;
  • 1 falta cometida;
  • 1 falta sofrida.

Palmeiras mantém superioridade no Derby e alcança recorde no século

Raphael Veiga e Fabinho comemoram gol do Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela décima terceira rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras venceu o rival por 2 a 0 na noite de segunda-feira e voltou à segunda colocação do Brasileirão

Vindo de um revés em Fortaleza, o Palmeiras se recuperou no Campeonato Brasileiro em grande estilo: vencendo o Derby no Allianz Parque. Com gols de Fabinho e Vitor Reis, o Verdão derrotou o SCCP por 2 a 0, para mais de 41 mil pessoas no estádio.

A equipe comandada por Abel Ferreira chegou ao oitavo jogo de invencibilidade diante do maior rival – cinco vitórias e três empates. Assim, o Palmeiras atingiu a maior série sem perder para o SCCP no século.

A última vez que o Verdão se manteve por oito partidas invicto no clássico foi entre 1998 e 1999. De 2001 em diante, registrou no máximo sete partidas de invencibilidade (em três oportunidades – entre 2007 e 2009, 2020 e 2021 e desde 2022).

O último revés para o rival aconteceu em 2021, no Itaquerão, com o Verdão indo a campo com um time alternativo. Contabilizando toda era Abel Ferreira, o Palmeiras disputou 13 Derbies, com sete triunfos, cinco empates e apenas um revés.

Os números do Palmeiras nos últimos 8 Derbies:

Abel Ferreira elogia dupla do Palmeiras e faz alerta sobre acontecimentos na arbitragem: “Tenho achado estranho”

Abel Ferreira em jogo pelo Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela décima terceira rodada, do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vitor Reis e Flaco López foram enaltecidos por Abel Ferreira, que também viu o resultado do clássico como justo

Abel Ferreira comandou o Palmeiras em mais uma vitória no clássico contra o SCCP. Na noite desta segunda-feira, o Verdão venceu o rival por 2 a 0, no Allianz Parque, e subiu para a segunda posição no Brasileirão.

Ao final do jogo, o técnico palmeirense comentou sobre a estreia como titular e o gol marcado por Vitor Reis, além de mandar um alerta para Gustavo Gómez e Murilo. O comandante também elogiou Flaco López, analisou o Derby e finalizou a coletiva fazendo uma reflexão sobre a arbitragem no Brasil.

Confira o que falou Abel Ferreira após o Derby:

– Vitor Reis

“O Vitor já treina conosco há muito tempo. Falamos para ele se preparar porque a oportunidade podia aparecer quando o Gómez foi para a seleção. Temos também lideranças no grupo que ajudam os jogadores mais jovens. É um trabalho em conjunto e estou orgulhoso de ser o treinador deste time. Eles deixam o ego em casa e trabalham todos juntos”.

“É ótimo ter essas opções de zagueiro. O Gómez tem que abrir o olho, o Murilo também. Apesar do Vitor e do Naves serem moleques, querem jogar e é muito bom para nós”.

– Trabalho na base

Abel Ferreira em jogo pelo Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela décima terceira rodada, do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“O Palmeiras tem base há muitos anos, mas o que precisa é ter coragem para apostar neles. Quando cheguei aqui em 2020 já havia jogadores da base no time. E nós da comissão técnica temos como princípio utilizar a base. O Vitor Castanheira é um elemento da nossa comissão responsável por saber de tudo da base e ele nos traz todas as informações. Além disso, os jogadores treinam com a gente de forma regular. Há um trabalho na base e também um trabalho para integrar esses jogadores no profissional. Nós formamos os jogadores”.

“Em relação ao Vitor, Naves e os outros tantos que jogaram hoje. É um trabalho feito por todos, da estrutura até a comissão técnica. A base do Palmeiras, há quatro anos, vem sim sendo potencializada, mas o clube tem base há muitos anos”.

