Não pega pênalti? Weverton alcança 15ª defesa pelo Palmeiras

O goleiro Weverton, da SE Palmeiras, defende pênalti em jogo contra a equipe do Fortaleza EC, durante partida válida pela quinta rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Arena Castelão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Herói em Fortaleza, Weverton chegou à 15ª defesa de pênalti com a camisa do Palmeiras

No último domingo (20), o Palmeiras enfrentou o Fortaleza fora de casa e saiu vitorioso por 2 a 1, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro.

A vitória do Verdão só foi garantida graças ao goleiro Weverton, que brilhou nos acréscimos do segundo tempo. Aos 48 minutos, o camisa 21 defendeu um pênalti cobrado por Lucero, garantindo os três pontos para o Verdão.

Com essa defesa, Weverton chegou à marca de 15 pênaltis defendidos pelo Palmeiras, contando as batidas em tempo regulamentar e disputas por penalidades. Confira a lista completa:

Pênaltis defendidos por Weverton no Palmeiras:

Desempenho de Weverton nos últimos anos*:

2024

  • Gols sofridos: 52
  • Defesas: 187
  • Média de defesas por gol sofrido: 3,59
  • Média de chutes para sofrer um gol: 4,6

2023

  • Gols sofridos: 50
  • Defesas: 211
  • Média de defesas por gol sofrido: 4,22
  • Média de chutes para sofrer um gol: 5,2

2022

  • Gols sofridos: 35
  • Defesas: 150
  • Média de defesas por gol sofrido: 4,28
  • Média de chutes para sofrer um gol: 4,7

* Fonte: Análise Verdão

Weverton faz História no Palmeiras ao atingir 400 jogos; conheça mais sobre sua trajetória

O goleiro Weverton, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do Fluminense FC, durante partida válida pela trigésima oitava rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Weverton, goleiro do Palmeiras, atingiu a incrível marca de 400 jogos pelo Verdão; arqueiro é 18º atleta que mais vestiu a camisa do maior campeão do Brasil.

Ao entrar em campo ontem no estádio Brinco de Ouro, Weverton atingiu a icônica marca de 400 jogos com a camisa do Palmeiras, feito atingido por apenas outros 17 jogadores na História. O goleiro chegou ao Palmeiras em 2018, vindo do Athletico Paranaense, com status de campeão olímpico em 2016. Na ocasião, os três goleiros do Verdão eram Fernando Prass, Jailson e Daniel Fuzato.

O primeiro ano de Weverton no Palmeiras foi vitorioso, conquistando o Campeonato Brasileiro de 2018. A partir de então, ele se tornou titular absoluto, ajudando o clube a conquistar mais 11 títulos: dois Brasileiros (2022 e 2023), quatro Paulistas (2020, 2022, 2023 e 2024), duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).

Weverton estreou com vitória pelo Palmeiras no dia 11 de março, quando o time enfrentou o Ituano, em Itu, pelo Campeonato Paulista, e venceu por 3 a 0. Nenhum dos jogadores que entraram em campo na ocasião seguem no clube. Como curiosidade, o árbitro do jogo número 1 foi o mesmo que apitou o jogo 400.

Weverton é o quarto atleta mais antigo do atual elenco, sendo superado apenas por Raphael Veiga, Mayke e Marcos Rocha. Por ser goleiro, no entanto, foi o primeiro a atingir a marca de 400 jogos.

Weverton se aproxima de melhor marca pelo Palmeiras em Campeonatos Brasileiros

Weverton em jogo do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela vigésima nona rodada do Brasileirão 2024, no estádio Nabi Abi Chedid.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Contra o Red Bull Bragantino, Weverton passou mais uma partida sem ser vazado

Depois de um Paulistão inconstante, Weverton recuperou a confiança e, principalmente, o alto desempenho defendendo o gol palmeirense. Em ótima fase pelo clube aos 36 anos, o arqueiro foi premiado com a convocação para a Seleção Brasileira no último sábado.

Diante do Red Bull Bragantino, o camisa 21 somou mais uma partida com a baliza a zero no Brasileirão e está próximo de ultrapassar seu recorde pelo Verdão. Na atual edição, ele é o goleiro com mais jogos sem ser vazado: 14 em 29 partidas. Seu maior número pelo clube na competição nacional foi em 2022, quando passou 16 jogos sem sofrer gols.

Mantendo o desempenho que vem apresentado e contando com sólido sistema defensivo do Palmeiras (melhor defesa do campeonato), Weverton tem tudo para ultrapassar o número de duas temporadas atrás.

No Brasileiro de 2024, além dos 14 jogos com a baliza a zero, Weverton também soma 99 defesas, 10 socos na bola, 11 saídas certas do gol e 29 bolas afastadas da área. Dos 29 jogos disputados pelo Verdão, ele foi a campo em 28 oportunidades.

Quantidade de jogos de Weverton sem sofrer gols no Brasileirão pelo Palmeiras:

  • 2018 – 11 partidas (23 jogos disputados);
  • 2019 – 13 partidas (31 jogos disputados);
  • 2020 – 11 partidas (30 jogos disputados);
  • 2021 – 7 partidas (21 jogos disputados);
  • 2022 – 16 partidas (34 jogos disputados);
  • 2023 – 15 partidas (35 jogos disputados);
  • 2024 – 14 partidas (28 jogos disputados até o momento).

