“Espetacular”, “qualidade absurda”: Naves é elogiado em 1º jogo substituindo Gustavo Gómez

Naves em disputa pelo Palmeiras contra o Vasco, durante partida válida pela oitava rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com Gómez na seleção e Luan saindo do Palmeiras, Naves ganhará primeira sequência como titular na equipe

Devido a convocação de Gustavo Gómez para a seleção paraguaia e com Luan se transferindo para o Toluca, Abel Ferreira oportunizou Naves como titular ao lado de Murilo, na vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Vasco. O zagueiro de 22 anos vai ocupar a vaga até Gómez retornar e ganhará sua primeira sequência de jogos entre os onze iniciais.

Em um duelo de muitas disputas contra Vegetti, o defensor conseguiu se destacar e foi muito elogiado pelo treinador palmeirense após a partida.

“O Naves é um moleque espetacular e é muito melhor jogador daquilo que pensa. Tem uma qualidade na saída de bola absurda, construção espetacular. Apesar de não ser tão alto, nos oferece outras coisas. Hoje teve um duelo muito duro, contra um dos melhores centroavantes de jogo aéreo e que é muito forte”, analisou.

“Na minha opinião, foi um grande jogo. Ele estava com algumas dúvidas se ia aguentar jogar a partida inteira, mas repito: ele tem muito mais para mostrar. É um excelente jogador e também pode atuar de volante. Tem muita semelhança com o Luan”, complementou Abel.

Naves disputou apenas sua sexta partida em 2024, sendo a quarta como titular. “Vou continuar fazendo meu papel como profissional para conseguir assegurar as oportunidades. O Luan foi uma das minhas inspirações e tenho uma gratidão enorme”, disse o zagueiro na zona mista do Allianz Parque após a vitória. Ao todo, ele soma 23 jogos pelo clube.

Naves vs Vasco:

Palmeiras anuncia renovação de Cria da Academia

Naves durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras prolongou em mais um ano o vínculo de Naves com o clube

O Palmeiras anunciou na tarde desta quinta-feira a extensão de contrato do zagueiro Naves, de 22 anos. O vínculo do jogador, que se encerrava no fim de 2027, foi prolongado até dezembro do ano seguinte.

“Estou extremamente feliz. Agradecer primeiramente a Deus, depois à minha família e principalmente ao clube pela confiança. Sei o que tenho feito no meu dia a dia e, a cada dia mais, tenho colhido os frutos. Essa ampliação de vínculo é mais um fruto colhido”, disse o defensor.

Promovido ao time profissional de forma definitiva em janeiro do ano passado, Naves recebeu diversos elogios da comissão técnica pelas atuações em campo. Com a ida de Gustavo Gómez para a Copa América, o defensor tem a chance de ser mais utilizado. No elenco, ainda, o Verdão conta com mais zagueiros oriundos da base: Michel e Vitor Reis.

“A vitória em Criciúma nos dá uma confiança maior. No Brasileiro não vínhamos tendo tantos resultados positivos e agora vamos trabalhar para conquistar mais três pontos contra o Vasco. Sobre o período de treinos, é muito importante. Sabemos onde estamos pecando e o que temos a melhorar como, por exemplo, a eficácia nos gols. Vamos trabalhar em cima disso para, quando voltarem os jogos, melhorarmos nosso desempenho”, finalizou.

Naves pelo Palmeiras

No clube desde 2017, Naves faz parte da geração 2002 que ganhou diversos títulos expressivos nas categorias de base, desde os campeonatos nacionais mais importantes (Brasileiro, Copa do Brasil e Copinha) até o título do Mundial de Clubes – este pela categoria Sub-17, em 2019.

Volante de origem, o jogador estreou profissionalmente no fim de 2021, em duelo contra o Athletico-PR pelo Brasileirão, em Curitiba. Ao todo, o zagueiro soma 23 partidas pelo time principal do Palmeiras.

Lesão de Gómez é a chance para Naves atingir as expectativas internas do Palmeiras

Naves em partida do Palmeiras contra o SCCP, válida pela nona rodada do Paulistão 2024 na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Naves deve ganhar mais minutos em campo após o capitão palmeirense fraturar um dos dedos do pé esquerdo

Substituído ainda no primeiro tempo do Derby do último domingo, Gustavo Gómez sofreu uma fratura em um dos dedos do pé esquerdo e ficará afastado dos gramados pelos próximos jogos do Palmeiras. A lesão do paraguaio aconteceu após dura entrada do atacante Romero.

Com Gómez fora de combate, Naves deve ganhar mais minutos na equipe. A Cria da Academia, que entrou no lugar do camisa 15 no clássico, foi um dos destaques do duelo, mostrando segurança na defesa e participando do lance do primeiro gol, marcado por Endrick.

Multicampeão na base, o zagueiro estreou pelo time principal do Verdão em 2021, em duelo contra o Ahtletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. São apenas 21 jogos como profissional, mas muitos elogios recebidos, de companheiros e do técnico Abel Ferreira.

“O Naves é sinistro, ele joga demais. Tem muito mais para mostrar ainda, quando ele pegar uma sequência de cinco jogos, esquece. É diferenciado. Os passes que ele acha, ninguém vê. Só ele”, disse Murilo, em entrevista ao Palmeiras Cast.

“Quem o conhece dos treinamentos e das oportunidades que teve, sabe muito bem. Feliz de ver o começo de carreira dele e com a certeza de que terá uma linda carreira no Palmeiras”, relatou Luan, em maio do ano passado.

O técnico Abel Ferreira destaca, além da qualidade técnica, a postura do defensor em campo, seja nos jogos ou nos treinamentos. “O Naves é um jogador de muita qualidade, mas o que mais me surpreende nele é sua maturidade e a sua seriedade nos treinamentos. Para mim isso é fundamental. São nos treinos que eles passam confiança e recebem a confiança do treinador”, declarou o treinador, ainda em 2022.

O jogador de 21 anos foi a campo três vezes na temporada. Além do Derby, ele atuou contra o Red Bull Bragantino e diante do São Bernardo.

Números de Naves no Campeonato Paulista:

  • 3 jogos;
  • 11 desarmes (líder entre os defensores do Palmeiras);
  • 2 interceptações;
  • 12 cortes;
  • 14 bolas recuperadas;
  • 19 disputas de bola vencidas (3º entre os defensores do Palmeiras);
  • 82% dos passes certos;
  • 2 passes decisivos;
  • 12 lançamentos certos (52%);
  • 3 finalizações.

Números defensivos de Naves impressionam em vitória contra o Bragantino

Naves em jogo pelo Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela quarta rodada do Paulistão 2024, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/By Canon

Naves foi o líder em ações defensivas da partida e ajudou o Verdão a sair com os três pontos de Bragança Paulista

O zagueiro Naves foi um dos grandes destaques do Palmeiras na vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, na noite de quarta-feira, em Bragança Paulista. Firme nos combates e com boa leitura de marcação, o camisa 34 foi o líder do duelo em ações defensivas, com 12.

Em 90 minutos jogados, Naves contabilizou quatro cortes, quatro chutes bloqueados, uma interceptação e três desarmes. Promovido ao time profissional no início do ano passado, o defensor de 21 anos, além da qualidade técnica, também é elogiado por Abel Ferreira pela forma séria que encara as partidas e pela maturidade em campo.

A partida contra o Bragantino foi a primeira de Naves em 2024. No ano passado, o zagueiro foi a campo 14 vezes, sendo seis como titular.

Números completos de Naves vs Red Bull Bragantino:

  • 90 minutos
  • 4 cortes
  • 4 chutes bloqueados
  • 1 interceptação
  • 3 desarmes
  • 1 drible sofrido
  • 5 duelos ganhos
  • 2 faltas cometidas
  • 76% dos passes certos
  • 2 lançamentos certos (6 tentados)
  • 1 finalização

“Muito ansioso” e “sonho realizado”: Naves conta bastidores antes de estreia como titular no Allianz Parque

Naves em jogo do Palmeiras contra o América-MG, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Naves substituiu Gustavo Gómez e foi bastante elogiado por Vitor Castanheira

“Um sonho realizado”, assim disse Naves após a goleada do Palmeiras sobre o América-MG, por 4 a 0. O zagueiro de 21 anos realizou sua estreia como titular no Allianz Parque na partida que manteve o Verdão na liderança do Brasileirão.

Substituindo Gustavo Gómez, Naves conta que precisou trabalhar bem a parte mental nos dias que antecederam a partida porque estava muito ansioso.

“Dois dias atrás eu estava bem ansioso porque seria titular. Trabalhei muito o mental. E hoje pra mim foi um sonho realizado, primeiro jogo no Allianz como titular. Acho que isso é um sonho para qualquer Cria da Academia. Os meninos do Sub-17 estavam no estádio hoje e anos atrás era eu que estava. Só tenho que agradecer a Deus, pude corresponder e agora é seguir minha carreira”, disse o zagueiro, na zona mista do Allianz Parque.

Seguro em campo e também na frente dos microfones, o camisa 34 terminou a partida com quatro ações defensivas certas, quatro duelos individuais vencidos e um passe decisivo, além de 96% de aproveitamento nos passes em geral.

“Tenho trabalhado muito desde o começo do ano para quando as oportunidades aparecerem eu possa ir bem. Eles [Gustavo Gómez, Luan e Murilo] estão sempre me orientando, me ajudando. Eles têm muita experiência, já jogaram na Europa e são fora de série. Temos uma amizade e isso ajuda. Tenho seguido o exemplo deles”, disse o zagueiro.

Castanheira rasga elogios a Naves

A atuação do defensor rendeu-lhe elogios de Vitor Castanheira, que comandou o Palmeiras à beira do gramado. O auxiliar ressaltou as qualidades do atleta.

“É um processo, um caminho que os atletas jovens têm que percorrer. Todos sabemos que não é fácil jogar no Palmeiras, a camisa pesa muito. O Naves só mostrou o que ele apresenta diariamente: segurança, maturidade e confiança. [Estamos] extremamente satisfeitos com ele e todo o resto do time”, disse.