– Flaco López

“A partir da expulsão, o Flaco foi mais Rony do que o Flaco. Pra vocês terem a noção do potencial que ele tem, o Flaco é o terceiro jogador do elenco com mais força nas pernas apesar da altura toda que tem. Acredito que ainda há muito mais para descobrir ali dentro, só que com essa quantidade toda de jogos fica difícil. Tínhamos o Luighi pronto no banco hoje também, um garoto que vocês ainda vão ouvir falar. Estou muito feliz pelo Flaco”.

– Análise do Derby

“Poderíamos ter feito mais gols e não termos sofrido no final. Eu falo que no futebol é preciso ter sorte, o Veiga bateu a falta, a bola bateu na cabeça do Fabinho e fizemos o gol. Claro que é preciso trabalho e competência, mas também é preciso ter sorte. Não só vencemos por conta da sorte, fomos os justos vencedores. Enfrentamos um time que estava com a confiança baixa e é sempre bom ganharmos estes jogos”.

– Alterações durante a partida e laterais em campo

“Começamos este jogo com quase todos os volantes dentro de campo. O adversário começou a refrescar as alas para atacar e, para mim, o futebol não é brincadeira. Quando estamos vencendo e com um a menos em campo, tenho que defender bem. Ainda assim, tivemos a melhor chance com o López em um cruzamento do Vanderlan. Não abdicamos do nosso centroavante. Refrescamos a equipe nos corredores e depois, quando não tivemos mais nenhum médio, o Fabinho pediu para sair, entendi que a única opção era colocar o Mayke como volante ao lado do Jhon Jhon”.

– Expulsão de Raphael Veiga e arbitragem no Brasil

“Achei que o Daronco foi rigoroso, não o conheci assim. Ainda não vi o replay, mas achei rigoroso. Agora vou estar atento, porque estão acontecendo alguns fenômenos em algumas arbitragens, em alguns jogos, que estão me deixando preocupado. Só espero que os árbitros sejam coerentes e conversem entre si para que as consequências sejam iguais. Tenho estranhado alguns lances que estão acontecendo de forma repetida com algumas equipes”.

“Ainda sem acreditar”: Vitor Reis esbanja confiança e comenta noite inspirada no Derby

Vitor Reis comemora seu gol pelo Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela décima terceira rodada, do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Substituindo Murilo, Vitor Reis foi a campo e realizou seu segundo jogo pelo time principal

Abel Ferreira novamente recorreu à categoria de base e fez o Palmeiras vencer o SCCP com um zagueiro de 18 anos estreando como titular da equipe. Destaque criado no clube desde os 10 anos, Vitor Reis foi a campo, venceu a maioria dos duelos contra Yuri Alberto e ainda marcou o segundo gol do Verdão na vitória por 2 a 0.

“Ainda sem acreditar. Isso é novo pra mim. Primeiro jogo como titular e ser desse jeito. Foi muito maravilhoso. Vou guardar hoje para sempre na minha vida”, disse o zagueiro, que realizou apenas seu segundo jogo pelo time principal.

“Desde que cheguei [ao profissional] o elenco me abraçou, nosso time é muito bom. Quando soube que ia jogar fiquei muito feliz e confiante. Estava esperando essa oportunidade e o Naves e eu mostramos que estamos prontos. Quando não tiver o Murilo e o Gómez, estamos prontos para jogar”, disse.

Com a vitória, o Palmeiras voltou à segunda colocação do Brasileirão, com 26 pontos. A equipe volta a campo na quinta-feira para enfrentar o Grêmio, em Caxias do Sul.

Vitor Reis vs SCCP:

Pré-jogo Palmeiras x Corinthians – Campeonato Brasileiro 2024

Pré-jogo Palmeiras x SCCP

Pré-jogo Palmeiras x Corinthians – Campeonato Brasileiro 2024

Estádio: Allianz Parque
Data e Horário: 01/07/2024 20h

Transmissão

Premiere FC

Premiere

A transmissão no Verdazzo acontece aqui. Salve o link ou ative a notificação, coloque a TV no mudo, sincronize a imagem com o nosso cronômetro e deixe o áudio com a gente!

Na noite desta segunda-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras recebe o Corinthians, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Depois de ter a sequência de vitórias interrompida em Fortaleza, o Verdão tenta se recuperar diante do arquirrival, e de quebra tenta reassumir a vice-liderança do campeonato – em caso de vitória, o Verdão ficará a apenas um ponto do Flamengo.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Lázaro e Bruno Rodrigues
Suspensos: Aníbal Moreno e Rony
Seleções: Gustavo Gómez e Richard Ríos
Transição física: Rômulo

Pendurados: Gabriel Menino, Piquerez e Zé Rafael

Os desfalques por cartão complicam ainda mais a vida de Abel Ferreira, que ainda não sabe se vai poder contar com Murilo, que deixou o gramado do Castelão com dores no tornozelo. Caso o camisa 26 não reúna condições de jogo, os candidatos são Vitor Reis, Marcos Rocha e Piquerez.

Gabriel Menino deve retornar ao lado esquerdo na linha ofensiva, onde rendeu bem mais do que jogando por dentro. Assim, a provável escalação do Verdão para a partida é Weverton, Marcos Rocha (Mayke), Naves, Murilo (Vitor Reis ou Piquerez ou Marcos Rocha) e Piquerez (Vanderlan); Fabinho e Zé Rafael; Estêvão, Raphael Veiga e Gabriel Menino; Flaco López.

Escalação do Corinthians

sccp

No Corinthians, o técnico António Oliveira também tem problemas para escalar o time, não bastasse a ebulição política por que atravessa o clube. Angel Romero e Felix Torres estão disputando a Copa América; Fagner, Pedro Henrique e Palácios estão em recuperação de lesões.

Por outro lado, Matheuzinho e Gustavo Henrique voltam a ficar à disposição do treinador, que ainda vai escolher entre Igor Coronado e Gustavo Mosquito no ataque e deve escalar a seguinte equipe: Matheus Donelli; Matheuzinho, Cacá, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Breno Bidon e Garro; Igor Coronado (Gustavo Mosquito), Yuri Alberto e Wesley.

Números

  • O maior clássico do mundo já aconteceu 388 vezes, com 138 vitórias do Palmeiras, 119 empates e 131 vitórias do rival;
  • Quando o mando é do Palmeiras, o retrospecto aponta 85 vitórias verdes, 57 empates e 39 vitórias do adversário;
  • O histórico no Allianz Parque é apertado: 5 vitórias contra 4, mais 3 empates;
  • Em jogos por campeonatos brasileiros, são 26 vitórias do Palmeiras, 18 vitórias do Corinthians e 24 empates;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

Se olharmos só as odds, nem parece clássico. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 15 jogos no dia 1° de julho e só perdeu duas vezes. Veja a lista completa clicando neste link.

Arbitragem

Anderson Daronco

Árbitro Principal:
Anderson Daronco

Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

VAR:
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Previsão do tempo

Temperatura: 13°C
Chuva: 0,11 mm
Vento: ESE – 4 km/h
Umidade: 79%

Projeção de pontos

De acordo com nossa projeção de pontos, o Palmeiras está quatro pontos abaixo do projetado. Diante do estado do rival, a perspectiva para esta partida era de vitória. Assim, caso perca pontos, o Palmeiras começa a ficar muito para trás em relação ao exercício e passará a depender de derretimentos alheios.

Parpite

Não é só a projeção de pontos que interessa. Vencer o Corinthians significa jogar mais gasolina na crise que incendeia o outro Parque. Além disso, no primeiro Derby após a passagem de Seo Olegário, o Palmeiras PRECISA homenageá-lo com uma grande vitória.

Então, para 40.567 pagantes, vai dar Verdão: 3 a 0, com gols de Zé Rafael e dois de DUDU, para que este nome ecoe pelo Allianz Parque mais forte do que nunca. VAMOS PALMEIRAS!