Abel Ferreira faz história com goleada do Palmeiras sobre o Liverpool-URU

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Liverpool-URU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Estádio Centenário.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

No clube desde 2020, Abel Ferreira é o primeiro treinador a vencer times de todos os países filiados a Conmebol como visitante

A goleada do Palmeiras sobre o Liverpool-URU, por 5 a 0, registrou mais um recorde pessoal para Abel Ferreira. Ele se tornou o primeiro treinador da História da Libertadores a vencer times de todos os países filiados a Conmebol (10) como visitante – os dados foram divulgados pelo site de estatística Opta.

Até quinta-feira, o comandante, que está no clube desde novembro de 2020, ainda não havia enfrentado uma equipe uruguaia no país. Vale lembrar que o Palmeiras de Abel Ferreira conquistou a Libertadores de 2021 frente ao Flamengo jogando no Centenário, mesmo palco da goleada, porém a partida é considerada em campo neutro.

A elástica vitória palmeirense sobre o Liverpool foi construída através dos gols de Raphael Veiga (duas vezes), Rony, Endrick e Gustavo Gómez. O Verdão chegou aos 10 pontos e lidera o grupo F da Libertadores. A equipe precisa de apenas um ponto nas últimas duas rodadas para garantir a classificação e o primeiro lugar da chave.

Confira outros feitos de Abel Ferreira pelo Palmeiras:

Com passe à lá Kroos, Marcos Rocha aumenta distância na liderança em assistências na temporada

Marcos Rocha em jogo do Palmeiras contra o Liverpool-URU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Estádio Centenário.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

No dia em que completou 300 jogos pelo Palmeiras, Marcos Rocha deu o passe para Veiga abrir o caminho para a goleada

Marcos Rocha viveu uma noite especial pelo Palmeiras, na goleada por 5 a 0 sobre o Liverpool, no Uruguai, pela Libertadores. O camisa 2 completou a marca de 300 partidas pelo clube e, de quebra, concedeu uma bela assistência para o tento de Raphael Veiga, que abriu o caminho para a vitória.

Aos 44 minutos do primeiro tempo, o lateral-direito aproveitou a ação de Veiga e acertou o passe nas costas do defensor, deixando o meia na frente do goleiro, que não desperdiçou. A movimentação do gol palmeirense lembrou o gol do Real Madrid diante do Bayern, pela Champions League, no último dia 30/04.

Rocha chegou a seis passes para gols na temporada e é o líder do Verdão em assistências. Ele é seguido por Raphael Veiga, Mayke e Flaco López, que concederam quatro passes cada.

Marcos Rocha comemora marca

Depois da goleada palmeirense no Uruguai, Marcos Rocha falou sobre a partida e também celebrou a marca de 300 jogos pelo Verdão.

“Acho que todo mundo jogou bem, todos se dedicaram para conseguir esses três pontos. Cada jogo tem uma história, um significado. Tive momentos muito bons, alguns de dificuldades, adaptação, instabilidade, o que é normal na carreira do atleta. Mas sempre tive apoio de todos que trabalham no Palmeiras e a confiança de boa parte do torcedor”, disse.

“Minha história é bonita no Palmeiras. Construímos isso com os pés no chão com bastante trabalho e tranquilidade. Só tenho que agradecer pelos 300 jogos vestindo essa camisa”, completou o lateral.

Após goleada, Abel descreve Palmeiras: “máquina competitiva”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Liverpool-URU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Estádio Centenário.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em coletiva após vitória no Uruguai, Abel elogiou os jogadores e ressaltou o espírito da equipe

O Palmeiras goleou o Liverpool-URU por 5 a 0, fora de casa, e se aproximou da classificação para as oitavas de final da Libertadores. O Verdão precisa de apenas um ponto nas duas rodadas finais para garantir a passagem ao mata-mata.

Depois da vitória, o técnico Abel Ferreira concedeu entrevista coletiva e destacou a força e ‘fome’ dos jogadores.

“Eles têm uma amizade muito grande e são muito competitivos. Fazemos o rachão que é para brincar, mas eles não brincam e têm a ver com isso, com o espírito da equipe, que é difícil de explicar o que trabalhamos, nos dedicamos, a máquina competitiva que se tornou o Palmeiras. O segredo é um só: trabalho de forma consistente. Jogue quem jogar, eles sabem o que fazer dentro do campo”, disse Abel.

“Se pudesse descrever o Palmeiras em um lance: seria o passe do López para o gol do Rony. Isso é minha equipe, isso é o Palmeiras. Temos um time jovem e que tem ambição de todos os dias ser melhor. É muito difícil de explicar com palavras o que sentimos uns pelos outros”, dissertou.

Sobre o desempenho do time, Abel lamentou apenas o fato de o Palmeiras não ter terminado o jogo com um placar ainda mais elástico.

“Não podemos esquecer que o Liverpool é uma equipe bem competente. Estamos em um grupo bem equilibrado, um dos mais da Libertadores. Fizemos o jogo que tínhamos que fazer, ter paciência e saber o momento certo para atacar. Acho que soubemos seguir o que planejamos”, analisou.

“Foi um jogo seguro, inteligente, bem organizado. Ficamos apenas a dever mais um ou dois gols, lembro de uma chance do Luis Guilherme, do Endrick e do Rony, todos isolados na cara do goleiro. Há margem para melhorar, mas acho que é uma vitória da melhor equipe. Uma vitória segura, importante e da melhor equipe”, complementou.

Abel responde sobre Endrick

A comemoração de Endrick também foi assunto na coletiva do treinador. Durante a celebração do gol do camisa 9, os uruguaios não gostaram e foram tirar satisfação.

“Sei que vocês gostam de polêmica e o Endrick é um moleque de coração muito puro. Ele já fez essa comemoração contra o Del Valle. Ele gosta muito de um filme que vocês conhecem [King Kong]. É uma das formas que ele tem de comemorar. Não há provocação nenhuma. Em momento nenhum, a comemoração tem a ver com provocar. Não é da personalidade dele. É tão ingênuo que pediu desculpa [para a torcida]. Ele é assim mesmo. É a forma de festejar”, disse o treinador.

Zagueiro-artilheiro: Gustavo Gómez a 1 gol de igualar marca histórica de Luís Pereira

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Liverpool-URU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Estádio Centenário.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Gustavo Gómez marcou pela primeira vez na temporada e encostou de vez nos números de Luís Pereira

O zagueiro Gustavo Gómez marcou seu primeiro gol na temporada e deu números finais ao triunfo do Palmeiras sobre o Liverpool-URU, na noite desta quinta-feira, pela Libertadores. O paraguaio marcou o quinto tento do Verdão da goleada por 5 a 0, fora de casa.

No último lance da partida, Rony foi derrubado dentro da área e o juiz assinalou o pênalti. Gómez foi para a cobrança e deslocou o goleiro adversário.

Gómez chegou a 35 gols pelo Palmeiras, no total, e está a uma bola na rede de igualar Luís Pereira na primeira colocação dos zagueiros com mais tentos pelo clube. O camisa 15 está no Verdão desde 2018 e soma, ao todo, 296 partidas.

O capitão palmeirense também alcançou um feito importante. Ele foi às redes pela sétima edição seguida da Libertadores, número recorde da história da competição. 

Partida ‘perfeita’ de Gustavo Gómez:

Raphael Veiga volta a brilhar e se aproxima de marca centenária pelo Palmeiras

Raphael Veiga comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Liverpool-URU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Estádio Centenário.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Diante do Liverpool-URU, Raphael Veiga marcou duas vezes e comandou a goleada palmeirense

O descanso fez bem a Raphael Veiga. Poupado do último jogo, contra o Cuiabá, o meia voltou a ser titular na noite desta quinta-feira e comandou a vitória do Palmeiras sobre o Liverpool-URU, por 5 a 0, pela Libertadores.

O camisa 23 marcou os dois primeiros gols do Verdão na noite. O primeiro saiu após lindo passe de Marcos Rocha, que Veiga acertou um forte chute de perna direita; já o segundo, ele recebeu de Endrick dentro da área e finalizou na saída do goleiro. O meia volta a ir às redes depois de um mês – seu último tento havia sido na final do Paulistão, contra o Santos.

“Feliz por voltar a marcar e num estádio que é muito especial. O time fez uma boa partida, estão todos de parabéns. É isso, nunca se acomodar. Contra todos os times, temos que jogar para ganhar”, disse o jogador, eleito pela Conmebol o melhor da partida.

Próximo de completar 300 jogos pelo Verdão, Veiga chegou a 91 gols pelo clube. Cada vez mais perto da marca centenária, o jogador empatou com Mazzola no ranking dos maiores artilheiros da história do Palmeiras.

Atualmente, Veiga é o maior goleador do clube no século e no Allianz Parque. Na temporada, são nove gols e seis assistências.

Números absurdos de Raphael Veiga vs Liverpool: