Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda é pedra no sapato de Abel Ferreira

O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do Fortaleza EC, durante partida válida pela trigésima primeira rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Sob o comando de Abel Ferreira, Palmeiras tem dificuldades enfrentando o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda

Palmeiras e Fortaleza se enfrentam neste domingo (20), em confronto válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão vive um bom momento na competição e vem de uma sequência positiva, com cinco vitórias seguidas. No entanto, o adversário desta noite traz um desafio extra, já que o retrospecto diante do time comandado por Juan Pablo Vojvoda não é dos melhores. A bola rola às 18h30, na Arena Castelão.

Abel Ferreira e Juan Pablo Vojvoda se enfrentaram pela primeira vez em 2021. Desde então, os técnicos já duelaram dez vezes. O jogo deste domingo será o 11º encontro entre eles e o treinador argentino tem uma leve vantagem: são quatro vitórias para Vojvoda, três empates e três vitórias para Abel. O confronto de hoje pode empatar esse duelo no histórico geral.

Dos dez confrontos anteriores, oito foram pelo Campeonato Brasileiro, onde o Fortaleza também leva vantagem, com três vitórias, contra duas do Palmeiras e três empates. Os outros dois jogos aconteceram pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2023: o Verdão venceu o primeiro por 3 a 0 e perdeu o segundo por 1 a 0, garantindo a classificação no placar agregado.

No total, foram marcados 29 gols nos dez encontros: 13 para o Fortaleza e 16 para o Palmeiras. Apenas uma partida terminou empatada em 0 a 0, e a maior goleada foi a favor do Verdão, com um 4 a 0.

Uma curiosidade: neste recorte, nas duas vezes em que o Palmeiras de Abel Ferreira não perdeu para o Fortaleza de Vojvoda no Castelão, acabou vencendo o campeonato (Brasileiros de 2022 e 2023).

Veja a lista completa de duelos entre Abel Ferreira e Juan Pablo Vojvoda

Pré-jogo Fortaleza x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2025

Pré-jogo Fortaleza x Palmeiras

Pré-jogo Fortaleza x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2025

Estádio: Castelão
Data e Horário: 20/04/2025 18h30

Onde Vai Passar

RecordTV

Record

Premiere FC

Premiere

YouTube (CazeTV)

A transmissão no Verdazzo acontece aqui. Salve o link ou ative a notificação, coloque a TV no mudo, sincronize a imagem com o nosso cronômetro e deixe o áudio com a gente!

Na noite deste domingo, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o Fortaleza, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Após a excepcional vitória em Porto Alegre, o Verdão tenta assumir a ponta isolada do campeonato em mais um estádio em que o desempenho recente não é dos melhores.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Mayke, Murilo, Figueiredo, Lucas Evangelista, Raphael Veiga e Bruno Rodrigues

No Palmeiras, o técnico Abel Ferreira pode usar o mesmo expediente do jogo contra o Sport, quando fez a gestão de energia e escalou um time bastante alternativo. O time viaja para a Bolívia para jogar pela Libertadores e é possível que alguns jogadores nem viajem para o Nordeste.

Caso Abel escale a força máxima disponível, o time pode ser Weverton; Giay (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Micael e Piquerez; Emi Martínez e Richard Ríos; Felipe Anderson, Estêvão e Facundo Torres; Vitor Roque.

Mas nada impede que o time seja Marcelo Lomba; Marcos Rocha (Giay), Naves, Benedetti e Vanderlan; Aníbal Moreno e Allan; Facundo Torres, Maurício e Paulinho; Flaco López.

Ou qualquer coisa que misture tudo isso.

PENDURADOS
Bruno Fuchs, Gustavo Gómez, Murilo e Abel Ferreira.

Escalação do Fortaleza

Fortaleza

No Fortaleza, o técnico Juan Pablo Vojvoda tem os desfalques certos de Brítez, Tinga, Pochettino, Moisés e Breno Lopes, machucados. O argentino tem rodado bastante seu elenco em busca da melhor formação e, caso pense em manter ao máximo a formação do último jogo, só precisará substituir Emmanuel Martínez, que está suspenso, e Lucas Sasha entra em seu lugar.

Uma alternativa que Vojvoda pode estar pensando é escalar Yago Pikachu na ala direita, para dar um descanso a Eros Mancuso, que vem numa sequência forte de partidas. Assim, um possível time para enfrentar o Verdão é João Ricardo; Kuscevic, David Luiz e Gustavo Mancha; Eros Mancuso (Yago Pikachu), Matheus Rossetto, Pol Fernández, Lucas Sasha e Diogo Barbosa; Marinho e Lucero.

Números

  • Até 2018, os dois times só haviam se enfrentado 11 vezes, esporadicamente. A volta aparentemente definitiva do Fortaleza à Série A em 2019, no entanto, mais que dobrou esse número: são 25 jogos, com 10 vitórias do Palmeiras, 8 do Fortaleza e 7 empates;
  • Como visitante, nosso retrospecto é negativo: 2 vitórias, 6 empates e 5 derrotas;
  • O Palmeiras já jogou em Fortaleza, contra 7 adversários diferentes, por 35 vezes e tem um histórico favorável, desde a histórica excursão de 1938: 35 jogos, com 13 vitórias, 13 empates e 9 derrotas;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

No calendário

O Palmeiras já disputou 15 jogos no dia 20 de abril e venceu mais da metade, incluindo um Choque-Rei épico. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Kuscevic

Kuscevic
2020 a 2023

Diogo Barbosa

Diogo Barbosa
2018 a 2020

Deyverson

Deyverson
2017 a 2019 e 2021 a 2022

Arbitragem

Paulo Cesar Zanovelli da Silva

Árbitro Principal:
Paulo Cesar Zanovelli da Silva

Paulo Renato Moreira da Silva Coelho

VAR:
Paulo Renato Moreira da Silva Coelho

Previsão do tempo

Temperatura: 28°C
Chuva: 0,28 mm
Vento: E – 5 km/h
Umidade: 80%

Projeção de pontos

De acordo com nossa projeção de pontos, o Palmeiras está um ponto acima e esta partida em Fortaleza admitia até o empate. Assim, podemos até perder que continuaremos com a pontuação dentro do planejado.

Contudo, uma vitória fará com que o time abra três pontos nessa projeção, dando uma gordura muito importante para a maratona. É uma excepcional oportunidade.

Parpite

O elenco do Fortaleza merece respeito. Vojvoda vem enfrentando problemas semelhantes aos que Abel vem tentando resolver, buscando o melhor encaixe com os novos contratados, e seu time tem dado menos sinais de reação que o nosso.

O gramado será ruim para os dois lados e o Palmeiras, na base da superação, vai conseguir mais um grande resultado: 1 a 0, gol de Vanderlan, para 21.987 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!

Pré-jogo Palmeiras x Fortaleza – Campeonato Brasileiro 2024

Pré-jogo Palmeiras x Fortaleza

Pré-jogo Palmeiras x Fortaleza – Campeonato Brasileiro 2024

Estádio: Allianz Parque
Data e Horário: 26/10/2024 16h30

Transmissão

Globo

Globo (para CE e SP)

Premiere FC

Premiere

A transmissão no Verdazzo acontece aqui. Salve o link ou ative a notificação, coloque a TV no mudo, sincronize a imagem com o nosso cronômetro e deixe o áudio com a gente!

Na tarde deste sábado, a Sociedade Esportiva Palmeiras recebe o Fortaleza, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No vácuo do Botafogo do Rio, o Verdão vai jogar com casa cheia para tentar chegar à liderança do campeonato, que já entrou em sua reta final.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Murilo, Piquerez e Bruno Rodrigues
Suspensos: Marcos Rocha, Gabriel Menino e Aníbal Moreno
Dúvida: Mauricio

No Verdão, o técnico Abel Ferreira vai recorrer ao banco para suprir as suspensões de Marcos Rocha e Aníbal Moreno – Mayke e Zé Rafael são as opções imediatas.

Mauricio se recuperou muito bem da lesão no joelho sofrida há duas semanas e volta a ficar à disposição do treinador, mas depois do hat trick de Veiga na partida contra o Juventude, o camisa 18 provavelmente vai ter que esperar um pouco. A provável escalação do Palmeiras é Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Zé Rafael e Richard Ríos; Estêvão, Raphael Veiga e Felipe Anderson; Flaco López.
PENDURADOS
Estêvão, Fabinho, Piquerez, Richard Ríos, Vitor Reis e Weverton.

