Raphael Veiga marcou três vezes contra o Juventude
Raphael Veiga, sempre Raphael Veiga. Sinônimo de decisivo pelo Palmeiras, o camisa 23 novamente se mostrou importante e garantiu uma vitória fundamental ao Verdão no Campeonato Brasileiro.
Foram três gols marcados num duelo pra lá de difícil no Alfredo Jaconi, em que a vitória ou o respiro aliviado do palmeirense só aconteceu nos minutos finais quando o meia anotou o quinto tento no triunfo por 5 a 3 sobre o Juventude.
Veiga vive seu ano mais inconstante desde a chegada de Abel no Palmeiras. Desempenhou abaixo; foi para o banco. Mas o profissionalismo sempre esteve ali, seja no campo, nas falas ou nas palavras (como quando desabafou no Instagram). Se os ‘deuses do futebol’ realmente existem, ‘eles’ premiaram Raphael Veiga com a oportunidade de jogar novamente em sua função principal, como meia central. O resto foi consequência.
Acostumado a entregar qualidade e quantidade, Veiga chegou a 24 participações diretas em gols na temporada (17 bolas na rede e sete assistências). Desde que Abel iniciou o trabalho no Verdão, esses números se tornaram “comuns” para o camisa 23:
Palmeirense desde criança, Raphael Veiga vive o sonho de qualquer torcedor do Verdão que um dia pensou ser jogador de futebol. Títulos, gols e prestígio pelo time do coração.
Contra o Juventude, ele fincou ainda mais seu nome na história do clube. Ao todo, soma 99 gols em 320 jogos – empatou com Edmundo no ranking dos maiores artilheiros do clube. Também está a um de alcançar o centésimo e se tornar o primeiro jogador desde Evair a ultrapassar a expressiva marca de tentos pelo Palmeiras.
Individualmente, Veiga também anotou o primeiro hat-trick da carreira.
“Muito feliz, chegar a essa marca do Edmundo, um cara que era um grande jogador, muito feliz. Nunca foi o meu objetivo bater essas marcas, mas sim sempre ajudar o Palmeiras. Sei o quanto representa fazer 99 gols pelo Palmeiras, é algo muito grande, sem palavras, estou realmente feliz”, disse depois da partida.
A transmissão no Verdazzo acontece aqui. Salve o link ou ative a notificação, coloque a TV no mudo, sincronize a imagem com o nosso cronômetro e deixe o áudio com a gente!
Na noite deste domingo, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o Juventude, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após mais uma longa e insuportável pausa para as datas Fifa, o Verdão volta a campo totalmente focado no Brasileirão, lutando palmo a palmo contra o Botafogo por mais um título nacional.
Escalação do Palmeiras
DESFALQUES Lesionados: Murilo, Piquerez, Mauricio e Bruno Rodrigues Suspenso: Gabriel Menino
De última hora, Abel Ferreira perdeu Murilo, com problemas na coxa. Nosso treinador já não podia contar com Mauricio, por lesão no treino. Por outro lado, ganhou o reforço de Estêvão, totalmente recuperado. Mayke é outro que volta a ficar à disposição sem restrições e vai brigar com Marcos Rocha pela vaga na lateral direita.
Veiga deve, naturalmente, voltar ao comando da armação e o Verdão deve alinhar com Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Aníbal Moreno e Richard Ríos; Estêvão, Raphael Veiga e Felipe Anderson; Flaco López. PENDURADOS Aníbal Moreno, Estêvão, Fabinho, Marcos Rocha, Piquerez, Vitor Reis e Weverton.
Escalação do Juventude
No Juventude, o técnico Jair Ventura poderá contar com os retornos de Ronaldo, Nenê e Jean Carlos, o que lhe dará muito mais opções para armar o meio-campo. Os desfalques certos são Lucas Freitas, que pertence ao Palmeiras, e Gilberto, suspenso – o equatoriano Ronie Carrillo deve ser o comandante do ataque.
O time gaúcho costuma jogar no 4-3-3, mas uma possibilidade para esta partida é a escalação de Mandaca como quarto homem no meio-campo, caso Ventura opte por fortalecer o setor, jogando com apenas dois atacantes. Gabriel Vasconcelos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Ronaldo, Jadson e Nenê; Lucas Barbosa (Mandaca), Ronie Carrillo e Erick Farias.
Números
Os dois times já se enfrentaram 28 vezes e a vantagem do Palmeiras é grande: 15 vitórias contra 5, mais 8 empates;
O Verdão não sente muito a pressão do caldeirão: em 17 jogos no Jaconi, venceu 8 vezes e só perdeu 4; houve ainda 7 empates;
Em 21 jogos disputados por Brasileirões, foram 12 vitórias do Palmeiras, 6 empates e 3 vitórias do Juventude;
Abel Ferreira já enfrentou o Juventude 5 vezes e jamais perdeu: foram 4 vitórias e 1 empate;
A última derrota do Palmeiras no confronto foi há quase 17 anos, sob o comando de Caio Júnior – confira a escalação daquele time;
Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!
Odds para Juventude x Palmeiras
Quando o Palmeiras aponta na reta de chegada do Brasileirão lutando pelo título, o mercado sabe em quem acreditar.
A data é ótima: o Palmeiras já disputou 15 jogos no dia 20 de outubro e só perdeu uma vez, e foi há quase 80 anos. Veja a lista completa clicando neste link.
Temperatura: 18°C Chuva: Não há previsão de chuva Vento: NE – 13km/h Umidade: 87%
Projeção de pontos
Nossaprojeção de pontos foi recalibrada e por isso estamos na conta certa. Os rivais tropeçaram em jogos que deveriam ter vencido, algo que, em tese, até nos daria a mesma brecha nesta rodada.
Assim, vencer em Caxias nos dará o direito de manter um tropeço na manga, isso no caso dos rivais seguirem no ritmo de nossa previsão. Como não temos essa certeza, vencer segue sendo uma obrigação, de qualquer jeito.
Parpite
A rodada se desenha espetacular para o Palmeiras, com os empates de Botafogo e Fortaleza e derrota do Flamengo – mas isso pouco servirá se não vencermos na serra gaúcha.
O Juventude ainda tem a ameaça do rebaixamento rondando e vai ser um jogo bem difícil. O time de Caxias sabe usar seu estádio: é o oitavo melhor mandante do campeonato.
Mas é o oitavo porque não é imbatível, caso contrário, seria líder. Se o Juventude já perdeu duas vezes neste campeonato no Jaconi, pode perder a terceira para o Verdão – e perderá: 1 a 0, gol de Caio Paulista, para 11.123 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!
Palmeiras se prepara para confronto diante do Juventude
O Palmeiras deu sequência nesta quinta-feira à preparação para o confronto diante do Juventude. Sem entrar em campo desde o dia 5, o Verdão volta a atuar pelo Brasileirão no próximo domingo, às 20h, em Caxias do Sul.
A comissão técnica comandada por Abel Ferreira ganhou o reforço de três jogadores para a atividade. Gustavo Gómez, Richard Ríos e Weverton se reapresentaram ao clube após defender suas seleções nas Eliminatórias para a Copa do Mundo e estarão à disposição para o duelo no Alfredo Jaconi. Dos três, apenas o goleiro foi a campo e treinou ao lado do elenco; os outros dois jogadores ficaram na parte interna do Centro de Excelência da Academia de Futebol.
No gramado, Abel comandou atividades com ênfases táticas. O grupo aprimorou a saída de bola, marcação e construção de jogadas. Alguns jogadores do Sub-20, que não viajaram para o confronto de hoje pela Copa do Brasil contra o Coritiba, participaram das movimentações. Até o confronto diante do Juventude, o Palmeiras fará mais duas sessões de treinamentos.
Palmeiras atualiza quadro dos lesionados
Abel conta com quase todo o elenco à disposição para a reta final do Brasileirão. Os únicos desfalques por lesão são Maurício, Piquerez e Bruno Rodrigues. Nesta quinta, o uruguaio cumpriu cronograma com a fisioterapia, enquanto os outros realizaram exercícios na parte interna do Centro de Excelência. Entre os três, o mais próximo de retornar é Maurício; Piquerez tem poucas chances, enquanto Bruno só volta no ano que vem.
Depois da ativação muscular no Centro de Excelência, os jogadores de linha fizeram uma atividade técnica de posse de bola, raciocínio e marcação, enquanto os goleiros realizaram trabalhos específicos com os preparadores Rogério Godoy e Thales Damasceno.
Por fim, com os arqueiros nas metas, os atletas realizaram mais uma movimentação técnica, com os jogadores podendo tocar poucas vezes na bola.
Para a atividade desta terça, Abel Ferreira e sua comissão técnica não puderam contar com seis jogadores do elenco. Maurício (joelho), Piquerez (joelho) e Bruno Rodrigues (joelho) estão lesionados, enquanto Gustavo Gómez, Richard Ríos e Weverton estão com suas seleções nas eliminatórias. Os convocados retornarão nos próximos dias.
Palmeiras segue se preparando para duelo contra o Juventude, no próximo dia 20
O Palmeiras realizou nesta sexta-feira a terceira sessão de treinamento para o confronto diante do Juventude, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece no próximo dia 20, em Caxias do Sul.
Sem Gustavo Gómez, Richard Ríos e Weverton, convocados, o Verdão deu sequência na preparação com atividades técnicas. Os jogadores aprimoraram cruzamentos e finalizações, e finalizaram o dia disputando coletivos em campo reduzido.
A comissão terá quase todo o elenco à disposição para o confronto diante do Juventude. Mayke foi o último jogador a se recuperar, enquanto Estêvão e Marcos Rocha estão 100% fisicamente após começarem no banco a partida contra o Red Bull Bragantino. Os únicos desfalques por lesão são Bruno Rodrigues e Piquerez; já Gabriel Menino está suspenso.
Palmeiras deve ter Abel no banco contra o Juventude
O STJD adiou julgamento do técnico Abel Ferreira pela expulsão contra o Flamengo, que aconteceria nesta sexta-feira. O auditor do caso, Marco Aurélio Choy, explicou que retirou o assunto da pauta por conta de uma transação disciplinar apresentada pela Procuradoria. Ele disse que precisava “apreciar” o caso com mais “cuidado”.
Antes do julgamento, o Palmeiras havia encaminhado um acordo para conseguir a liberação definitiva de Abel. O clube queria reverter a punição para uma multa de R$100 mil. A nova data para o julgamento ainda não foi definida.
Assim, Abel segue sob efeito suspensivo e pode comandar o Verdão no duelo contra o Juventude, caso não seja julgado e punido na semana que vem. O treinador havia levado dois jogos de suspensão pela expulsão na Copa do Brasil, mas o Palmeiras conseguiu o recurso para que o treinador estivesse presente nos confrontos contra Atlético-MG e Red Bull Bragantino.