Abel Ferreira ressalta momento de Veiga e prevê futuro de Flaco: “Seleção argentina”

Abel Ferreira em jogo pelo Palmeiras, contra o Juventude, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após a quinta vitória seguida do Palmeiras no Brasileirão, Abel Ferreira concedeu entrevista e aprovou desempenho da equipe

Com gols de Flaco López, Estêvão e Mayke, o Palmeiras venceu o Juventude por 3 a 1 e alcançou a quinta vitória seguida no Brasileirão. O Verdão é o segundo colocado, um ponto atrás do Flamengo.

Após a partida no Allianz Parque, Abel Ferreira concedeu entrevista e aprovou o desempenho da equipe. Além de falar do jogo, o treinador também comentou sobre o momento de Raphael Veiga, mostrou confiança em Flaco López, ressaltou a volta de Dudu e pediu paciência com os reforços.

Confira as respostas de Abel Ferreira:

– Análise da partida vs o Juventude:

“Foi um jogo semelhante aos últimos quatro. Estamos com uma média de mais de 20 finalizações nos últimos jogos. Queríamos mostrar isso ao nosso público. Agradeço o apoio deles. Fizemos o 1 a 0, mas sofremos um gol bobo e eles continuaram a nos apoiar, nos deram muita força”.

“Fomos melhores, mostramos a nossa força. Jogamos novamente contra um adversário que teve mais tempo de descanso que nós e isso faz muita diferença. Hoje tivemos que mudar a escalação inicial porque era necessário. Enfim, mais um bom jogo nosso. Hoje era um jogo de insistência, sem pressa e eles [os jogadores] interpretaram bem isso. Fomos os justos vencedores”.

– Raphael Veiga

“Um jogador da qualidade dele ajuda qualquer equipe. Quando temos os nossos melhores, aumentamos a nossa produção. Os jogadores não são máquinas, já disse isso. Aqui é difícil um jogador manter a nota 10 em quatro anos seguidos. O problema dele era mental. Se eu pudesse, o daria 15 dias de férias. Ele precisava”.

“É claro que era difícil [escalar]. O Veiga, o Endrick, o Estêvão e o Luis Guilherme gostam de jogar ali, do lado direito. Era difícil. Mas, acertar o passe ou o cruzamento não tem a ver com posicionamento. O importante é que hoje ele está bem e com boa capacidade física, além de estar leve mentalmente. Isso impacta na equipe”.

– Flaco López

“Não pedi à diretoria um outro centroavante [após a saída de Endrick]. Falei ao Flaco que, se ele não mostrasse toda a qualidade que tem, aí sim íamos atrás de um atacante. Ele é um jogador que está crescendo. A adaptação ao Palmeiras não é fácil e ele ainda é jovem. Acredito nele e acho que mais cedo ou mais tarde chegará à seleção argentina. Não vejo nenhum atacante deles com a característica do López. Gostamos muito dele, seja como pessoa ou jogador. Hoje vimos como ele é fortíssimo em jogada aérea. Estamos contentes com o Flaco e com o Rony”.

– Reforços e elenco completo

“Gosto de sempre deixar as expectativas baixas. O Felipe ainda vai chegar, está de férias e precisa de adaptação. Vamos lhe dar este tempo. Não temos ainda mais reforços confirmados pela diretoria. Então, vamos esperar [pelos anúncios de Giay e Maurício]”.

“Pensei que a equipe ia sentir mais a falta dos jogadores que saíram [por venda ou Copa América], mas e se eu disser que a equipe melhorou. É o que é. Às vezes pensamos uma coisa e outra acontece. Os reforços que venham preparados, porque os que estão aqui, estão muito bem”.

– Dudu

“Foi importantíssimo o Dudu ter entrado, ter perdido o medo. Nós vamos, sempre que possível, dar a ele uma sequência de jogos com 15 ou 20 minutos por jogo, para que ele volte à melhor forma. Não damos privilégio para ninguém, todos os jogadores são tratados iguais. O Dudu pegou o bonde andando e precisa entrar nesse bonde. Vamos ajudá-lo”.

300 dias depois, Dudu volta a campo aclamado pela torcida no Allianz Parque; veja

Dudu em jogo pelo Palmeiras, contra o Juventude, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Dudu entrou aos 32 minutos da etapa final e sentiu o carinho dos palmeirenses

A tão esperada volta de Dudu aos gramados aconteceu na noite deste domingo, na vitória do Palmeiras por 3 a 1 sobre o Juventude, no Allianz Parque. 10 meses depois de lesionar o joelho e passar por uma cirurgia, o atacante foi a campo aos 32 minutos da etapa final, substituindo Flaco López.

