A quarta do Palmeiras: despedida, renovações, Dudu e treino técnico

Abel Ferreira conversa com elenco do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vindo de 3 vitórias seguidas, o Palmeiras encara o Red Bull Bragantino nesta quinta-feira

A quarta-feira do Palmeiras foi movimentada. O clube se despediu de Luis Guilherme, que foi vendido para o West Ham, da Inglaterra. Das mãos do vice-presidente Paulo Buosi, o jogador de 18 anos recebeu uma placa de agradecimento pelos anos vestindo a camisa do Verdão, tanto na base quanto no profissional.

“O Luis ficou sete anos com a gente, vestiu a nossa camisa com muita honra e também foi campeão”, disse o dirigente. João Paulo Sampaio, coordenador geral da base, também fez elogios. “Felicidade e orgulho. Não só o clube e a família que vão ganhar com isso, mas ele também. É um garoto extraordinário”, declarou. Luis Guilherme foi vendido por 30 milhões de euros ao time inglês, sendo 23 milhões de euros fixos e o restante em bônus.

Se por um lado uma Cria da Academia se despediu, por outro, o clube anunciou a renovação de dois pratas-da-casa: Rafael Coutinho e Lughi. Atletas do Sub-20, os jogadores estenderam seus vínculos até o 2027 – o volante até fevereiro e o atacante até o fim de maio.

Os atletas estão jogando o Campeonato Paulista e o Brasileiro Sub-20. Além disso, participam esporadicamente de algumas atividades do time principal.

Treino do Palmeiras

O time profissional foi a campo na Academia de Futebol na tarde desta quarta-feira e deu seguimento aos trabalhos de olho no confronto frente ao Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão. Fora da última partida, Dudu treinou normalmente ao lado dos companheiros e pode voltar a ser relacionado.

Marcos Rocha durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em campo, a comissão técnica comandou um trabalho coletivo em campo reduzido, no qual os jogadores podiam dar poucos toques na bola. Na sequência, os setores ofensivo e defensivo fizeram movimentações específicas.

O duelo contra o Bragantino acontece às 21h30, no Allianz Parque. Lázaro e Rômulo, machucados, são desfalques, assim como Gustavo Gómez, Richard Ríos e Endrick, convocados por suas seleções. O Verdão é o atual quinto colocado do Brasileirão.

Cícero Souza, treino técnico e finalizações: as novidades da sexta-feira do Palmeiras

Atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Cícero Souza se despediu do clube, em dia que a equipe finalizou a preparação para o último jogo da primeira fase do Paulistão

Na manhã desta sexta-feira, o Palmeiras finalizou a preparação para o confronto diante do Botafogo-SP, o último compromisso da equipe na primeira fase do Campeonato Paulista. Já classificado para o mata-mata, o Verdão entra em campo para confirmar a primeira colocação da tabela geral.

Nos gramados da Academia de Futebol, os atletas realizaram três atividades: primeiro um treino técnico específico, depois um rachão e, por fim, alguns jogadores aprimoraram cruzamentos e finalizações. Dudu, Gustavo Gómez e Bruno Rodrigues cumpriram cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance.

No Choque-Rei do domingo passado, o técnico Abel Ferreira repetiu pela primeira vez no ano uma escalação. Para a partida deste sábado, na Arena Barueri, o treinador tem a opção de utilizar o mesmo esquema, com a volta de Mayke na lateral-direita; ou escalar uma equipe alternativa, visando fazer o último teste antes do mata-mata. Tirando os lesionados, todos os jogadores estão à disposição.

Até o momento, 9.400 ingressos foram vendidos de forma antecipada. Os bilhetes estão sendo comercializados através do site Ingressos Palmeiras.

Despedida oficial de Cícero Souza

Despedida de Cícero Souza, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Antes do treino, Cícero Souza se despediu oficialmente e recebeu uma homenagem dos funcionários do Palmeiras. Os profissionais entregaram um quadro assinado e uma placa. Nesta semana, o ex-gerente do clube aceitou a proposta de trabalhar na CBF.

“Há nove anos e três meses, o Palmeiras entrou na minha vida e me deu a oportunidade de me transformar como ser humano, de evoluir como profissional, de permitir me testar e a cada dia buscar sempre uma versão melhor. Desde que o Palmeiras entrou na minha vida, muita coisa boa aconteceu”, disse.

“Para o torcedor, as maiores conquistas são os troféus, mas, para mim, são as amizades, o respeito, as relações, e eu me orgulho muito disso. Tudo que fiz foi com muito amor, dedicação e empenho. Espero transportar muito do que aprendi aqui. O Palmeiras hoje tem estrutura, processos, comissão técnica, time, estafe, mas tem uma coisa que vale muito mais: um ambiente propício e que isso possa perdurar por muito tempo. Aqui todas as pessoas se gostam, se amam, se entregam e o time em campo é o grande reflexo disso”, concluiu.

O clube decidiu não ir ao mercado para repor a saída de Cícero. A medida tomada pela diretoria foi dividir a responsabilidade do cargo para três profissionais promovidos, que já trabalhavam na Academia de Futebol.

Palmeiras faz treino técnico específico a dois dias de confronto com o Atlético-MG

Gabriel Menino e Mayke durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras busca voltar a vencer no Campeonato Brasileiro

O Palmeiras deu sequência à preparação para o confronto com o Atlético-MG nesta terça-feira, na Academia de Futebol. O duelo, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, acontece na noite de quinta, no Allianz Parque.

Em campo, Abel Ferreira e seus auxiliares iniciaram o dia com um treino técnico no qual os jogadores precisaram cumprir ações específicas. Na sequência, o grupo foi dividido em dois para trabalhos de enfrentamento. Por fim, meias e atacantes aprimoraram cruzamentos e finalizações, enquanto os zagueiros e os laterais treinaram saídas de bola e transições.

Para o confronto diante do Atlético, o Palmeiras não contará com Abel à beira do gramado. O treinador foi suspenso pelo STJD, pela fala contra a arbitragem no jogo frente ao Grêmio, e o clube decidiu não recorrer da decisão. Ele também ficará de fora da partida contra o Coritiba, no domingo.

Os jogadores convocados (Gustavo Gómez, Piquerez, Raphael Veiga e Richard Ríos) devem retornar ao clube amanhã, mas suas presenças em campo diante dos mineiros ainda não estão confirmadas. O Palmeiras volta a treinar na manhã desta quarta-feira.

Gabriel Menino fala após treino do Palmeiras

Ao final das atividades, Gabriel Menino concedeu entrevista e valorizou a pausa no calendário.

“É um momento difícil que estamos vivendo. Foram duas derrotas que mexeram com a gente. Essa semana ajudou muito para mantermos a nossa disciplina e sabermos controlar bem. Cada um sabe o seu momento e fazemos o que sabemos de melhor, que é treinar e nos doar ao máximo dentro de campo. A semana foi boa para trabalhar isso, trabalhar mentalmente”, disse.

Palmeiras fecha semana com treinos técnicos; Luis Guilherme se recupera de lesão

Luis Guilherme durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Meia iniciou o processo de transição com os profissionais do Núcleo de Saúde e Performance do Palmeiras

O Palmeiras finalizou na manhã deste sábado, na Academia de Futebol, a semana de trabalho sem jogos oficiais por conta da data Fifa. O Verdão volta a campo na próxima sexta-feira para enfrentar o Goiás, no Allianz Parque.

No campo, após ativação muscular na parte interna, os jogadores realizaram pelo terceiro dia seguido atividades técnicas, em campo reduzido. A comissão técnica dividiu o grupo em duas equipes de 11 jogadores, que contou com jogadores da equipe Sub-20, como o atacante Kevin.

Elenco e comissão técnica folgarão neste domingo e retornarão aos trabalhos na segunda-feira.

Luis Guilherme inicia processo de transição física no Palmeiras

A grande novidade do dia foi o meia Luis Guilherme. Recuperado de um estiramento na coxa direita sofrido no duelo contra o Cruzeiro, o jogador iniciou o período de transição física sob comando dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance Dr. Gustavo Magliocca.

O atleta de 17 anos não atuou nas partidas contra Cuiabá, Vasco e SCCP, pelo Brasileirão, e também ficou de fora dos dois confrontos contra o Deportivo Pereira, pela Libertadores. Ele é uma das opções para substituir Dudu, que está lesionado e fora da temporada.

De uniforme novo, Palmeiras realiza treino técnico na reapresentação; Navarro tem edema detectado

Artur durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras entra em campo no domingo para enfrentar o Coritiba, no Allianz Parque

Após a quinta-feira de folga, o Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol e iniciou a preparação para o confronto diante do Coritiba, pelo Brasileirão, que acontece no domingo, às 18h30, no Allianz Parque. Elenco e comissão técnica estrearam a nova coleção de uniformes de treinos da Puma para a temporada 2023.

O técnico Abel Ferreira e os auxiliares comandaram atividades técnicas: primeiro, um exercício de marcação, posicionamento, raciocínio e passes no qual os jogadores tinham objetivos estipulados a cumprir; na sequência, o grupo realizou um coletivo de cinco contra cinco.

Participaram do treinamento os atletas que entraram no segundo tempo da partida diante do Fortaleza, na última quarta-feira, e os que não atuaram. Os titulares ficaram apenas na parte interna e seguiram cronograma de atividades regenerativas.

“Será mais um jogo difícil. No Brasileiro, cada rodada é muito importante, e vamos voltar a jogar perto do nosso torcedor. Na nossa casa é muito difícil bater a gente. Esperamos fazer mais um bom jogo para voltarmos a vencer no Brasileiro e continuarmos na parte de cima da tabela”, disse Breno Lopes, que concedeu entrevista após o treino.

O Palmeiras dá sequência à preparação neste sábado, às 10h, na Academia de Futebol.

Palmeiras informa situação de Rafael Navarro

Rafael Navarro em disputa pelo Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023, no Castelão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Substituído no último confronto após sentir um incômodo na coxa, Rafael Navarro passou por exames e teve detectado um edema na coxa direita. Atacante reserva mais utilizado por Abel na temporada, o camisa 29 deve desfalcar o Verdão nos próximos jogos.

Além de Navarro, Marcos Rocha também está com um edema muscular e deve seguir fora. Outros desfalques são Murilo e Atuesta.