Gabriel Menino retoma confiança e recupera espaço no elenco

Gabriel Menino do Palmeiras em disputa com Balbuena do SCCP, durante partida válida pela vigésima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Itaquerão.
Cesar Greco

Nos últimos 20 jogos do Palmeiras na temporada, Gabriel Menino participou de 16

Depois de um 2021 de altos e baixos, no qual sofreu com contusões no tornozelo, Gabriel Menino perdeu espaço no elenco do Palmeiras na atual temporada com as chegadas de Atuesta e Jailson, mais a consolidação de Zé Rafael e Danilo como titulares. Assim, o camisa 25 se tornou uma das últimas opções para o setor e o resultado foi o corte da lista final para o Mundial de Clubes.

Na trajetória campeã Paulista do Palmeiras, a Cria da Academia participou de apenas quatro das 16 partidas que o time disputou. Vale lembra que o jogador, no mês de março, teve um período afastado por problemas no tornozelo.

“Todos jogadores têm altos e baixos. Me desviei um pouco, me desviei ali por um momento na minha carreira”, chegou a dizer o jogador, na zona mista do Allianz Parque após o jogo frente ao Goiás, no último dia 7.

Meses depois, contudo, Menino recuperou seu espaço na equipe. O meio-campista aproveitou a lesão de Jailson, voltou a ser utilizado com frequência por Abel e, atualmente, é o reserva imediato de Zé Rafael e Danilo. A volta do camisa 25 aos gramados e os últimos bons desempenhos refletem nos números.

O atleta participou de 16 dos últimos 20 jogos do Palmeiras na temporada, sendo seis como titular e acumulando 679 minutos. Nesse período, marcou o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, no Allianz Parque. Além disso, nos jogos em que foi escalado desde o início, somou, de acordo com o SofaScore:

  • 25/43 duelos ganhos;
  • 187/218 passes certos (86%);
  • 5 passes decisivos;
  • 19/35 lançamentos certos (54%);
  • 25 ações defensivas (cortes, desarmes e interceptações).

Ao analisarmos o recorte dos 20 jogos anteriores, Menino participou de menos da metade (9), sendo que passou mais de um mês sem entrar em campo.

“Graças a Deus meus companheiros me deram força. A comissão técnica, o Abel, minha família e meu empresário confiaram em mim. Eu sei o jogador que sou e que posso ser. Voltei a colocar minha cabeça no lugar”, destacou.

Abel destaca confiança em Gabriel Menino

Gabriel Menino durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

O técnico Abel Ferreira não deixou de acreditar no jogador, mesmo no período em que Menino esteve em baixa. Em entrevistas recentes, o comandante reafirmou a confiança que tem na Cria da Academia e comentou a evolução do meio-campista na parte tática.

“Gabriel Menino está cada vez melhor, mais confiante, mais atento e mais inteligente na parte tática”, elogiou Abel. “Confiamos nele, e a prova é que quando o Jailson se lesionou, não fomos buscar nenhum jogador. Seria muito fácil, perdemos um e vamos buscar outro”, disse.

“Isso é uma prova que acreditamos nos jogadores e vamos dar oportunidade. Depois cabe a eles fazer o caminho”, completou o técnico.

Gabriel Menino estreou pelo profissional do Palmeiras no começo de 2020, ainda com Vanderlei Luxemburgo. Em seu primeiro ano, tornou-se titular e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. Em 2021, não repetiu o desempenho e acabou perdendo espaço.

Na atual temporada, soma 29 partidas e dois gols. Em toda sua trajetória no time principal do Verdão, contabiliza 124 jogos e foi às redes oito vezes.

Deixe uma resposta