O camisa 7 foi aclamado pela torcida na arena, que cantou a plenos pulmões: “Dudu, Guerreiro”. O imbróglio envolvendo o atleta, o Palmeiras e o Cruzeiro, não interferiu em nada o carinho da torcida com o jogador no estádio. Confira abaixo o momento em que ele vai a campo:

Durante o tempo em que atuou, Dudu foi a todo instante procurado pelos companheiros. O camisa 7, apesar do longo período sem atuar, mostrou boa mobilidade e não se escondeu do jogo.

Os números de Dudu no retorno aos gramados:

  • 12 minutos jogados
  • 1 finalização
  • 14 ações com a bola
  • 71% dos passes certos
  • 1 passe decisivo
  • 1 duelo vencido
  • 1 falta sofrida
  • 1 interceptação

Pré-jogo Palmeiras x Juventude – Campeonato Brasileiro 2024

Pré-jogo Palmeiras x Juventude

Pré-jogo Palmeiras x Juventude – Campeonato Brasileiro 2024

Estádio: Allianz Parque
Data e Horário: 23/06/2024 18h30

Transmissão

Premiere FC

Premiere

A transmissão no Verdazzo acontece aqui. Salve o link ou ative a notificação, coloque a TV no mudo, sincronize a imagem com o nosso cronômetro e deixe o áudio com a gente!

Na noite deste domingo, a Sociedade Esportiva Palmeiras recebe o Juventude, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em paz, após reencontrar o bom futebol, e buscando a quinta vitória seguida, o Verdão pode iniciar a semana como líder da competição, dependendo do complemento da rodada.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Rômulo, Bruno Rodrigues e Lázaro
Seleção: Richard Ríos e Gustavo Gómez

Pendurados: Aníbal Moreno, Gabriel Menino, Zé Rafael e Rony

Bastante à vontade com o esquema, Abel Ferreira só vai mexer no time que vem conquistando vitórias em caso de veto da fisiologia. Estamos completando a segunda de quatro semanas com o pé embaixo, com jogos quarta-e-domingo sem parar, e a gestão de energia é fundamental.

Dudu segue comendo um banquinho. O time-base, em caso de sinal verde, é Weverton; Marcos Rocha, Naves, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno e Zé Rafael; Estêvão, Raphael Veiga e Gabriel Menino; Rony.

Escalação do Juventude

No Juventude, o técnico Roger Machado deve manter a base que vem sustentando o time na zona intermediária da tabela, na briga por uma vaga na Sul-Americana. Sem problemas físicos ou por suspensão, nosso ex-treinador deve escalar força máxima.

Salvo alguma surpresa, a escalação para o duelo contra o Verdão deve ser Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jadson e Caíque; Lucas Barbosa, Nenê e Marcelinho; Gilberto.

Números

  • Palmeiras e Juventude já se enfrentaram 27 vezes, com 14 vitórias do Palmeiras e 8 empates; o Juventude só ganhou 5 jogos;
  • Em 10 jogos com mando do Palmeiras, foram 6 vitórias, 3 empates e apenas uma vitória dos gaúchos;
  • Os dois times só se enfrentaram no Allianz Parque duas vezes, com uma vitória do Verdão e um empate;
  • Em 20 duelos pelo Brasileirão, foram 11 vitórias do Palmeiras, 6 empates e 3 triunfos do Juventude;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

O Verdão é barbada, segundo o mercado. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 12 jogos no dia 23 de junho e venceu 5 vezes, mas a última vez foi há 50 anos. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Lucas Freitas
2021

Nenê

Nenê
2002

Jean Carlos

Jean Carlos
2010

Marcelinho

Marcelinho
2020 a 2021

Arbitragem

Davi de Oliveira Lacerda

Árbitro Principal:
Davi de Oliveira Lacerda

Paulo Renato Moreira da Silva Coelho

VAR:
Paulo Renato Moreira da Silva Coelho

Previsão do tempo

Temperatura: 28°C
Chuva: Não há previsão de chuva
Vento: NNW – 9km/h
Umidade: 43%

Projeção de pontos

De acordo com nossa projeção de pontos, o Palmeiras está apenas um ponto abaixo. Como a previsão para este jogo era de vitória, só podemos pensar nos três pontos para seguirmos colados na meta.

Parpite

O Juventude é zebra e sabe disso. Vai ser jogo parecido com fase de classificação do estadual – e faz tempo que não acontece uma surpresa nesse tipo de jogo.

Até pode ser desta vez. Mas não será: dá Verdão, 3 a 0, com gols de Rony, Raphael Veiga e Naves, para 36.098 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!

