Palmeiras tem novidade no treino e já mira confronto contra o Fortaleza

O jogador Lucas Evangelista, da SE Palmeiras, duarnte treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Focado na maratona de jogos fora de casa após vencer em Porto Alegre, Palmeiras se reapresenta com uma novidade: retorno de Lucas Evangelista

Após vencer o Internacional por 1 a 0 na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se reapresentou na manhã da última quinta-feira. Em meio a uma intensa maratona de viagens, o elenco agora foca na preparação para o duelo contra o Fortaleza, marcado para às 18h30 deste domingo (20), na Arena Castelão.

Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na partida em Porto Alegre realizaram atividades regenerativas nas áreas internas do Centro de Excelência. Os demais atletas foram ao gramado para uma série de trabalhos técnicos, incluindo exercícios de circulação de bola, marcação e enfrentamentos em campo reduzido.

Lucas Evangelista é a novidade no treino com bola

A principal novidade do treino foi a presença de Lucas Evangelista. Novo reforço do Verdão, o meio-campista vinha se recuperando de lesão sofrida nos últimos jogos e demonstrou evolução no processo de recuperação. Ele participou de parte das atividades com o grupo, dando sequência ao seu retorno gradual aos treinos completos.

O lateral-direito Marcos Rocha, por sua vez, também esteve em campo. Com um edema na panturrilha esquerda, ele seguiu um cronograma individualizado sob os cuidados do Núcleo de Saúde e Performance.

O Verdão encara uma sequência exigente e desgastante, que teve início em Porto Alegre na última quarta-feira e segue até a Bolívia, onde enfrentará o Bolívar pela Conmebol Libertadores. Após 12 dias longe de casa, o Palmeiras voltará a atuar no Allianz Parque apenas no domingo (27), contra o Bahia.

Richard Ríos ou Lucas Evangelista: quem merece a titularidade no Palmeiras?

O goleiro Mateus e os jogadores Vitor Roque e Richard Ríos (E/D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Atuações consistentes de Richard Ríos e Lucas Evangelista rendem ao meio-campo do Palmeiras uma boa disputa pela vaga de titular.

A chegada de Lucas Evangelista ao Palmeiras rendeu boas atuações, o que passou a ameaçar a condição de Richard Ríos como titular absoluto. No confronto desta quarta-feira contra o Cerro Porteño, os dois jogadores podem ser escalados entre os titulares.

Richard Ríos, nesta temporada, disputou 16 jogos, somando 1137 minutos; marcou 3 gols e não deu assistências. Em 2024, o meio-campista teve 49 partidas, com 3279 minutos jogados, 4 gols e 5 assistências.

Já Lucas Evangelista, que começou o ano no Red Bull Bragantino, se destacou com atuações sólidas, jogando 1224 minutos e marcando 3 gols, sem assistências. Em 2024, ele atuou por 4055 minutos, com 2 gols e 6 assistências.

Esses números evidenciam a competêcia dos dois jogadores que competem pela titularidade como segundo volante. Richard Ríos foi eleito para o time ideal do Paulistão 2025, enquanto Lucas Evangelista segue em boa fase. Para você, quem deveria iniciar a partida?

Esbanjando carisma, Lucas Evangelista é apresentado no Palmeiras e explica escolha pela camisa 30

A presidente Leila Pereira, da SE Palmeiras, apresenta o mais novo atleta do clube Lucas Evangelista, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Novo reforço do Verdão, Lucas Evangelista revela homenagem à mãe palmeirense, que faleceu em 2023, ao escolher o número 30.

O meio-campista Lucas Evangelista foi apresentado como novo reforço do Palmeiras na última sexta-feira (21). Durante a coletiva, o jogador revelou a tocante história por trás da escolha da camisa 30, número que representa a data de aniversário de sua mãe, que era palmeirense e faleceu em 2023.

No momento em que Leila Pereira entregou a camisa ao atleta, Lucas não conseguiu conter as lágrimas ao lembrar de sua mãe. “Ela sempre torceu pelo Palmeiras. Tenho um tio que é fanático, super palmeirense. Meu melhor amigo de infância também torce para o Palmeiras e, quando soube, chorou demais. Meu sogro também chorou muito, porque ele é super palmeirense”, contou.

Lucas Evangelista ainda destacou a surpresa com a proposta do Verdão e a felicidade em vestir a camisa alviverde. “Minha família e meus amigos sempre torceram para o Palmeiras, então isso significa muito para mim. Para ser bem sincero, eu não esperava uma proposta para jogar aqui. Me sinto muito abençoado e feliz. Agora é seguir firme nos treinos e estar sempre à disposição para ajudar.”

Já regularizado no Boletim Informativo Diário (BID), o meia está apto a estrear pelo Palmeiras no próximo domingo (30), contra o Botafogo, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Conheça a trajetória de Lucas Evangelista, o mais novo reforço do Verdão

Cesar Greco/Palmeiras

Lucas Evangelista chega do Bragantino ao Maior Campeão do Brasil para reforçar o meio-campo.

O Palmeiras anunciou oficialmente a chegada de seu sétimo reforço para a temporada: o meio-campista Lucas Evangelista, contratado junto ao Red Bull Bragantino. Com vínculo até o final de 2026, o jogador chega para suprir as saídas de Gabriel Menino e Zé Rafael, que deixaram o Verdão na última janela de transferências.

O Início de Lucas Evangelista: da base ao profissional

Natural de Limeira, Lucas Evangelista começou sua trajetória nas categorias de base do Desportivo Brasil, clube de Porto Feliz que atualmente disputa a Série A3 do Campeonato Paulista. Seu desempenho chamou a atenção do São Paulo, que o contratou.

Aos 18 anos, em 2013, Lucas fez sua estreia como profissional no São Paulo, após a eliminação do time na Copa Libertadores. Em mais um período de instabilidade para o clube, o meio-campista conseguiu se destacar e, em pouco tempo, sua performance chamou a atenção da Udinese, da Itália.

Carreira internacional: da Itália à Grécia, Portugal e França

Na Udinese, Lucas chegou para integrar a equipe B, mas após uma temporada foi promovido à equipe principal, que disputava a Serie A. Mesmo assim, com apenas 10 jogos disputados, o meio-campista foi emprestado ao Panathinaikos, da Grécia.

Em seguida, foi contratado pelo Estoril, de Portugal, onde viveu ótima fase. No time português, Lucas se destacou, disputando 36 jogos, marcando 4 gols e registrando 4 assistências, o que lhe garantiu uma transferência para o Nantes, da França.

A sequência de sua carreira deu-se no Vitória de Guimarães, onde mostrou consistência, atuando em 25 partidas, marcando 1 gol e dando 3 assistências, o que atraiu a atenção do Red Bull Bragantino, onde se consolidaria como um dos principais jogadores da equipe.

Red Bull Bragantino: o grande destaque no futebol brasileiro

Foi em Bragança que Lucas Evangelista realmente se firmou e passou a mostrar seu melhor futebol. O meio-campista teve papel fundamental na subida do Bragantino à Série A do Campeonato Brasileiro e se tornou uma referência dentro do clube, pelo qual disputou 213 jogos, marcou 15 gols e distribuiu 18 assistências.

Versatilidade: a principal característica de Evangelista

Lucas Evangelista é um jogador de extrema versatilidade, o que pode ser um trunfo para Abel Ferreira no Palmeiras, podendo atuar como volante, meia central ou meia ofensivo. Por necessidade, chegou a atuar em outras funções, como zagueiro e nas alas, tanto pela direita quanto pela esquerda.

Em entrevistas coletivas no início da temporada, após o anúncio da contratação de Paulinho e Facundo Torres, Abel Ferreira expôs que o elenco ainda tinha 3 lacunas: um centroavante, um zagueiro canhoto e um “oito”. Lucas Evangelista se junta a Vitor Roque e Micael para atender a esses pedidos. Além deles, o Palmeiras contratou Bruno Fuchs e Emi Martínez na janela.