Weverton elogia Palmeiras e atuação de Dudu: “Temos um craque dentro de campo”

Weverton em jogo do Palmeiras contra o Atlético-MG, durante partida válida pela vigésima oitava rodada, do Brasileirão 2024, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em entrevista após a vitória sobre o Atlético-MG, Weverton revelou uma frase que faz sentido a Dudu

O Palmeiras derrotou o Atlético-MG, em Campinas, e chegou à sexta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Duas vezes de pênalti, Raphael Veiga marcou os tentos do triunfo por 2 a 1.

Após a partida, Weverton concedeu entrevista na saída do gramado do Brinco de Ouro. O goleiro analisou a partida palmeirense, a dificuldade do adversário e elogiou a entrega do elenco em campo.

“Uma vitória muito difícil e a gente sabia que seria assim. O Atlético vinha confiante depois da classificação e a gente sabe que as coisas fluem naturalmente quando se está nesta vibe. Então, sabíamos das dificuldades, eles também colocaram alguns titulares para jogar”, disse.

“A gente se impôs no jogo. Teve a questão do vento, que para o goleiro é a pior adversidade que tem. Porque a bola varia muito e do nada acaba vindo algumas rajadas de vento, isso influencia na velocidade e direção da bola. Superamos isso. A vitória era muito importante. Parabéns à equipe que se entregou do início ao fim. Cumprimos aquilo que o Abel pediu, encaramos o jogo como uma final. Às vezes vamos ganhar com mais facilidade, outras vezes não. O importante, no entanto, são os três pontos”, complementou.

O camisa 21, logo no primeiro lance da partida, acabou se chocando com Deyverson e sentiu muitas dores nos dedos da mão. Weverton, apesar das dores, manteve-se no jogo. Vale destacar que, no banco de reservas, o substituto imediato era Mateus, da base, que ainda não estreou profissionalmente – Marcelo Lomba está em fase final do processo de transição física.

Por fim, Weverton também falou sobre Dudu. O camisa 7 entrou no segundo tempo e sofreu o pênalti decisivo para a vitória.

“Existe uma frase que tem a ver com ele, que é ‘o curto prazo nem sempre é justo, mas o longo é justo’. O Dudu vem colhendo aquilo que ele vem plantando no dia a dia. Ele é o primeiro a chegar e dá o melhor todos os dias. E quem ganha com isso é a gente, que temos um craque dentro de campo. Ele está ganhando a melhor forma. Não podemos esquecer que ele teve uma lesão muito grave e agora está recuperando a forma no melhor momento. Estamos muito felizes”, concluiu.

Weverton vs Atlético-MG:

  • 90 minutos;
  • 3 defesas;
  • 1 bola afastada da área;
  • 42 ações com a bola;
  • 57% dos passes certos;
  • 1 passe decisivo;
  • 7 lançamentos certos (20 totais);
  • 1 duelo vencido;
  • 1 falta sofrida.

Weverton iguala Ademir da Guia em ranking pelo Palmeiras

Weverton em jogo do Palmeiras contra o Athletico-PR, durante partida válida pela vigésima quinta rodada do Brasileirão 2024, na Arena da Baixada.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Weverton empatou com o maior ídolo do Verdão na vitória sobre o Athletico-PR

Disputando a sétima temporada pelo Palmeiras, Weverton alcançou mais um feito importante pelo clube no último domingo, com a vitória sobre o Athletico-PR, por 2 a 0, na Ligga Arena.

O goleiro igualou Ademir da Guia, maior ídolo da História do clube, e se tornou o terceiro jogador com mais vitórias em Campeonatos Brasileiro pelo Verdão (veja o top-10 abaixo). Agora, são 109 triunfos para o arqueiro tricampeão da competição.

Colecionador de diversos títulos pelo clube (12 no total), Weverton vive grande fase e vem fazendo a diferença para o Palmeiras. Diante do Athletico-PR, o camisa 21 realizou um total de nove defesas, sendo quatro delas em chutes de dentro da área. Pelo aplicativo Sofascore, ele foi o melhor goleiro da rodada.

Com apenas 19 gols sofridos em 25 jogos disputados, Weverton faz do Palmeiras a melhor defesa da atual edição do Brasileirão, empatado com o Internacional. Além disso, ele é o arqueiro com mais jogos sem ser vazado (11) e o quinto em defesas realizadas (83).

Weverton e quem mais? Confira os jogadores com mais vitórias pelo Palmeiras no Brasileirão

1º – Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues): 129 vitórias;
2º – Emerson Leão: 112 vitórias;
3º – Ademir da Guia e Weverton – 109 vitórias;
5º – Dudu (Olegário Tolói de Oliveira) – 100 vitórias;
6º – Mayke – 94 vitórias;
7º – Eurico – 91 vitórias;
8º – Marcos Rocha e Zé Rafael – 90 vitórias;
10º – Edu Bala – 87 vitórias.