Murilo “ganha” gol de Zé Rafael após alteração em súmula de Palmeiras x Juventude

Zé Rafael cabeceia e a bola desvia em Murilo, marcando seu gol pelo Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Bola desviou em Murilo antes de entrar no gol defendido por Pegorari; correção ocorreu na noite de terça-feira

O árbitro Jefferson Ferreira de Moraes, que apitou a vitória palmeirense por 2 a 1 sobre o Juventude no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro, alterou a súmula da partida e creditou o segundo gol do Verdão para o zagueiro Murilo.

Em um primeiro momento, o lance tinha sido registrado para Zé Rafael. Entretanto, a comissão de arbitragem da CBF revisou a jogada e solicitou que o juiz realizasse a correção. A alteração no documento ocorreu na noite de terça-feira.

O gol aconteceu aos 21 minutos do segundo tempo. Após escanteio cobrado por Gustavo Scarpa, Zé Rafael fez o movimento da cabeçada e a bola desviou em Murilo antes de balançar às redes de Pegorari.

Ao final da partida, a dupla brincou sobre quem deveria receber o crédito. “O gol é meu, se quiser roubar, ele [Murilo] está de sacanagem, nem viu a bola”, disse o camisa 8. “Pra mim, o gol foi do Zé porque ele faz o movimento”, acrescentou Murilo.

Murilo zagueiro-artilheiro

Com a alteração, Murilo anotou seu primeiro gol no Brasileirão e chegou a oito na temporada, consolidando-se assim como o quinto maior goleador do time no período. Completam a lista: Gustavo Gómez (9), Gustavo Scarpa (10), Raphael Veiga (19) e Rony (20).

O registro do gol para o camisa 26 fez também que subisse para 18 o número de gols marcados pelos zagueiros palmeirenses em 2022 (Murilo, Gómez e Luan), o que representa 16% dos tentos do Verdão na temporada.

Em apenas outras duas oportunidades na História do clube que a soma dos gols dos defensores chegou a 18: em 1999 (dez gols de Júnior Baiano, cinco de Roque Jr., dois de Cléber e um de Agnaldo) e 2006 (quatro de Daniel, três de Gamarra e Nen e dois de Dininho, Douglas, Leonardo Silva e Thiago Gomes).

Letal! Palmeiras marcou 40% dos gols no Brasileirão a partir da bola parada

Zé Rafael comemora seu gol com Gustavo Scarpa pelo Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Bola parada decidiu a favor do Palmeiras contra o Juventude

O segundo gol palmeirense na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro, ocorreu a partir de uma das principais jogadas do Palmeiras: a bola parada. No lance, Gustavo Scarpa cobrou escanteio, Zé Rafael fez o movimento e a bola desviou em Murilo antes de entrar – apesar de resvalar no zagueiro, o gol foi dado ao camisa 8.

Melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 43 bolas na rede, o Palmeiras anotou 40% (17) de seus gols em jogadas que tiveram a bola parada como origem. Analisando esses números profundamente, é possível observar que os escanteios são o ponto mais forte: 12 gols da equipe saíram deste lance, seja em cobranças diretas à área ou em toques curtos. Para completar a estatística: quatro foram de pênalti e um aconteceu após falta lateral.

“Não dedico nossa forma de atacar a um só momento. A bola parada não é de hoje. Minhas equipes sempre fizeram gols de bola parada, pois faço com que meus jogadores dediquem tempo a isso. Eu quero é ganhar o jogo”, disse Abel Ferreira em recente entrevista coletiva.

Observando a temporada de 2022 até o momento, 45% dos gols anotados pelo Verdão no período ocorreram a partir da bola parada – 52 de 116. Em levantamento realizado pelo perfil Espião Estatístico, do Ge.com, o Palmeiras é o time que mais balança as redes adversárias dessa forma entre os clubes da Série A.

Fator Gustavo Scarpa

Gustavo Scarpa do Palmeiras em disputa com Chico do Juventude, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Além de todo treinamento que ocorre na Academia de Futebol, outro fator preponderante para a equipe de Abel Ferreira ter sucesso nas bolas paradas é o fato de o Palmeiras ter em seu elenco Gustavo Scarpa, considerado por muitos torcedores e críticos esportivos um dos melhores cobradores de faltas e escanteios do Brasil.

Dos 17 gols do time no Brasileirão, que aconteceram a partir dessa jogada, 12 (71%) tiveram a participação do meio-campista, sendo seis de forma direta (cinco assistências e um gol) e outros seis com ele iniciando o lance.

Dos cinco gols que restam para completar a estatística, Veiga participou de quatro (duas assistências após escanteios e dois gols de pênalti) e Gustavo Gómez de um (pênalti contra o Ceará).

Veja a lista de jogos do Palmeiras no Brasileirão com gols a partir da bola parada: