Richard Ríos ou Lucas Evangelista: quem merece a titularidade no Palmeiras?

O goleiro Mateus e os jogadores Vitor Roque e Richard Ríos (E/D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Atuações consistentes de Richard Ríos e Lucas Evangelista rendem ao meio-campo do Palmeiras uma boa disputa pela vaga de titular.

A chegada de Lucas Evangelista ao Palmeiras rendeu boas atuações, o que passou a ameaçar a condição de Richard Ríos como titular absoluto. No confronto desta quarta-feira contra o Cerro Porteño, os dois jogadores podem ser escalados entre os titulares.

Richard Ríos, nesta temporada, disputou 16 jogos, somando 1137 minutos; marcou 3 gols e não deu assistências. Em 2024, o meio-campista teve 49 partidas, com 3279 minutos jogados, 4 gols e 5 assistências.

Já Lucas Evangelista, que começou o ano no Red Bull Bragantino, se destacou com atuações sólidas, jogando 1224 minutos e marcando 3 gols, sem assistências. Em 2024, ele atuou por 4055 minutos, com 2 gols e 6 assistências.

Esses números evidenciam a competêcia dos dois jogadores que competem pela titularidade como segundo volante. Richard Ríos foi eleito para o time ideal do Paulistão 2025, enquanto Lucas Evangelista segue em boa fase. Para você, quem deveria iniciar a partida?

Palmeiras anuncia renovação de 2 atletas importantes para Abel Ferreira

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Criciúma, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras segue política de renovar e valorizar ativos do atual elenco

Nesta segunda-feira, o Palmeiras anunciou a renovação de contrato de Richard Ríos e Vanderlan. Os dois são peças importantes para o elenco de Abel Ferreira.

O colombiano estendeu o vínculo em mais duas temporadas, com término para dezembro de 2028 – o anterior era válido até o fim de 2026. A Cria da Academia também renovou até 31 de dezembro de 2028. Antes, Vanderlan tinha contrato até 2027.

Muito valorizado após a Copa América, Ríos, que chegou ao clube em 2023 após se destacar pelo Guarani, assinou a segunda renovação de vínculo no ano. Em março, ele já havia estendido seu contrato com o Verdão (2025 para 2026). O volante virou titular do Palmeiras e da seleção colombiana.

Formado nas categorias de base do Palmeiras, Vanderlan está no clube desde 2017 e acumula títulos na base e no profissional. Na equipe principal, o lateral-esquerdo, titular na vitória sobre o Vasco, soma 79 jogos.

Veja o que disseram os dois atletas do Palmeiras após as renovações:

Estêvão retorna e Palmeiras intensifica preparação para o Brasileirão

Estêvão durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Atacante estava com a Seleção Brasileira e voltou ao Palmeiras; Gómez e Ríos se apresentam na quinta-feira

O Palmeiras se apresentou na Academia de Futebol, nesta quarta-feira, com novidade. Estêvão voltou ao clube após período com a Seleção Brasileira e realizou um trabalho regenerativo à parte do elenco. A Cria da Academia, que terminou o duelo contra o Paraguai com um problema no olho, deve atuar normalmente contra o Criciúma no domingo.

Em campo, os jogadores realizaram atividades com ênfase nos enfrentamentos no último terço, além de ultrapassagens, cruzamentos e finalizações. Vitor Reis trabalhou normalmente pelo segundo dia consecutivo e estará à disposição da comissão técnica no próximo jogo.

Mayke, Gabriel Menino e Marcelo Lomba ainda não foram a campo e seguem cronograma de recuperação de lesão. Até o confronto frente ao Criciúma, o Verdão terá mais três treinos na Academia de Futebol.

Ríos e Gómez não treinaram no Palmeiras

Também presentes na data Fifa, assim como Estêvão, Richard Ríos e Gustavo Gómez não participaram da atividade desta quarta-feira. A previsão é que os dois jogadores cheguem ao Brasil no começo da noite. Assim, o colombiano e o paraguaio se reapresentaram no treino desta quinta-feira.

Ríos foi titular e atuou por todos os 90 minutos nos confrontos contra Peru e Argentina. Ja Gómez, foi a campo no primeiro jogo do Paraguai (empate em 0 x 0 com o Uruguai) e cumpriu suspensão contra o Brasil.

Golaço de Richard Ríos atingiu mais de 100km/h e abriu caminho para vitória

Richard Ríos comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Independiente Del Valle, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em cobrança de falta, Richard Ríos acertou um lindo chute de longa distância

Richard Ríos acertou, como se diz na gíria do futebol, um ‘verdadeiro pombo sem asa’ para abrir o caminho da vitória do Palmeiras sobre o Independiente del Valle, por 2 a 1, pela Libertadores.

Aos 36 minutos da etapa inicial, Endrick sofreu falta na intermediária e o goleiro adversário não pediu barreira, o que foi suficiente para Ríos finalizar com firmeza, mesmo de longe, e mandar a bola para o fundo das redes.

De acordo com a transmissão da TV Globo, o chute do colombiano atingiu 107km/h. Assista:

Utilizado como titular após algumas partidas no banco de reservas, o camisa 27 foi eleito pela Conmebol o melhor jogar do confronto. Foi o segundo tento anotado pelo volante na temporada. Ao todo, ele soma cinco bolas na rede em 79 jogos pelo Verdão.

Com a vitória, o Palmeiras se classificou à próxima fase da Libertadores e também assumiu o primeiro lugar na tabela geral, que traz vantagens ao time no mata-mata. A equipe finaliza a participação na fase de grupos contra o San Lorenzo, no Allianz Parque.

Richard Ríos vs Independiente del Valle:

  • 82 minutos jogados;
  • 1 gol;
  • 43 ações com a bola;
  • 81% dos passes certos;
  • 1 lançamento certo;
  • 4 duelos ganhos;
  • 4 ações defensivas;
  • 1 falta sofrida.

Decisivo, Richard Ríos marca pela primeira vez em 2024 e enaltece foco do Palmeiras

Richard Ríos comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Vitória, durante partida válida pela primeira rodada do Brasileirão 2024, no Barradão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras estreia com vitória no Brasileirão graças ao gol de Richard Ríos

O pé direito de Richard Ríos fez o Palmeiras iniciar o Campeonato Brasileiro vencendo o Vitória, no Barradão. Titular, o colombiano marcou o único gol do jogo e garantiu os primeiros três pontos da equipe.

Ao final do confronto, Ríos, considerado o melhor jogador da partida pela CBF, enalteceu o foco do time.

“Feliz pelo resultado, começar com o pé direito é sempre bom. Nosso treinador está muito certo quando ele fala das 24 horas para comemorar a vitória ou lamentar a derrota. A gente ganhou um título uns dias atrás, depois viramos a chave para a Libertadores e agora focamos no Brasileirão. Assim que tem que ser, continuar sempre com vontade. O Palmeiras briga por título em todos os campeonatos”, disse o camisa 27, que também criticou o gramado do Barradão.

“Sobre o gramado, não estava em boas condições, mas isso era para os dois times, é difícil jogar aqui, também por conta da torcida. Mas o importante foi sair com os três pontos”, complementou o colombiano, que chegou ao primeiro gol na temporada. Ao todo, são 71 jogos e quatro bolas na rede pelo Verdão.

Em meio à maratona de jogos, o Palmeiras volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Internacional, às 20h, na Arena Barueri.

Richard Ríos vs Vitória: