DM do Palmeiras em ação: veja a lista completa de jogadores em recuperação

O jogador Paulinho, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com as lesões de Mauricio e Gustavo Gómez no último Choque-Rei, o Verdão começa a ver seu departamento médico encher.

O Palmeiras começou o ano de 2025 com Bruno Rodrigues, Paulinho e Piquerez lesionados. O lateral concluiu o processo de recuperação e já participa normalmente das partidas. Paulinho e Bruno Rodrigues ainda não estrearam. Além desses dois, o Palmeiras tem Mauricio, Gustavo Gómez e Felipe Anderson em retomando a forma, em diferentes estágios.

Bruno Rodrigues é o que está há mais tempo lesionado no Verdão. O atacante ainda não conseguiu ter uma sequência de jogos desde que chegou em 2024. Bruno sofreu um rompimento no tendão patelar do joelho esquerdo em maio do ano passado, quando estava em fase final de recuperação de outra lesão, no joelho direito, e ainda não tem data para retornar aos gramados.

A contratação mais cara da História do Palmeiras, Paulinho, já chegou lesionado no Verdão, com uma fissura óssea na canela direita. O atacante está fora dos gramados desde o dia 30 de novembro. Paulinho tem tido uma recuperação rápida e tudo indica que está próximo de fazer sua estreia com a camisa do Verdão.

Felipe Anderson chegou da Lazio no ano passado e ainda tenta encontrar seu espaço no Palmeiras. O meia está com dores no púbis e está fora desde o dia 28 de janeiro, no empate por 0 a 0 com o Red Bull Bragantino. O camisa 9 está em processo de transição física e deve ficar à disposição de Abel Ferreira no final de fevereiro.

Mauricio e Gustavo Gómez se machucaram no último Choque-Rei. Mauricio saiu com apenas um minuto de jogo após sofrer uma luxação no ombro direito e vai passar por uma cirurgia. Já Gustavo Gómez saiu no final da partida com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Ambos ainda não têm data de retorno.

O Palmeiras se prepara para enfrentar o Botafogo-SP na próxima quinta-feira (21), às 19:30, no Allianz Parque, e encerra a fase de classificação no domingo (24), contra o Mirassol. A classificação para as fases finais do torneio está em risco; caso o time não consiga a vaga, só retornará aos campos em partidas de competição no dia 30 de março.

Quando Bruno Rodrigues poderá voltar a jogar pelo Verdão?

O jogador Bruno Rodrigues, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Bruno Rodrigues chegou ao Palmeiras no início de 2024, mas teve a sequência da carreira afetada por duas lesões.

Em maio de 2024, Bruno Rodrigues, atacante do Verdão, teve que realizar uma nova cirurgia devido à sua lesão no joelho. A volta dele aos gramados ainda é algo incerto devido à delicadeza da cirurgia e ao tempo de recuperação.

O atacante foi contratado no início de 2024, vindo do Cruzeiro. Ele assinou um vínculo até dezembro de 2028. O jogador realizou apenas duas partidas com a camisa alviverde: o empate por 1 a 1 com o Novorizontino e o jogo contra a Inter de Limeira, no Allianz Parque. O atacante atuou por 60 minutos e foi substituído.

Após dois dias do jogo contra a Inter de Limeira, o departamento médico comunicou uma lesão no joelho direito do jogador, que passou por uma artroscopia e ficou fora por cerca de quatro meses. Enquanto estava em processo de transição física e próximo de voltar a campo, sofreu uma nova lesão, desta vez mais grave.

Bruno Rodrigues rompeu o tendão patelar do joelho esquerdo em decorrência de um trauma sofrido durante um jogo-treino contra o São Caetano, na Academia de Futebol, em maio. O atleta, então, passou por uma nova cirurgia para correção do problema. Por conta da longa recuperação, Bruno Rodrigues não conseguiu mais disputar nenhuma partida em 2024.

