0
X
3

São Bernardo 0x3 Palmeiras

O Palmeiras venceu o São Bernardo com tranquilidade, por 3 a 0, no ABC, e garantiu passagem à semifinal do Campeonato Paulista. A classificação veio sem sustos, numa partida que conciliou uma postura coletiva cautelosa com uma noite individualmente inspirada de Flaco López e, principalmente, de Estêvão.

Diante de um time muito bem armado, com uma linha de cinco bem definida e com saída rápida, o Palmeiras precisou redobrar os cuidados no meio do campo para não sofrer gols de transição. Isso fez com que o time tivesse alguma dificuldade em estabelecer as superioridades numéricas no campo de ataque; nossos jogadores se mostravam espaçados e tendo que recorrer a passes mais longos.

Felizmente o talento de Estêvão apareceu logo a 15 minutos: depois de lançamento de Weverton, Flaco López ganhou pelo alto de Matheus Salustiano e a bola sobrou para Estêvão, que protegeu a bola e ajeitou, para disparar um petardo de canhota que ainda beijou a parte interna da forquilha esquerda de Alex Alves, que não teve o que fazer, antes de entrar.

Com a dianteira no placar, o Palmeiras tentou atrair o São Bernardo para seu campo para ter mais espaços, mas o time da casa não caiu na armadilha e seguiu com seu plano de jogo, o que manteve o jogo amarrado e com poucas emoções. Até que aos 46, Estêvão marcou mais um golaço: recebeu passe de Flaco López na risca lateral, trouxe para dentro e bateu, do bico da área, com curva, no rodapé direito, para vencer Alex Alves.

A desvantagem por dois gols obrigou o São Bernardo a sair da toca e o Palmeiras, enfim, teve espaço. As chances do Verdão foram se sucedendo, até que Flaco López, aos 12, aproveitou uma saída em falso de Alex Alves, após ótima jogada de Richard Ríos pela direita, e testou firme para o gol vazio, sacramentando a classificação.

E o placar poderia ter sido maior não fosse a anulação do que seria o terceiro de Estêvão na partida – após lançamento do estreante Bruno Fuchs, o camisa 42 ganhou de Pará, driblou o goleiro e tocou para o gol vazio, mas o auxiliar pegou impedimento, confirmado pelo VAR. Foi por muito pouco.

Abel então aproveitou para fazer mais trocas, economizar titulares e dar rodagem para outros jogadores – o mais importante foi a volta de Felipe Anderson, em quem ainda se pode depositar muitas esperanças. O camisa 9 atuou por 12 minutos e tentou algumas jogadas interessantes.

Em seis dias o Palmeiras passou de virtual eliminado a único classificado para as semifinais, com mando de campo garantido; a pressão da torcida, que vinha atingindo níveis de chatice insuportáveis, desapareceu quase por completo e o que se vê hoje em torno do elenco é uma onda de confiança e apoio. No futebol, as coisas mudam muito rápido.

Resta acompanharmos a sequência da rodada para descobrirmos quem será nosso adversário. Não sabemos nem se poderemos contar com o Allianz Parque, já que há um show programado para o próximo sábado. Vamos torcer para que a diretoria tenha alguma força nos bastidores para posicionar a partida na segunda-feira, dia 10, para que possamos jogar realmente em casa. E podemos até ter o Tigrinho em campo, quem sabe? VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

São Bernardo

Alex Alves
Hélder
Matheus Salustiano
Augusto
Foguinho
Hugo Sanches
Lucas Lima
Romisson
Emerson Santos
Lucas Rian
Pará
Léo Jabá
Lucas Tocantins
Guilherme Queirós
Fabrício Daniel
Ricardo Catalá
TÉCNICO


Primeiro tempo

17'
Palmeiras

GOLAAAAAÇO DO PALMEIRAS! Weverton fez lançamento atravessando o campo, Flaco López disputou a bola pelo alto e ela sobrou com Estêvão, na meia direita; o garoto puxou para o meio e bateu firme, de fora da área, onde a coruja dorme: a bola pegou na trave esquerda de Alex Alves e entrou no outro lado do gol.

20'
São Bernardo

PEGA, WEVERTON! Pará recebeu na meia esquerda, puxou para a perna direita e bateu forte, de muito longe, e levou perigo ao gol de Weverton, que se esticou e conseguiu espalmar para escanteio.

38'
Palmeiras

QUE JOGADA! Estêvão fez boa jogada individual pelo meio, tabelou com Raphael Veiga, recebeu dentro da área pelo lado direito e bateu firme, cruzado, dando trabalho a Alex Alves, que espalmou para escanteio.

47'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Flaco López recebeu a bola na intermediária e fez bom lançamento para Estêvão, no lado direito; o camisa 41 levou a bola por dentro, chegou no bico da área e bateu de chapa, com curva, no canto direito de Alex Alves.

51'

Matheus Delgado Candançan apitou o fim da primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações na escalação.

10'
Palmeiras

UUUHHH! Micael recebeu a bola na meia esquerda e cruzou na medida para Flaco López, no segundo pau; o argentino cabeceou com perigo, mas Alex Alves foi buscar.

11'
Palmeiras

QUE CHANCE! Richard Ríos roubou a bola no ataque e serviu Estêvão na direita; com a defesa desarmada, o garoto tinha muitas opções de passe, mas tentou a jogada individual e finalizou sem força, deixando fácil para Alex Alves encaixar.

13'
Palmeiras

GOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Richard Ríos disparou pela ponta direita, em bela jogada individual e alçou a bola na área; Alex Alves saiu caçando borboletas e a bola caiu para Flaco López, que tinha o gol aberto, e só precisou tocar de cabeça.

15'
Palmeiras

Entrou: Bruno Fuchs
Saiu: Micael

21'
Palmeiras

GOL ANULADO! Bruno Fuchs descolou bom lançamento do campo defensivo para Estêvão, que passou nas costas da defesa, dominou a bola na entrada da área, driblou o goleiro Alex Alves e tocou para o gol vazio. Após o fim da jogada, o bandeirinha indicou impedimento, que foi confirmado por poucos centímetros.

28'
Palmeiras

Entraram: Thalys e Aníbal Moreno
Saíram: Flaco López e Emi Martínez

29'
Palmeiras

Estêvão recebeu a bola no lado direito do ataque e tocou curto com Thalys, na entrada da área; o garoto conduziu um pouco e bateu com força, mas a bola subiu demais.

39'
Palmeiras

Entraram: Felipe Anderson e Mayke
Saíram: Facundo Torres e Estêvão

49'

Matheus Delgado Candançan apitou o fim da segunda etapa após três minutos de acréscimo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Uma boa defesa para os fotógrafos e bons lançamentos.
7
Marcos Rocha
Capitão do time, usou toda sua experiência e competência no flanco.
7
Murilo
Jogando pela direita, não levou nenhum susto.
6
Micael
Boa estreia, transmitindo confiança e firmeza.
6.5
Bruno Fuchs
Acertou um ótimo lançamento e teve boas intervenções.
6.5
Vanderlan
Começou mal e inseguro, mas depois estabilizou.
6
Emi Martínez
Muito forte no posicionamento e na marcação, fez um belo jogo.
7.5
Aníbal Moreno
Entrou bem e manteve o nível do titular. A briga está boa.
6.5
Richard Ríos
Aparenta estar mais forte fisicamente; foi fundamental no duelo por espaços no meio-campo. Belíssima jogada de apoio no terceiro gol.
7.5
Estêvão
Exibição de gala no sábado de Carnaval. DEZ, NOTA DEZ!
10
Mayke
s/n
Raphael Veiga
Bem marcado, restou-lhe atrair os adversários para abrir espaços.
6.5
Facundo Torres
Manteve a zaga adversária aberta e fez boas jogadas no corredor.
7
Felipe Anderson
s/n
Flaco López
Não fosse o Estêvão, teria sido o melhor em campo. Reagiu bem à contratação de Vitor Roque, com ótima movimentação e ganhando muitos duelos. Apanhou demais.
9
Thalys
Joga de cabeça erguida e tem um jogo muito elegante. É o futuro.
7
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Definiu bem os processos, que o time seguiu absurdamente à risca. Não teve muito trabalho nas mexidas e foi protocolar.
7.5




Deixe uma resposta