Escalação do Fortaleza

Fortaleza

O Fortaleza é o sétimo melhor visitante do campeonato, mas só conseguiu um empate nas últimas 4 viagens e sua defesa foi vazada em 13 dos 14 jogos fora de seus domínios – só conseguiu uma clean sheet no Itaquerão, quando João Ricardo fechou a meta. Seu artilheiro, Lucero, vive uma seca de gols; não marca há nove jogos.

O técnico Juan Pablo Vojvoda tem pelo menos seis baixas: Marinho, Breno Lopes, Tinga e Bruno Pacheco, suspensos; e Cardona e Lucas Sasha, entregues ao DM. Com tantos problemas, uma possível escalação do Laion para a partida é João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Titi e Mancuso; Pedro Augusto, Hércules e Rossetto; Moisés, Lucero e Yago Pikachu.

Números

  • As duas equipes já se enfrentaram 24 vezes e a vantagem do Palmeiras é apertada: 10 vitórias contra 8, mais 6 empates;
  • Quando é mandante, o Verdão fica mais tranquilo: em 11 confrontos, 8 vitórias do Palmeiras contra 3 do Fortaleza;
  • Restringindo apenas aos confrontos no Allianz Parque, a relação é maior ainda: 5 vitórias palmeirenses contra apenas uma dos cearenses;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds para Palmeiras x Fortaleza

Mesmo enfrentando o terceiro colocado, o Palmeiras imprime um favoritismo impressionante, segundo o mercado.

Cliquem na imagem abaixo, confiram as massacrantes odds e façam suas apostas online na Vbet.

Vbet odds Palmeiras x Fortaleza

No calendário

É mais uma data favorável: o Palmeiras já disputou 19 jogos no dia 26 de outubro e só perdeu duas vezes. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Kuscevic

Kuscevic
2020 a 2023

Arbitragem

Ramon Abatti Abel

Árbitro Principal:
Ramon Abatti Abel

Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro

VAR:
Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro

Previsão do tempo

Temperatura: 22°C
Chuva: 0,5 mm
Vento: SSE – 23km/h
Umidade: 86%

Projeção de pontos

De acordo com nossa projeção de pontos, o Palmeiras está na conta certa. O jogo deste sábado exige vitória. Nesta reta final, há pouca margem para deixar pontos sobre a mesa.

Parpite

Jogo grande, para tirar as poucas chances que o Fortaleza ainda sustenta e, quem sabe, chegar à liderança do campeonato pela primeira vez ao final de uma rodada. Nossa torcida está cheia de saudades do Allianz Parque e esgotou os ingressos. A atmosfera vai estar daquele jeito.

Com tudo a favor, o Palmeiras ganha: 3 a 1, com gols de Flaco López, Estêvão e Raphael Veiga, para 40.876 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!

Abel assume responsabilidade por revés e diz o que faltou ao Palmeiras contra o Fortaleza

Abel Ferreira em jogo pelo Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão 2024, no Castelão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

A todo instante, na coletiva de imprensa, Abel repetiu que a ‘culpa’ pelo resultado foi dele

Abel Ferreira foi direto e assumiu toda a responsabilidade pelo resultado negativo do Palmeiras contra o Fortaleza, na noite desta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

“Nosso adversário foi eficaz e mereceu ganhar. Nos faltou lucidez e frescura física, tanto para os jogadores quanto para o treinador. Sofremos o primeiro gol num erro de saída de bola, mas quem cometeu os primeiros erros nesse jogo fui eu. O máximo responsável pela derrota sou eu. Vamos seguir, foi um acidente de percurso”, disse.

“Fomos melhores na primeira parte. Tivemos a primeira grande oportunidade. Futebol é isto, eles aproveitaram o fator casa. O primeiro e o terceiro gol que sofremos demonstra o que estou falando. Não é normal o lateral-esquerdo cortar a nossa zaga pelo meio e fazer o gol. Na segunda parte não tivemos uma boa oportunidade, não produzimos. O mais importante agora é recuperar os jogadores”, completou.

O comandante palmeirense também respondeu sobre as transições defensivas da equipe.

“Somos bons em defender as transições do adversário, mas hoje não fomos. E um dos principais fatores é não perder a bola quando estamos construindo. Os jogadores sabem disso. Sabíamos que eles eram fortes nessa jogada. Hoje nada ocorreu bem, começando por mim e terminando nos jogadores”, disse.

Abel explica mudanças no time titular

Outro assunto explicado por Abel foi a escalação inicial. O treinador escalou Mayke e Caio Paulista como pontas, com Gabriel Menino fazendo a função de Raphael Veiga, que ficou no banco de reservas, assim como Estêvão.

“Entendi que o Caio poderia nos dar algumas funções interiores. Jogamos quatro partidas com dois dias de descanso entre elas e optamos por mudar para jogar aqui. O Vanderlan ataca mais o espaço e o Caio joga mais nas entrelinhas. A minha decisão foi essa. Coloquei o Menino na função de 10 e o Caio jogando aberto, fechando por dentro”, disse o treinador, que também revelou que Veiga e Estêvão não estavam 100%.

“Os dois estavam com problemas de adutores. Conversei com o Veiga e ele é sério, honesto. Disse pra mim que seria difícil jogar a partida inteira. Então optei pelo Menino ali. O Estêvão deixou o jogo contra o Juventude com problema no adutor. Talvez eles podiam ter entrado no início, mas a minha função é tomar decisões. E quando não ganhamos, a responsabilidade é minha”, finalizou.

O Palmeiras enfrenta o SCCP na próxima segunda-feira, às 20h, no Allianz Parque.

Homenageado pelo Palmeiras, Breno Lopes se despede e manda recado para a torcida

Breno Lopes comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Fluminense, durante partida válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Sem espaço, Breno Lopes acertou com o Fortaleza

O atacante Breno Lopes se despediu do Palmeiras e acertou sua ida para o Fortaleza. O jogador, que tem contrato com o Verdão até o final de 2024, foi emprestado ao time de Vojvoda até o encerramento do vínculo.

Breno perdeu espaço no elenco do Palmeiras em 2024, após ser importante na reta final do título Brasileiro do ano passado. Ele disputou apenas oito partidas no ano e marcou um gol.

Breno Lopes em jogo do Palmeiras contra o Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

“Passa um filme na cabeça, de quando eu cheguei aqui, tudo o que foi conquistado. Mais do que títulos, o carinho de todos os funcionários, o respeito, as amizades. É um legado que deixei no clube. Estou saindo pelas portas da frente, algo que eu sempre desejei. Fico muito feliz por tudo o que vivi, todos os títulos e as experiências”, disse o jogador, que foi homenageado pelo Verdão nas redes sociais.

“Somente agradecer ao torcedor palmeirense, aonde eles me encontram, na rua ou nas redes sociais, inclusive o meu casamento é através desse gol. Meu cunhado é palmeirense e dedicou o nome do filho dele de Breno por causa do gol da Libertadores. Isso mostra o carinho que o torcedor tem comigo”, complementou.

De herói de título a confronto com a torcida: relembre a passagem de Breno Lopes

Contratado no fim de 2020 pelo Palmeiras, vindo do Juventude, Breno colocaria seu nome para sempre na história do clube poucos meses depois. Em 30 de janeiro de 2021, o camisa 19 acertou a cabeça, no minuto 98, que garantiu o segundo título de Libertadores do Verdão.

Breno Lopes marca o gol decisivo na Libertadores 2021 e o Palmeiras conquista o bicampeonato contra o Santos.
Cesar Greco

O gol, apesar de histórico, não mudou o status do atacante dentro do Palmeiras. Ele seguiu como reserva bastante utilizado por Abel Ferreira, alternando entre gols marcados, principalmente nos minutos finais das partidas, e chances desperdiçadas.

No Brasileiro de 2023, Breno se envolveu em uma polêmica após anotar o tento da vitória contra o Goiás, no Allianz Parque, e comemorar fazendo gestos obscenos para a torcida na arquibancada. Dias após o ocorrido, ele se desculpou em um vídeo gravado na sede da principal organizada.

Passado este episódio, o atacante conseguiu dar a volta por cima e foi titular na reta final do Brasileirão, ajudando o Palmeiras na conquista do dodecampeonato. Ao todo, ele deixa o clube com 166 jogos disputados, 25 gols e oito títulos.