Jogando no Brinco de Ouro, em Campinas, o Palmeiras venceu o Guarani por 4 a 1 e, pela primeira vez na temporada, usou o que tinha de melhor no elenco. Abel Ferreira, às portas de mais um Derby, interrompeu o rodízio entre grupos no elenco e escalou o time mais forte possível, abrindo mão de um centroavante. Com um 4-2-2-2 sem referência, conseguiu envolver a defesa adversária e com 12 minutos já vencia por 2 a 0. Assim, o time chegou à primeira goleada do ano e devolveu a confiança aos jogadores e à torcida.
O fato de escalar a força máxima parece ter estimulado mais os jogadores, que pela primeira vez no ano demonstraram estar em competição. Estar com os melhores em campo, quase todos empenhando 100% dos esforços, poucos dias antes de enfrentar o arquirrival, foi uma combinação forte demais para o Guarani, que pagou o pato.
Aos 5, Estêvão foi lançado em profundidade e tocou na saída do goleiro, mas a bola acabou desviada para escanteio. Na cobrança, Ríos aproveitou que o goleiro ficou estático e só escorou, da pequena área, para as redes, abrindo o placar.
Aos 12, após roubada de bola no ataque, Mauricio aproveitou bola rolada e fuzilou Gabriel Mesquita, aumentando o placar e desenhando a goleada. O Verdão continuou sufocando o Guarani e criava mais e mais chances, aproveitando a enorme mobilidade do quarteto ofensivo.
Aos 47 minutos, Rafael Veiga fez o terceiro após cruzamento de Ríos, mas o gol foi anulado com alegação de impedimento de Estêvão, que não participou da jogada, após intervenção do VAR. A arbitragem da FPF tem como princípio básico ajudar o rival de Itaquera e prejudicar o Palmeiras, sem ordem específica.
O segundo tempo começou no mesmo ritmo do primeiro, com o Palmeiras empilhando chances. O terceiro gol veio aos 12, com Estêvão fazendo jogada individual e fuzilando da entrada da área, de canhota, no canto esquerdo de Gabriel Mesquita.
Embora as estatísticas apontem até um equilíbrio no número de finalizações, o Guarani jamais ameaçou o gol de Weverton, com tiros prensados, rechaçados ou muito desequilibrados. O próprio gol do time da casa nasceu de um erro de Marcos Rocha e precisou da sorte, já que Gustavo Gómez cortou o cruzamento parcialmente e a bola foi na medida para Deni Junior desviar para o canto de Weverton.
Susto mesmo foi na jogada seguinte ao gol, em que o Guarani reclamou pênalti, absolutamente inexistente, em jogada de velocidade que João Victor tropeçou em seus próprios pés. Se ficasse 3 a 2 o jogo complicaria. Mas foi só um susto.
Abel começou a rodar o time para evitar expulsões e descansar os mais desgastados. A última mexida foi de ordem tática: montou um 3-4-3, mandando Naves no lugar de Veiga. O Guarani, lançado à frente, deixou muito espaço para nosso trio de ataque, então com Estêvão, Thalys e Facundo Torres, explorar. Foram 3 chances seguidas que o Palmeiras não marcou por muito pouco, com Torres, Thalys e Fabinho. Até que veio o quarto gol, num cruzamento primoroso de Piquerez que encontrou a testa de Estêvão, que só cumprimentou e deu números finais ao placar.
Abel pediu confiança aos torcedores na última coletiva. A partida em Campinas deu razão ao treinador, que mostrou que tudo está dentro do plano. As partidas iniciais mostraram dores de crescimento, necessárias para que o time não sinta, lá na frente, esforços desnecessários. O imediaismo de parte da torcida tumultua, mas o time respondeu na hora certa e recuperou o apoio que será tão importante na próxima quinta-feira, no Allianz Parque.
Pazes com a vitória, pazes com a torcida, dois novos esquemas bem engatilhados para quando forem necessários. Sem um grande camisa 9 contratado, talvez seja mesmo preciso, antes que esperávamos.
Agora, vamos enfrentar o Corinthians, com arbitragem da FPF. Preparem-se para passar muita, mas muita raiva. Mas o final, ainda assim, pode ser bem feliz. É QUINTA-FEIRA, VAMOS PALMEIRAS!
QUE CHANCE! Estêvão recebeu pela meia direita, conduziu a bola com velocidade, invadiu na área e finalizou de perna esquerda, mas Emerson chegou com boa cobertura e desviou o chute, jogando a bola para escanteio.
7'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cobrou escanteio fechado pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Richard Ríos na pequena área; o colombiano subiu e cabeceou firme para o chão, abrindo o placar para o Verdão.
9'
Guarani
UFA! João Vitor avançou pelo lado esquerdo do ataque e cruzou no segundo pau para Luiz Miguel, que cabeceou com muito perigo, mas a bola saiu à esquerda de Weverton.
13'
Palmeiras
GOOOOOLLLLL DO PALMEIRAS! Mauricio pressionou Nathan na saída de bola e ela sobrou com Raphael Veiga, que acionou Mauricio na entrada da área; o meia bateu firme de perna canhota, no canto direito de Gabriel Mesquita.
19'
Palmeiras
Aníbal Moreno bateu de primeira de fora da área, com perigo; Gabriel Mesquita espalmou e Mauricio pegou o rebote, mas foi travado pela marcação de Lucas Justen.
23'
Palmeiras
UUUHHH! Raphael Veiga cobrou falta pelo meio, por cima da barreira e deu muito trabalho a Gabriel Mesquita, que espalmou para escanteio.
42'
Palmeiras
QUE JOGADA! Estêvão partiu em velocidade pela meia direita e acionou Mauricio, em profundidade; o meia passou nas costas da defesa e saiu na cara do gol, mas chutou para fora.
48'
Palmeiras
GOL ANULADO! Murilo recebeu no lado direito do ataque, chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para a chegada de Raphael Veiga; o meia bateu firme, de perna esquerda, no canto direito de Gabriel Mesquita, sem chance de defesa. Após revisão no VAR, Vinicius Araujo anulou o gol por impedimento de Estêvão, que não tocou na bola mas protegeu a bola para a chegada de Murilo.
50'
Vinicius Gonçalves Dias Araújo encerrou o primeiro tempo após 4 minutos de acréscimo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou do vestiário sem alterações na escalação.
8'
Palmeiras
QUE JOGADA! Estêvão recebeu a bola no campo de defesa, disparou em velocidade, deixou dois marcadores para trás e tocou na ponta esquerda para Facundo Torres, que bateu firme, de primeira, mas não pegou bem e a bola saiu em tiro de meta.
13'
Palmeiras
GOLAÇO DO PALMEIRAS! Estêvão recebeu na ponta direita, conduziu pelo meio, chegou à meia-lua da área e bateu firme de perna esquerda, no canto esquerdo de Gabriel Mesquita, que nada pôde fazer.
14'
Palmeiras
Entraram: Fabinho e Piquerez
Saíram: Aníbal Moreno e Vanderlan
19'
Guarani
Gol do Guarani. Emerson chegou pela ponta esquerda e cruzou rasteiro; a bola desviou em Gustavo Gómez e sobrou com Deni Júnior, na cara do gol; o camisa 19 só esticou a perna para diminuir a vantagem do Palmeiras.
25'
Palmeiras
BOA CHEGADA! Estêvão acelerou pelo meio, chegou à entrada da área e tocou na direita para Veiga; o camisa 23 cruzou de primeira para Facundo Torres, que finalizou de perna esquerda com muito perigo, mas Gabriel fez boa defesa; no rebote, Estêvão ainda finalizou com muito perigo, por cima do gol.
26'
Palmeiras
Entrou: Thalys
Saiu: Mauricio
31'
Guarani
Rafael Bilu subiu pelo lado esquerdo do ataque e tocou dentro da área para João Marcelo; o camisa 9 finalizou com batida forte e levou perigo, mas a bola saiu à esquerda do gol.
32'
Palmeiras
Entraram: Mayke e Naves
Saíram: Marcos Rocha e Raphael Veiga
37'
Palmeiras
BOA CHANCE! Mayke avançou pela ponta direita e cruzou rasteiro, na medida, para Thalys; o garoto finalizou rasteiro, no canto direito de Gabriel, que fez boa defesa.
40'
Palmeiras
GOOOOOLLLLL DO PALMEIRAS! Piquerez chegou pelo lado esquerdo do ataque e cruzou na medida para Estêvão, que cabeceou no capricho, no cantinho direito do gol.
49'
Vinícius Gonçalves Dias Araújo encerrou a partida após três minutos de acréscimo.
Notas
Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Pouco exigido.
6.5
Marcos Rocha
Falhou feio no gol do Guarani. Um dos poucos a aparentar ainda estar no modo pré-temporada.
5.5
Mayke
Encaixou bem no 3-4-3 do final.
6.5
Gustavo Gómez
Engatou a quarta marcha. Ainda parece ter mais de onde tirar.
6
Murilo
Firme, inteiro. Pronto para o Derby.
6.5
Vanderlan
Neste momento, parece ser o titular. O que pode ser bom ou ruim.
7
Piquerez
Depois da volta assustadora contra o Bragantino, evoluiu e já deu um cruzamento para gol.
6.5
Aníbal Moreno
Outro que já parece estar a pleno, depois das férias. Na hora certa.
7
Fabinho
Quietinho, quietinho, vai criando raízes no time. Já deixou de ser um garotinho da base.
6.5
Richard Ríos
O mais inteiro do elenco neste momento. Voando.
8
Raphael Veiga
Inteligência e maturidade. Quando está mais ou menos, joga bem.
7
Naves
Entrou para mudar o esquema e mostrou muita firmeza. Mais uma Cria que vai se firmando no elenco pra valer.
6.5
Mauricio
Enquanto teve físico, mostrou muita mobilidade e inteligência. Meteu mais um gol e dá a Abel a chance de inventar mais um esquema.
7.5
Thalys
Mais um passo em sua evolução. Está aproveitando.
6
Estêvão
Sua saída vai se aproximando e isso é uma aflição muito grande. Vamos aproveitar enquanto dura.
9
Facundo Torres
Inteligente, entendeu que a direita tem dono e se adaptou rapidamente na esquerda. Felipe Anderson está coçando a cabeça.
7
Abel Ferreira
Começou de 4-2-2-2 e terminou de 3-4-3. Não tem centroavente, então vamos sem centroavante. Não tem recado melhor.