Não é só no masculino: Derby Feminino também marca reencontro após final do estadual

Derby Feminino acontece no mesmo final de semana que o masculino
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Assim como no masculino, Derby deste sábado é válido pelo Brasileirão e marca o reencontro após a final do campeonato estadual.

Em um fim de semana de Derbies, Palmeiras e Corinthians se enfrentam não apenas no masculino, mas também no feminino. Este será o primeiro clássico do ano para as Palestrinas, válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece neste sábado, às 11h, na Fazendinha, com transmissão pelo SporTV.

O duelo marca o reencontro entre as equipes após a final do Campeonato Paulista de 2024, quando o Palmeiras conquistou o título no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. A final foi emocionante e decidida nos pênaltis, com destaque para a goleira Kate Tapia, que defendeu três cobranças corintianas.

“É o nosso maior rival, e acredito que o que aconteceu no ano passado, com o título do Paulistão, foi um marco importante e deve servir de motivação para o nosso primeiro clássico do ano”, afirmou Tapia ao portal ge.

Palmeiras e Corinthians se enfrentaram pela primeira vez no Derby feminino em 1997, na fase inicial do Campeonato Paulista. O clássico deste domingo será o 35º da história entre os times, considerando todas as competições, e o 15º pelo Brasileirão.

No retrospecto geral, o Corinthians leva vantagem: são 20 vitórias, contra nove do Palmeiras, além de cinco empates. As Palestrinas marcaram 45 gols e sofreram 71.

Palmeiras aposta na Arena Barueri como casa do futebol feminino em 2025

Brasileiro Feminino: Palmeiras x Red Bull Bragantino (22/03/2025)
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Palmeiras define a Arena Barueri como a nova casa do futebol feminino e desenvolve estratégias para aumentar a presença da torcida nos jogos.

Palmeiras e Bragantino se enfrentaram no último sábado (22), em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. O jogo, que não teve grandes emoções, terminou empatado em 0 a 0. O grande destaque da partida foi o local escolhido: a Arena Barueri. O Palmeiras começa a traçar um plano para aumentar a presença de público nos jogos do time feminino, estabelecendo o estádio como a nova casa das Palestrinas.

Antes, a equipe mandava suas partidas em Jundiaí, no Estádio Jayme Cintra, e treinava em Vinhedo. A mudança para Barueri representa um passo estratégico, já que a arena é um local familiar para os torcedores alviverdes. O estádio já recebe jogos do time masculino quando o Allianz Parque não está disponível e também serve como casa para o futebol de base do clube.

“Nossa logística é excelente para Barueri. Acaba sendo mais rápido jogarmos na arena do que no próprio Allianz Parque “– comentou Alberto Simão, diretor de futebol feminino do Palmeiras, em entrevista ao GE.

Simão também destacou a importância de criar uma identidade para a equipe feminina dentro de um estádio fixo:

“Precisamos entender que a gente precisa ter a nossa casa, as meninas necessitam disso. Estamos nos sentindo realmente donos do estádio (em Barueri), elas estão muito felizes” – afirmou.

Diretoria do feminino desenvolve novas estratégias

Mandar os jogos em Jundiaí dificultava o acesso dos torcedores, afastando parte do público. Com a mudança para Barueri e as melhorias na estrutura e no gramado do estádio, a expectativa é de um aumento na média de público nos jogos. No entanto, ainda há desafios. O próprio time masculino enfrenta dificuldades para atrair torcedores para a Arena Barueri. Para minimizar esse problema, o departamento de marketing do Palmeiras trabalha em estratégias para aproximar a torcida da equipe feminina.

“O departamento de marketing do Palmeiras está com a missão, este ano, de tentar aproximar mais o torcedor de Barueri do clube e das próprias Palestrinas. Entendemos que é um nicho diferente de torcedores, um torcedor mais família. Por isso, vamos realizar várias ações para fortalecer essa conexão”, revelou o diretor.

O próximo jogo das Palestrinas em casa será contra o Grêmio, no sábado (29), às 15h, em confronto válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

De inexistente a campeão, conheça a história do futebol feminino do Palmeiras

A treinadora Camilla Orlando no CT, comandando a pré-temporada das Palestrinas.
Foto: Paloma Cassiano/Palmeiras/by Canon

No último ano, o Palmeiras conquistou seu primeiro título, mas ele não veio do nada. Relembre a trajetória do Verdão no futebol feminino.

No ano de 2024, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista em cima do seu maior rival. Além do título, o Verdão teve 4 atletas e a técnica Camilla Orlando na seleção da temporada da FPF. Brena, meia do Palmeiras, foi eleita a melhor jogadora da temporada, e a atacante Amanda Gutierres foi a artilheira da competição.

O Palmeiras teve seu setor feminino desativado em 2013 e retornou cerca de 6 anos depois, em 2019. Na volta, o time adotou a cidade de Vinhedo como sede, utilizando uma estrutura local para os treinamentos. Esse modelo já havia sido adotado em outras épocas, como em 1997-1998 (Amparo), 1999-2000 (Sabesp), 2001 (Salto), 2005-2006 (São Bernardo do Campo), 2008 (Salto e CEUNSP), 2010 (Indiano, Osasco e Itatiba) e 2012 (Bauru).

Em seu primeiro ano de retorno às competições do futebol feminino, o Palmeiras mostrou que o projeto tinha ambições, fazendo investimentos que resultaram na conquista da Copa Paulista de 2019 e garantiram o acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, as Palestrinas chegaram às semifinais do Campeonato Brasileiro e do Paulista. Ainda naquela temporada, o sucesso da equipe levou a Puma, fornecedora de material esportivo do clube, a firmar um acordo inédito para patrocinar 23 jogadoras do elenco.

Em 2025, o Palmeiras já confirmou a contratação de 6 novas jogadoras para reforçar sua equipe, além de renovar com as principais atletas da temporada anterior. As Palestrinas terão quatro grandes desafios no ano: o Campeonato Brasileiro Feminino, que começa nas primeiras semanas de março, o Campeonato Paulista (de 03/08 a 14/12), a Copa do Brasil (de 14/05 a 19/11) e a Supercopa Feminina (de 02/03 a 09/03).

Palmeiras anuncia contratação de zagueira

Anúncio do site oficial do Palmeiras sobre a zagueira Thais Carla
Foto: divulgação Palmeiras

O Palmeiras anunciou na tarde da última quinta-feira (9) a contratação da zagueira Carla Tays.

A defensora Carla Tays foi anunciada como nova contratada do Verdão para o ano de 2025. Ela é a primeira contratada do futebol feminino do clube para a temporada. A jogadora estava no Internacional e coleciona convocações pela seleção brasileira de base sub-20. Além do clube gaúcho, a Carla também teve passagens pelo Lusaca e Bahia.

“Estou muito feliz e motivada por essa oportunidade de jogar no Palmeiras. Um clube gigante que sempre luta por grandes títulos. A torcida palestrina pode esperar de mim muita entrega para representar da melhor forma a camisa do Palmeiras”, disse a defensora.

Natural de Mutuípe, na Bahia, mesmo com apenas 20 anos de idade, Carla já possui diversos títulos na carreira, entre eles o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17 (2022), o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 (2022 e 2023) e a Liga de Desenvolvimento CONMEBOL Sub-19 (2023).

A nova contratada ocupará a vaga de Flavia Mota, que deixou o Palmeiras ao final da última temporada. A torcida ainda espera por mais reforços para cobrir as vagas de Bruna Calderan, Juliete, Eskerdinha, Leticia e Juliana Passari, que também seguirão suas carreiras em outros clubes.

O que vem por aí: Palmeiras segue semana de preparação no profissional; base tem jogos decisivos

Raphael Veiga, Thiago e Lázaro durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Chegando na reta final da temporada, Palmeiras briga por títulos tanto na base quanto no principal

O Palmeiras entra na última semana de preparação antes do duelo contra o Juventude com folga de dois dias aos jogadores e comissão técnica. A reapresentação palmeirense acontecerá na terça-feira, no período da tarde.

Para o duelo em Caxias do Sul, Abel Ferreira contará com quase todo o elenco à disposição. Mayke se recuperou; Estêvão e Marcos Rocha recuperaram totalmente a parte física. Do outro lado, os desfalques por lesão serão Bruno Rodrigues, Piquerez e Mauricio, que machucou o joelho no final da semana passada.

Gustavo Gómez, Richard Ríos e Weverton, convocados por suas seleções, devem retornar ao clube no meio da semana e não serão problemas para o jogo contra o Juventude. Suspenso, Gabriel Menino também está fora da partida.

Sem Mauricio, mas com Estêvão, Abel deve voltar a formar o ataque titular do Palmeiras com Estêvão, Raphael Veiga e Felipe Anderson, com Flaco no comando de ataque. O treinador também ganhou o importante retorno de Dudu, que entrou bem nas últimas duas partidas.

O Palmeiras é o segundo colocado do Brasileirão, com 57 pontos. Nesta rodada, enquanto a equipe palmeirense enfrenta o Juventude fora de casa, no domingo (20), o Botafogo, líder, terá o Criciúma pela frente, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (18).

Categorias de base do Palmeiras

Enquanto o profissional se prepara para a reta final do Brasileirão, a base do Palmeiras segue nos mata-matas nas categorias mais importantes. O Sub-20, atual campeão nacional, jogará as oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Coritiba, e a partida de volta das quartas do Paulistão, diante do Corinthians.

O Sub-17, fora do Campeonato Paulista, terá apenas uma semana cheia de trabalho, voltando aos gramados apenas no dia 22, na semi do Brasileirão da categoria, frente ao Botafogo (a equipe venceu a ida por 1 a 0, no Rio de Janeiro). Já o Sub-15 busca a vaga na final do Paulista no sábado, contra o Ituano.

Confira os jogos:

Sub-20:

  • 17/10 | 15:00 – Coritiba x Palmeiras – Copa do Brasil – (ida) oitavas de final
  • 20/10 | 10:00 – Palmeiras x Corinthians – Paulistão – (volta) quartas de final (empate em 1 a 1 na ida)

Sub-15:

  • 19/10 | 09:00 – Palmeiras x Ituano – Paulistão – (volta) semifinal (goleada por 7 a 0 na ida)

Feminino

Já o futebol feminino do Palmeiras segue sem jogos até o começo de novembro. As Palestrinas seguem treinando para o início das semifinais do Campeonato Paulista. No dia 2 do mês que vem, elas enfrentam a Ferroviária no jogo de ida, em Araraquara.