‘Greengos’ brilham e colocam Palmeiras na liderança do Brasileirão 2025

Piquerez é um dos 'greengos' do elenco do Palmeiras
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras assume a liderança do Brasileirão com gols estrangeiros – ou “greengos”.

O Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após vencer o Fortaleza por 2 a 1, em jogo válido pela quinta rodada da competição. Com o resultado, o Verdão chegou a 13 pontos abriu 2 em relação ao Flamengo, segundo colocado, que tropeçou na rodada.

Um dado curioso chama a atenção: todos os sete gols marcados pelo time nas cinco primeiras rodadas foram feitos por jogadores estrangeiros. Até o momento, nenhum jogador brasileiro do elenco balançou as redes no Brasileirão 2025.

Elenco tem oito ‘greengos’

O elenco do Palmeiras conta atualmente com 8 atletas estrangeiros, ou “greengos”, como as redes sociais do clube gostam de chamá-los, sendo um colombiano (Richard Ríos), um paraguaio (Gustavo Gómez), três argentinos (Aníbal Moreno, Agustín Giay e Flaco López) e três uruguaios (Emi Martínez, Facundo Torres e Joaquín Piquerez). Destes, apenas Moreno, Giay, Ríos e Gómez ainda não marcaram no campeonato:

Confira aqui a lista de todos os jogadores estrangeiros que já vestiram a camisa do Palmeiras. O Almanaque do Verdazzo tem tudo sobre a História do Palmeiras.

Cada vez mais adaptado, Facundo Torres encara a concorrência de Paulinho no ataque do Palmeiras

O jogador Facundo Torres, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Fortaleza EC, durante partida válida pela quinta rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Arena Castelão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com 20 jogos na temporada, uruguaio Facundo Torres chegou a seu quarto gol, mas tem agora a concorrência de Paulinho no ataque do Verdão

Pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Fortaleza se enfrentaram no último domingo. Jogando fora de casa, o Verdão venceu por 2 a 1 e conquistou mais três pontos importantes na competição.

Facundo Torres balançou as redes pelo segundo jogo consecutivo e, ao fim do primeiro tempo, falou sobre o bom momento que vive com a camisa alviverde:

“Estou muito feliz pela minha sequência. Cheguei ao Palmeiras para jogar, e é isso que estou fazendo. Estou treinando para isso. A sequência de jogos aqui é muito difícil, mas estou indo bem.”

Na atual temporada, o Palmeiras já disputou 22 partidas, e o atacante uruguaio esteve presente em 20 delas. Considerando que sua média por temporada é de 32 jogos, Facundo tende a bater esta marca antes do meio do ano.

Facundo Torres x Paulinho: duelo promete

O uruguaio, no entanto, tem desde a semana passada a forte concorrência de Paulinho por uma vaga no ataque do time de Abel Ferreira. O treinador decidiu poupar o camisa 10 da viagem a Fortaleza e Facundo, mais uma vez, aproveitou bem a chance.

No entanto, com a iminente saída de Estêvão, que deixará o Palmeiras rumo ao Chelsea após a disputa do Mundial nos Estados Unidos, os dois podem até jogar juntos ao lado de Vitor Roque.

O próximo compromisso do Verdão será pela Libertadores, na próxima quinta-feira, contra o Bolívar, fora de casa, às 19h.

Superando reformulação e calendário apertado, Palmeiras mantém regularidade no início de 2025

O jogador Facundo Torres, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do SC Internacional, durante partida válida pela quarta rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, no Estádio Beira-Rio.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mesmo com o início antecipado por conta do Supermundial e adaptando muitos novos cotratados, além dos problemas com lesões, Palmeiras apresenta números semelhantes aos de temporadas anteriores.

O Palmeiras tem apresentado, em 2025, um retrospecto muito semelhante ao dos últimos anos. Até o momento, o Palmeiras disputou 22 jogos, pelo Campeonato Paulista, Brasileirão e Libertadores.

Em 2025, foram 13 vitórias, 7 empates e apenas 2 derrotas. Nessas partidas, o time marcou 34 gols e sofreu apenas 14. O quadro abaixo compara a temporada atual com as três anteriores, a partir de 2022, quando o calendário voltou ao “normal” após a pandemia da Covid-19.

AnoJVEDGPGCSGAprov.
202222154339142574,2%
202322155240192175,8%
202422137233141969,7%
202522137234142069,7%

Palmeiras de 2025 x temporadas anteriores: semelhanças e diferenças

Os resultados de 2025 tem sido bastante semelhantes aos anos anteriores, apesar da falta de conquistas.

Em 2022, o Palmeiras disputou neste recorte o Mundial em Abu Dhabi e a Recopa Sul-Americana, a qual conquistou, assim como o estadual. Em 2023, o time disputou e venceu a Supercopa, em Brasília, além do bicampeonato estadual. Em 2024, o time acabou derrotado na Supercopa no Mineirão, mas chegou ao tri paulista.

A atual temporada começou mais cedo devido à disputa do Supermundial, o que encurtou o período de férias. Além disso, este ano o elenco foi bastante modificado, o que está exigindo um trabalho de reaprendizado, o que pode explicar a forte oscilação por que o time passou no mês de março. Outra situação incômoda é o alto número de lesões verificado nestes primeiros meses do ano. Ainda assim, os números indicam que o trabalho está sendo bem feito e que o time segue em evolução.

Reformulação alviverde: os 7 reforços que mudaram a cara do Palmeiras em 2025

Palmeiras promoveu uma reformulação no elenco em 2025
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após uma temporada sem conquistas relevantes em 2024, o Verdão promoveu uma reformulação: foi ao mercado e trouxe nomes de peso como Vitor Roque, Paulinho e Facundo Torres para reforçar o elenco.

A janela de transferências de 2025 foi um ponto-chave para a renovação no Palmeiras. Após uma temporada sem grandes conquistas em 2024, o Verdão entendeu que havia a necessidade de atualizar o elenco e, ao todo, trouxe sete reforços: Bruno Fuchs, Micael, Lucas Evangelista, Emiliano Martínez, Facundo Torres, Paulinho e Vitor Roque.

Facundo Torres foi o primeiro reforço anunciado. O atacante chegou ainda em 2024 e, desde então, disputou 20 jogos e marcou 3 gols com a camisa 17 alviverde. O uruguaio rapidamente conquistou a torcida com sua raça e talento, sendo decisivo em momentos importantes, como no último jogo do Brasileirão, quando marcou o gol da vitória sobre o Internacional.

Na sequência, o clube contratou Paulinho, que chegou com o status de uma das contratações mais caras da história do futebol brasileiro. Destaque do Atlético-MG na Libertadores, o camisa 10 do Verdão ainda está em início de trajetória, tendo atuado em dois jogos, ainda sem balançar as redes.

Emi Martínez foi o terceiro nome a ser anunciado. Após buscar diversas opções no mercado, o Palmeiras acertou com o discreto ex-jogador do Red Bull Bragantino, que estava no futebol dinamarquês. Desde a chegada, Emi assumiu a titularidade e se tornou um dos pilares da defesa palmeirense, com boas atuações e um gol marcado justamente no último Derby. Até o momento, são 14 jogos e 1 gol.

Outro que chegou com pouca badalação foi Micael, zagueiro que veio da MLS. Apesar da desconfiança inicial, o defensor foi titular logo na estreia, empolgou nas atuações iniciais e segue buscando seu espaço. Ele já soma 9 jogos com a camisa alviverde.

Bruno Fuchs veio como uma boa oportunidade de mercado. Emprestado pelo Atlético-MG, o zagueiro se destacou pela versatilidade, inclusive atuando como lateral-direito em algumas partidas. Até aqui, são 7 jogos com a camisa do Palmeiras.

A contratação de maior impacto foi a de Vitor Roque, que chegou como a transferência mais cara da História do clube. O atacante veio para preencher uma lacuna antiga no elenco: a de um camisa 9. Apesar de ainda não ter marcado em 9 jogos (tendo dois gols anulados), Vitor Roque tem sido importante nas vitórias da equipe, contribuindo com movimentação, assistências e pressão na saída de bola adversária.

Lucas Evangelista foi o último reforço a desembarcar na Academia de Futebol. O jogador chegou numa troca que envolveu o volante Fabinho e já disputou 3 partidas pelo Verdão, demonstrando potencial para ser uma peça importante no setor.

Promoções da base completaram a reformulação

A base proporcionou o elenco completar outras lacunas mais carentes com as promoções de Benedetti, Figueiredo, Allan, Thalys e Luighi.

Todos esses reforços chegaram para repor as saídas de atletas importantes e cheios de História com a camisa do Verdão, mas cujos ciclos se encerraram na temporada passada ou no início de 2025: Rony, Gabriel Menino, Zé Rafael, Endrick, Luan, Dudu e Vitor Reis, mais Rômulo, Jhon Jhon, Luis Guilherme, Breno Lopes, Fabinho, Lázaro e Caio Paulista.

Palmeiras tem novidade no treino e já mira confronto contra o Fortaleza

O jogador Lucas Evangelista, da SE Palmeiras, duarnte treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Focado na maratona de jogos fora de casa após vencer em Porto Alegre, Palmeiras se reapresenta com uma novidade: retorno de Lucas Evangelista

Após vencer o Internacional por 1 a 0 na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se reapresentou na manhã da última quinta-feira. Em meio a uma intensa maratona de viagens, o elenco agora foca na preparação para o duelo contra o Fortaleza, marcado para às 18h30 deste domingo (20), na Arena Castelão.

Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na partida em Porto Alegre realizaram atividades regenerativas nas áreas internas do Centro de Excelência. Os demais atletas foram ao gramado para uma série de trabalhos técnicos, incluindo exercícios de circulação de bola, marcação e enfrentamentos em campo reduzido.

Lucas Evangelista é a novidade no treino com bola

A principal novidade do treino foi a presença de Lucas Evangelista. Novo reforço do Verdão, o meio-campista vinha se recuperando de lesão sofrida nos últimos jogos e demonstrou evolução no processo de recuperação. Ele participou de parte das atividades com o grupo, dando sequência ao seu retorno gradual aos treinos completos.

O lateral-direito Marcos Rocha, por sua vez, também esteve em campo. Com um edema na panturrilha esquerda, ele seguiu um cronograma individualizado sob os cuidados do Núcleo de Saúde e Performance.

O Verdão encara uma sequência exigente e desgastante, que teve início em Porto Alegre na última quarta-feira e segue até a Bolívia, onde enfrentará o Bolívar pela Conmebol Libertadores. Após 12 dias longe de casa, o Palmeiras voltará a atuar no Allianz Parque apenas no domingo (27), contra o Bahia.