Abel desconversa sobre ação movida pelo Al Sadd; confira a resposta do treinador

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Botafogo-SP, durante partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil 2024, no Estádio Santa Cruz.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Clube do catar entrou com um processo na Fifa contra Abel, alegando que tinha um pré-contrato com o treinador

Depois da ação movida pelo Al Sadd, time do Catar que entrou na Fifa contra Abel Ferreira, alegando que o treinador palmeirense havia assinado uma carta de intenção com o clube em outubro do ano passado e não cumpriu o acordo, o comandante se pronunciou pela primeira vez.

Abel utilizou os microfones da coletiva de imprensa após o empate em 0 a 0 do Palmeiras contra o Botafogo-SP, que classificou a equipe para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Em um primeiro momento, o técnico explicou porque não falou antes e, em seguida, ao tocar no assunto, preferiu se esquivar de uma resposta concreta e deixou claro que é o treinador do Palmeiras.

“A minha carreira como treinador é um livro aberto, que tem capítulos de glórias e tristeza. Algumas páginas com certeza eu rasgaria, mas um livro é genuíno quando tudo está lá dentro. Gostaria de repetir que sou dono da minha alma e capitão do meu destino. E quis o destino que eu chegasse no Palmeiras em 2020. Não vou alterar uma vírgula do que disse no passado: estou no Palmeiras e sou treinador deste clube. E é um orgulho. Ganhamos e, se Deus quiser, vamos continuar vencendo. Estou onde quero estar e onde querem que eu esteja”, disse.

“Só há uma verdade. E vocês podem acreditar no que quiserem. Gostaria de dizer muito mais do que isso, porque muita coisa foi dita, não só agora, mas nos últimos três meses do ano passado. Houve muitas afirmações. Mas, repito, sou treinador do Palmeiras e estou aqui com orgulho. Não falo mais sobre esse assunto. Se tudo ocorrer normalmente, continuo até 2025, que é o que está no meu contrato. Não falo mais sobre isso”, complementou.

O Al-Sadd alega que as conversas com o treinador começaram em outubro do ano passado e um acordo entre as partes foi firmado no mês seguinte. O clube catari afirma ainda que o técnico se comprometeu a deixar o Palmeiras no final de dezembro. Eles pedem 5 milhões de euros de compensação. Em janeiro, Abel renovou até 2025 seu contrato com o Verdão.

Mas, e o jogo, Abel?

Sobre a partida palmeirense, Abel viu falta de precisão no encerramento das jogadas e definiu o duelo como “perigoso”.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Botafogo-SP, durante partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil 2024, no Estádio Santa Cruz.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Foi um jogo perigoso. O futebol é mesmo assim. A equipe deles é bem organizada e esperaram por um momento. Tivemos algumas boas ações em transições, quando o adversário se desorganizou. Tivemos também sempre o jogo controlado. Podíamos ter definido melhor as jogadas. As substituições foram feitas para ter sempre o controle do jogo”, analisou.

O Palmeiras venceu por 2 a 1 o jogo de ida e alcançou a classificação após o empate sem gols em Ribeirão Preto.

Por fim, o comandante respondeu sobre a escolha de colocar Marcelo Lomba como goleiro titular e revelou uma possível tendência para os jogos de Copa do Brasil.

“Confio nos dois [Weverton e Lomba], mas decidi em apostar no Lomba nas copas. Também vamos nos preparar para os jogadores que vão para a Copa América. No próximo jogo, já vamos pensar nisso. O Weverton sabe que é o número 1, mas ele nos entende e tem a nossa confiança. Todos têm que estar preparados”, concluiu.

O Palmeiras volta a campo na quarta-feira que vem, contra o San Lorenzo, no Allianz Parque, pela Libertadores.

Palmeiras finaliza preparação para Copa do Brasil e Abel deve ter retornos importantes em campo

Mayke, Endrick e Raphael Veiga durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Elenco do Palmeiras treinou na Academia de Futebol e, em seguida, viajou para Ribeirão Preto

O Palmeiras realizou, nesta quarta-feira, o último treino antes do confronto diante do Botafogo-SP, que vale vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, o Verdão venceu por 2 a 1; a volta acontece na noite desta quinta-feira, em Ribeirão Preto.

Para o confronto eliminatório, Abel Ferreira deve contar com o importante retorno de Aníbal Moreno, que se recuperou de um trauma sofrido no olho. Endrick também pode ser novidade. O atacante foi substituído no segundo tempo do último jogo por conta de um edema na coxa, mas treinou normalmente nos últimos dias.

Por outro lado, Dudu e Bruno Rodrigues, apesar de recuperados, ainda não foram liberados. Os dois podem voltar à relação no duelo da semana que vem, pela Libertadores, contra o San Lorenzo.

Treino do Palmeiras

Em campo, a comissão técnica comandou atividades com foco nas transições, finalizações e outras movimentações específicas. Por fim, os jogadores disputaram um treino recreativo.

Palmeiras treina, tem DM zerado e Abel conta com elenco completo pela 1ª vez no ano

Naves, Gabriel Menino e Aníbal Moreno durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras pode ter novidades para duelo de quinta-feira, contra o Botafogo-SP

Dando sequência ao trabalho de preparação para o duelo contra o Botafogo-SP, pela Copa do Brasil, o Palmeiras treinou nesta terça-feira, na Academia de Futebol, e o técnico Abel Ferreira pôde contar com o elenco completo em campo.

Aníbal Moreno, Bruno Rodrigues, Dudu e Endrick participaram da atividade e, com isso, o DM do Verdão está zerado. Desde a lesão de Dudu, em agosto do ano passado, que a comissão técnica não tinha todo o plantel à disposição.

Na primeira movimentação do dia, jogadores do ataque e da defesa foram separados. Os defensores aprimoraram a saída de bola com marcação alta, enquanto o restante aperfeiçoou construções de jogada contra uma linha baixa. Por fim, houve um enfrentamento entre duas equipes com as dimensões do campo reduzidas.

Apesar de estarem recuperados, Dudu e Bruno Rodrigues ainda são dúvidas. Caso sejam relacionados, eles começarão no banco. Já Endrick e Aníbal Moreno devem retornar ao time titular.

Estêvão projeta Palmeiras x Botafogo

Estêvão durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Autor do gol da vitória do Palmeiras no jogo de ida contra o Botafogo, Estêvão falou sobre a partida e destacou a concentração do Palmeiras.

“Para nós, todo jogo é importante. O Botafogo é uma equipe boa, deu muito trabalho aqui no Allianz Parque. Espero que possamos fazer um excelente jogo e sair com a vitória e a classificação. Temos nossos objetivos na competição, sabemos o que cada um precisa ter em mente. A Copa do Brasil é uma competição muito importante e esperamos brigar pelo título até o final”, disse.

“Nossa equipe é muito concentrada e fizemos um período de treinos bem intenso. Foi bom para aprendizado, para corrigirmos alguns detalhes que faltavam nos jogos e, quando voltarmos, teremos condições de fazermos excelentes campeonatos”, concluiu.

O jovem atacante é a grande sensação da temporada palmeirense. Ele virou titular da equipe e foi a campo nos últimos 11 jogos do Palmeiras na temporada.

Palmeiras conta com novidade no treino de preparação para a Copa do Brasil

Abel Ferreira conversa com o elenco do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após o domingo de folga, o Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol com reforço em campo

Depois do domingo de folga, o Palmeiras voltou aos treinos na manhã desta segunda-feira e deu sequência aos trabalhos de preparação para o duelo contra o Botafogo-SP, nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil.

Assim como aconteceu na semana passada, Dudu e Bruno Rodrigues participaram normalmente da atividade. Os dois estão recuperados de lesão no joelho e estão em fase final de preparação física. Quem também treinou ao lado dos companheiros, porém com restrições, foi Aníbal Moreno.

O volante se recuperou de um trauma ocular sofrido na goleada sobre o Liverpool-URU, pela Libertadores, e foi a campo. Ele iniciou a transição física e pode ser a novidade na próxima partida se mostrar boa evolução. Por outro lado, Endrick seguiu de fora, tratando de um edema na coxa.

No gramado, Abel Ferreira e sua comissão técnica comandaram atividades com foco na aproximação e marcação, além de enfrentamentos com objetivos de superar o meio-campo e chegar à meta adversária.

O Palmeiras venceu o Botafogo no primeiro jogo da terceira fase por 2 a 1, no Allianz Parque, e pode até empatar o duelo de volta para avançar às oitavas da Copa do Brasil. Na ida, Rony e Estêvão marcaram os gols palmeirenses.

Programação da semana do Palmeiras

Nos próximos dois dias, o Palmeiras trabalhará na parte da manhã em preparação ao confronto da Copa do Brasil, na Academia de Futebol. Na sexta-feira, dia seguinte ao confronto, o Verdão disputará mais um jogo-treino – no último sábado, a equipe goleou o São Bento por 6 a 1.

Com o Campeonato Brasileiro paralisado, o Palmeiras adotou a medida de disputar jogos-treino no final de semana. Depois de encarar o Botafogo, o time volta a campo no dia 30, contra o San Lorenzo, no Allianz Parque.

Rony volta a marcar, ‘responde’ críticas e comemora: “Muita felicidade”

Rony comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Botafogo-SP, durante partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Último gol marcado por Rony havia acontecido em março, justamente contra o Botafogo-SP, pelo Paulistão

Quase dois meses depois, Rony voltou a ir às redes pelo Palmeiras. Na vitória palmeirense por 2 a 1 sobre o Botafogo-SP, na noite desta quinta-feira, o camisa 10 saiu do banco para anotar o primeiro gol do confronto, que abriu o caminho para a vantagem.

O último tento do atacante havia sido justamente contra o Botafogo, no dia 09 de março, pelo Campeonato Paulista. Desde então, o jogador havia somado apenas duas participações diretas – as assistências para o gol de Endrick, contra o Independiente del Valle, e para Richard Ríos, diante do Vitória.

Na zona mista do Allianz Parque, Rony comemorou o gol e falou sobre as críticas que recebeu no período de seca.

‘’Claro que as coisas negativas chateiam e ali o gol mostra que só com o trabalho é possível dar a resposta. O mais importante é sempre ajudar a equipe. Foi um momento de muita felicidade marcar o gol. Um jogo difícil, contra uma equipe fechada. Graças a Deus eu pude fazer dois, mas infelizmente só valeu um”, disse.

“Sei que as críticas fazem parte do futebol. O jogador não vive só de elogio e as pessoas que reconhecem seu trabalho estão ali para te apoiar até o fim”, complementou.

Titular em boa parte da Era Abel Ferreira, Rony foi para o banco no final do ano passado e continua como opção em 2024.  Ele soma 1.027 minutos na temporada, com quatro gols e duas assistências.

“Vinha numa sequência sem fazer gols e também sem muita oportunidade de fazer. É lógico que isso te deixa frustrado, até porque eu criei um hábito de fazer gols aqui no Palmeiras. O importante nesses momentos é ter a cabeça boa, tranquila, para aproveitar a chance quando ela aparecer, e eu estava com a cabeça boa”, concluiu.

Rony vs Botafogo-SP:

  • 45 minutos jogados;
  • 1 gol;
  • 4 finalizações;
  • 16 ações com a bola;
  • 40% dos passes certos;
  • 2 passes decisivos;
  • 100% dos cruzamentos certos;
  • 3 duelos ganhos;
  • 1 falta sofrida.