Em um episódio do podcast PodPorco, o doutor Rubens Sampaio, ex-médico do Verdão, falou sobre a situação clínica do jogador. Ele comentou que a lesão de Bruno Rodrigues é muito parecida com a de Ronaldo, ex-atacante da seleção brasileira, e que o processo de recuperação não envolve apenas a cicatrização, sendo necessário tomar muito cuidado nesse período. A recuperação dessa lesão é longa e pode durar de nove meses a um ano, dependendo do processo de reabilitação.

Assim, Bruno Rodrigues não jogará neste Paulistão. Diante do diagnóstico do dr. Rubens, podemos esperá-lo para as disputas do Brasileirão, da Libertadores e da Copa do Brasil, a partir de abril ou maio. Houve algumas especulações de que o atacante sairia do Palmeiras, mas ele segue se recuperando para, enfim, servir à comissão técnica de Abel Ferreira.

Palmeiras goleia São Caetano em jogo-treino marcado por nova lesão de atacante

Rômulo durante jogo-treino do Palmeiras  contra o São Caetano, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Na Academia de Futebol, o Palmeiras venceu o adversário por 8 a 1, com hat-trick de Rômulo

O Palmeiras enfrentou o São Caetano, nesta sexta-feira, em jogo-treino realizado na Academia de Futebol. Com destaque para Rômulo, o Verdão goleou por 8 a 1. O meia marcou três vezes, enquanto Gabriel Menino e Flaco López marcaram dois gols cada e Dudu foi às redes uma vez. A partida foi dividida em três tempos de 30 minutos.

Os titulares do empate em 0 a 0 com o Botafogo, na noite de quinta-feira, pela Copa do Brasil, não atuaram e realizaram apenas atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Rony e Luis Guilherme, que entraram na segunda etapa, participaram de um período do amistoso. Assim, a comissão técnica deu ritmo de jogo aos demais 18 jogadores sem posições exatamente definidas.

A nota triste do dia ficou por conta de uma nova lesão sofrida pelo atacante Bruno Rodrigues. O jogador rompeu o tendão patelar do joelho esquerdo em decorrência de um trauma sofrido durante o jogo-treino e precisará passar por cirurgia. O camisa 11 havia se recuperado recentemente de uma cirurgia no joelho direito.

Confira as escalações do Palmeiras no jogo treino:

1º Tempo: Weverton, Mayke, Naves, Luan, Vanderlan, Aníbal Moreno, Gabriel Menino, Dudu, Bruno Rodrigues, Caio Paulista e Flaco López.

2º Tempo: Mateus, Naves, Luan, Caio Paulista, Garcia, Fabinho, Jhon Jhon, Vanderlan, Rômulo, Dudu e Flaco López.

3º Tempo: Kaique, Garcia, Naves, Michel, Caio Paulista, Fabinho, Jhon Jhon, Vanderlan, Dudu, Rômulo e Flaco López.

Veja os gols:

Bruno Rodrigues se diz pronto para voltar e enaltece amizade com Dudu

Zé Rafael e Bruno Rodrigues durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Recuperado de lesão, Bruno Rodrigues vive a expectativa de voltar a atuar pelo Palmeiras

O técnico Abel Ferreira está próximo de receber mais dois ‘reforços’ para a temporada. Recuperados de lesão, Dudu e Bruno Rodrigues estão perto de serem opções para o comandante palmeirense. Os dois foram a campo no último sábado para o jogo-treino diante do São Bento e começaram o amistoso como titulares.

Vindo do Cruzeiro após se destacar em 2023, Bruno Rodrigues se lesionou na segunda partida pelo Verdão, no Paulistão. Agora recuperado, o camisa 11 se diz à disposição da comissão técnica para apresentar “o melhor” em campo. Ele ainda é dúvida para o jogo contra o Botafogo-SP na quinta-feira, pela Copa do Brasil, e só saberá no dia anterior se irá para a partida.

“Agradecer a Deus, à minha família, a todo o departamento médico, que me ajudou muito, e aos meus companheiros também. Acho que o dia a dia foi fundamental para mim porque eu tinha acabado de chegar ao clube, disputei dois jogos e me machuquei. É muito difícil, passa muita coisa na cabeça. Mas, com a ajuda de todos, estou me sentindo muito bem, muito mais feliz. Já fiz jogo-treino e estou à disposição para quando eu voltar poder dar o meu melhor”, disse o atacante.

O jogador de 27 anos vive o principal momento da carreira e, vestindo as cores do Palmeiras, só tem um pensamento: conquistar títulos.

“Eu vim para cá para ganhar títulos, essa é a minha ambição e o que eu sempre busquei. Estou muito preparado e, principalmente, motivado para buscar todos os títulos que vamos disputar. Estou muito feliz mesmo. O grupo está de parabéns pela sequência que estamos tendo em todas as competições. Na quinta-feira temos um jogo muito difícil pela frente e vamos lá para, se Deus quiser, conseguir a classificação”, acrescentou.

O Palmeiras venceu o Botafogo no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Allianz Parque, por 2 a 1.

Bruno Rodrigues destaca amizade com Dudu

Nos últimos meses, Bruno passou a maioria do tempo ao lado de Dudu, na Academia de Futebol, e celebrou a amizade com o ‘Baixola’.

“Dudu é um cara que eu acompanhava faz tempo. Quando eu cheguei aqui, até comentei com o Veiga que ele é um cara que é da minha posição, que eu admirava muito quando ele jogava na ponta esquerda. Então, fico muito feliz mesmo por essa amizade, a humildade dele como pessoa. Feliz por estar do lado dele todos os dias. Não só dele, mas de todos. Agradeço demais a amizade dele e, se Deus quiser, vamos dar muita alegria à torcida do Palmeiras”, concluiu.

Palmeiras conta com reforços de Dudu e Bruno Rodrigues para vencer jogo-treino; veja os gols e as escalações

Bruno Rodrigues durante jogo-treino do Palmeiras contra o São Bento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Dupla está mais próxima do retorno e participou da goleada do Palmeiras sobre o São Bento

Sem compromisso pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras disputou, na manhã deste sábado, um jogo-treino diante do São Bento, na Academia de Futebol. A partida foi disputada em três tempos de 35 minutos e o Verdão goleou por 6 a 1. (Assista aos gols abaixo).

Abel Ferreira pôde contar com dois reforços: Dudu e Bruno Rodrigues. Em fase final de recuperação, os dois iniciaram a partida entre os titulares e também participaram da segunda parte.

Os gols palmeirenses foram marcados por Gabriel Menino, Rony (duas vezes), Rômulo, López e Mayke. Dudu teve participação no primeiro tento da equipe, enquanto Bruno iniciou a jogada do terceiro. Com um edema na coxa, o atacante Endrick não foi a campo.

Dudu durante jogo-treino do Palmeiras contra o São Bento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Ao final do amistoso, Dudu e Bruno concederam entrevistas e celebraram a participação na atividade. “Foi bom, deu para movimentar e correr bem. Agora no final do segundo tempo deu uma cansadinha, mas foram oito meses sem jogar futebol e agora estamos de volta para ajudar o time. Foi bom para o começo”, disse o camisa 7.

“Muita alegria por voltar. É muito importante, a gente estava um longo tempo parado. Hoje podemos ter um pouco o ritmo de um jogo. Não foi nada fácil chegar até aqui. Estou muito feliz mesmo e é agradecer ao grupo todo e, claro, ao Baixola, pelo dia a dia ao longo da nossa recuperação. Estou muito feliz por ter passado esse tempo todo com ele”, declarou Bruno.

Escalações do Palmeiras:

1º tempo: Kaique; Garcia, Michel, Naves e Caio Paulista; Fabinho, Gabriel Menino, Luis Guilherme, Rômulo, Bruno Rodrigues e Dudu;

2º tempo: Weverton; Garcia, Luan, Naves e Caio Paulista (Vanderlan); Fabinho, Gabriel Menino (Jhon Jhon), Bruno Rodrigues, Luis Guilherme, Rony e Dudu;

3º tempo: Lomba; Marcos Rocha, Luan (Gustavo Gómez), Naves (Murilo) e Vanderlan; Zé Rafael, John John, Raphel Veiga, Mayke, López e Rômulo.

Gols: