Na História: Abel supera Felipão e lidera ranking pelo Palmeiras na Libertadores

Abel Ferreira em jogo pelo Palmeiras contra o Independiente Del Valle, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Estádio Banco Guayaquil.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Bicampeão, Abel é o treinador que mais vezes comandou o clube na competição continental

A épica virada do Palmeiras para cima do Independiente del Valle, na última quarta-feira, por 3 a 2, em Quito-EQU, teve um sabor especial em dobro para Abel Ferreira. Além da vitória na altitude, o atual comandante também se tornou o treinador com mais jogos pelo Verdão na competição em toda a História.

Com 44 jogos à frente do clube na maior competição do continente, Abel deixou para trás Felipão (43) e assumiu o topo da lista. Ele comandou o Verdão em 29 vitórias, 11 empates e apenas quatro reveses, além dos dois títulos em 2020 e 2021.

Completam o top-5: Vanderlei Luxemburgo (25 partidas), Oswaldo Brandão (13) e Celso Roth (12).

O recorde de mais jogos no torneio é só mais um na prateleira de Abel no comando do Palmeiras.

Confira outros feitos de Abel pelo Verdão:

  • Maior campeão em apenas uma passagem pelo Palmeiras: 10 títulos;
  • Maior campeão internacional pelo Palmeiras: 3 títulos;
  • Único a conquistar ao menos um título estadual, um nacional e um internacional na História do Palmeiras;
  • Único a conquistar ao menos um título em cinco temporadas seguidas na história do Palmeiras;
  • Treinador com mais finais pelo Palmeiras na História: 13;
  • Treinador com mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores: 29.

Abel revela o que pediu aos jogadores no intervalo para alcançar a virada sobre o Liverpool-URU

Abel Ferreira em jogo pelo Palmeiras contra o Liverpool, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Ao analisar a partida, Abel viu um Palmeiras ansioso no primeiro tempo e fez as correções para a segunda etapa

O Palmeiras sofreu um susto e, logo com três minutos de jogo, saiu atrás do placar contra o Liverpool-URU, pela Libertadores, no Allianz Parque. O Verdão chegou ao empate no fim da etapa inicial e alcançou a virada no segundo tempo, vencendo por 3 a 1.

Após a partida, o técnico Abel Ferreira analisou o duelo e pontuou os problemas da equipe no primeiro tempo.

“Foi bom a gente novamente saber lidar com esses momentos de adversidades. Sofremos o gol logo no início, ficamos muito nervosos e com pressa para resolver as jogadas, sem construir com critério. Os jogadores sabem que, quando ligam o modo competitivo, podem ganhar de qualquer equipe. Mas também sabem que, quando não ligamos, podemos perder para qualquer um time. Sinceramente, nós entramos um pouco desligados”, disse Abel.

“Se eu pudesse pedir um tempo na primeira etapa, eu teria feito, para passar as instruções que passei no intervalo. Tenho uma equipe técnica muito competente, ficam dois comigo no banco e mais dois assistindo ao jogo de cima”, complementou.

De acordo com o treinador, as instruções no intervalo não foram muitas.

“O que eu pedi a eles no intervalo foi ter mais bola, ligar mais o jogo, construir de forma apoiada e colocar menos a bola no ar. Eles estavam defendendo com uma linha de cinco, mais três jogadores à frente. E para furarmos essa muralha, temos que jogar por fora, com ajuda. Não tirei o Luis Fuilherme porque ele estava mal, mas precisávamos de mais um centroavante na partida, por isso coloquei o Rony. O Piquerez deu a largura na esquerda e mudamos o Veiga do centro para a meia-esquerda. Isso nos deu mais dinâmicas”, revelou.

Tivemos muitos erros técnicos no primeiro tempo e deixamos o jogo do jeito que o adversário queria, com muitas transições. Na segunda parte fizemos bem o nosso trabalho e nossa atitude competitiva foi melhor também. Em resumo, nós corremos menos no segundo tempo para jogar mais. Estávamos precipitados no primeiro. Fica aqui uma boa lição”, complementou.

Além do jogo, Abel também comentou sobre a partida e o primeiro gol de Estêvão como profissional. O treinador pediu calma.

“O Luis [Guilherme] e o Estêvão estiveram muito bem. Acredito que o contexto favoreceu para que eles jogassem. Fomos atrás da vitória, tiveram jogadores experientes para ajudá-los. Só precisam tomar cuidado com a imprensa, os muitos elogios. Precisam de equilíbrio e acreditar no trabalho do Palmeiras”, concluiu.

Abel alcança Felipão

Campeão no último domingo do Campeonato Paulista, Abel Ferreira alcançou mais um feito pelo Palmeiras, no duelo contra o Liverpool. Ele empatou com o Felipão na primeira posição da lista dos treinadores que mais vezes dirigiram o Verdão na Libertadores, ambos com 43 jogos.

Na coluna das vitórias, Abel era o líder antes mesmo da partida desta quinta começar e só aumentou sua vantagem para Felipão. São 28 para o atual treinador contra 23 do técnico campeão em 1999.

Palmeiras chega a 50 vitórias como visitante na Libertadores e Abel iguala números de Felipão

Equipe do Palmeiras posa para foto em jogo contra o Cerro Porteño, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio La Nueva Olla.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vitória contra o Cerro Porteño fez o Palmeiras e o treinador alcançarem mais feitos expressivos

A vitória por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño na última quarta-feira, pela Libertadores, além de deixar a vaga do Palmeiras encaminhada para as oitavas-de-final, também fez com que mais recordes fossem alcançados pelo clube e pelo técnico Abel Ferreira.

Dono das principais marcas entre os clubes brasileiros na Libertadores e com três títulos conquistados, o Verdão chegou a 50 triunfos como visitante na História da competição, em 113 jogos disputados.

Nenhum outro time do país contabiliza tantas vitórias fora de casa na Libertadores como o Verdão, que na lista geral, é o quinto colocado: atrás do Peñarol (52 em 183 jogos), Boca Juniors (59 em 160), River Plate (59 em 191) e Nacional (61 em 200) – portanto, na média, o Palmeiras já aparece à frente dos rivais.

Destas 50 vitórias, 12 foram conquistadas por Abel Ferreira e sua comissão técnica. O atual treinador palmeirense, ainda, igualou os números de Luiz Felipe Scolari e se tornou o técnico que mais venceu pelo clube na competição: são 23 triunfos (independentemente do mando). A diferença é que o comandante português chegou à marca em 33 jogos, enquanto Felipão precisou de 43 partidas.

Confira os técnicos com mais vitórias pelo Palmeiras na Libertadores:

Admiração

Desde que desembarcou no Brasil para treinar o Palmeiras, Abel Ferreira nunca escondeu a admiração que tem por Felipão, principalmente pelo trabalho do ex-treinador à frente da seleção portuguesa.

Felipão e Abel Ferreira se encontram em hotel em Caxias
Cesar Greco

“Falando do Felipão, vou partilhar algo que aconteceu. Na última vez que almoçamos, ele fugiu e não pagou (risos). Mas não foi um problema. Foi um gosto almoçar e compartilhar as ideias com ele. Eu não sabia desse recorde. Fico feliz só por ser mais novo que ele, só isso. Espero chegar na idade dele, só isso que peço”, disse Abel após o jogo contra o Cerro Porteño.

“É uma pessoa que gosto muito, não é de hoje, é de algo que fez por Portugal, unindo o país em torno da seleção. Ele deixou uma semente muito forte para o que viria a acontecer no futuro. É um orgulho e uma admiração muito grande falar dele”, completou.

Abel Ferreira se torna o técnico com mais finais disputadas pelo Palmeiras

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela décima quarta rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

São 11 finais para Abel Ferreira, que ultrapassou Luiz Felipe Scolari

A vitória sobre o Ituano no domingo, por 1 a 0, fez com que Abel Ferreira registrasse um número histórico à frente do Palmeiras. O treinador chegou à 11ª final e se tornou o técnico com mais decisões disputadas em toda a História do clube.

Há dois anos e meio comandando o time, Abel superou Luiz Felipe Scolari, que em três passagens pelo clube disputou dez finais. “Não sabia desse número”, disse o treinador na coletiva. “Às vezes eu não tenho noção. O Felipão já ganhou muito, é um dos maiores vencedores de títulos no mundo, não sei se algum dia chegarei a esse nível. Fico chateado porque tem gente que não gosta dele. É top como homem, treinador e pessoa”, completou.

Até o momento, Abel conquistou seis títulos e quatro vices. No Paulistão, o treinador não sabe o que é ser eliminado antes da final. Em três edições do estadual disputada, ele e sua comissão técnica levaram o Palmeiras a três decisões, vencendo em 2022.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela décima quarta rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“No lado profissional, nunca estou satisfeito, há sempre espaço para melhoria. Tenho sempre dúvidas se vou ganhar o jogo ou não e quero aprender com outros treinadores. Sei de onde vim e o quanto me custou chegar até aqui. Não estou satisfeito e digo isso aos jogadores: ‘se querem dar um passo à frente, não podem baixar a guarda’. Não tenho noção do que já fizemos, minha mentalidade é descansar e trabalhar”, disse.

O Palmeiras chega à quarta final consecutiva do Campeonato Paulista, número inédito na História do clube. Além disso, contando as participações em todos os torneios, desde 2020, são 12 decisões disputadas pelo Verdão, sendo 11 com Abel e uma com Vanderlei Luxemburgo.

Relembre as finais do Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira:

– Libertadores:

– Copa do Brasil:

– Campeonato Paulista:

– Mundial de Clubes:

– Recopa Sul-Americana:

– Supercopa do Brasil:

Abel Ferreira chega a 7 títulos pelo Palmeiras e ultrapassa Luiz Felipe Scolari

Abel Ferreira comemora a conquista da Supercopa do Brasil 2023 pelo Palmeiras contra o Flamengo em partida válida pela final, no Mané Garrincha.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com a conquista da Supercopa do Brasil, Abel Ferreira ultrapassou Felipão e empatou com Oswaldo Brandão em número de títulos pelo Verdão

O técnico Abel Ferreira segue fincando cada vez mais seu nome entre os maiores técnicos da História do Palmeiras. Com a conquista inédita palmeirense da Supercopa do Brasil neste sábado, sobre o Flamengo, o comandante chegou a sete títulos e se tornou o segundo treinador com mais troféus pelo Verdão, empatado com Oswaldo Brandão e ficando atrás apenas de Luxemburgo (8).

Abel ultrapassou Luiz Felipe Scolari em número de conquistas pelo Palmeiras, onde está desde outubro de 2020. Felipão, considerado por muitos torcedores o maior da História do clube e o segundo que mais vezes dirigiu o Verdão, tem seis troféus.

Ao todo, a comissão técnica de Abel Ferreira soma 60% de aproveitamento em decisões disputadas – são seis conquistas em dez finais. Os títulos vieram na Copa do Brasil e Libertadores (2020); Libertadores (2021); Recopa Sul-Americana e Paulistão (2022); Supercopa do Brasil (2023). Os reveses foram para o Flamengo (Supercopa de 2021), Defensa Y Justicia (Recopa de 2021), SPFC (Paulistão de 2021), e Chelsea (Mundial de 2021). Vale destacar que o outro troféu é o Brasileirão, disputado em pontos corridos.

Ao todo, os portugueses acumulam 185 partidas à frente do Palmeiras, com 107 vitórias, 44 empates e 34 derrotas. Destes 185, 165 jogos foram comandados por Abel, 18 por João Martins e 2 por Vitor Castanheira.

Com Abel Ferreira, confira a lista dos técnicos com mais títulos pelo Palmeiras:

  1. º – Vanderlei Luxemburgo: 8 títulos;
  2. º – Abel Ferreira e Oswaldo Brandão: 7 títulos;
  3. º – Luiz Felipe Scolari: 6 títulos;
  4. º – Ventura Cambón e Humberto Cabelli: 4 títulos.

Veja aqui a lista completa de treinadores do Palmeiras e ordene pelo critério que desejar, usando os cabeçalhos das colunas.