O Palmeiras venceu o Sporting Cristal por 3 a 2, em Lima, e mais uma vez arrancou com vitória na Conmebol Libertadores. O resultado veio com muita luta, com um gol nos acréscimos de Richard Ríos, depois de ficar à frente no placar por duas vezes e sofrer os empates.
O nível de jogo apresentado segue sofrível, mas o resultado foi importantíssimo para que o time recobre a confiança, primeiro passo para que o futebol volte a aparecer.
Abel escalou o time num 3-4-3, com um trio de zagueiros, Piquerez fazendo uma largura ao lado dos volantes e Felipe Anderson por dentro; Estêvão fez a largura pela direita mais avançado; Vitor Roque e Facundo Torres completaram o trio de ataque. Essa formação, insólita, deixou o time totalmente penso para o lado esquerdo, com Estêvão isolado na direita, desperdiçado.
Assim, Piquerez tinha bons apoios e conseguia dar sequência às jogadas, fazendo boas tabelas e cruzamentos – num deles, Estêvão fechou no segundo pau e perdeu um gol inacreditável. Mas as jogadas pela direita eram totalmente nulas, com o camisa 41 invariavelmente sendo cercado por 2, 3 ou até 4 peruanos.
Felizmente o Verdão tirou o zero do placar aos 37 com Estêvão, que aproveitou rebote de chute rasteiro de Facundo Torres – a jogada tinha começado na esquerda; Vitor Roque se atrapalhou no domínio mas o camisa 17 conseguiu a finalização por baixo, obrigando Enríquez a rebater nos pés de Estêvão, que não desperdiçou.
Para o segundo tempo, o Palmeiras voltou determinado a selar a vitória e enfileirou chances de gols nos primeiros dez minutos, com Felipe Anderson, Lucas Evangelista (duas vezes, uma delas, um gol feito) e Emiliano Martínez. Mas quem não faz, toma.
Abel tinha acabado de fazer 3 mexidas e o time ainda se ajustava no campo quando a jogada pela esquerda do Cristal encaixou; Castro fez o pivô e Pretell acertou um canudo no canto direito de Weverton. Na sequência, Mayke sentiu lesão na virilha e deu lugar a Giay.
O Verdão deu um passo adiante e voltou à frente num pênalti batido com força, no meio, por Piquerez – a jogada começou num escanteio que a zaga rechaçou, mas Emi Martinez recuperou e tocou em Gómez, que recolocou na área – Flaco López disputou a bola com dois adversários e foi derrubado.
Mas nem deu tempo de esfriar o jogo para o relógio andar, já que um minuto depois o Cristal empatou de novo, em outro chutaço, mais bonito ainda – desta vez, Távara fez a jogada da esquerda para dentro e encaixou um canudaço no ângulo direito de Weverton. Restavam poucos minutos para ainda tentar a tão sonhada vitória.
Abel se redimiu ao colocar Luighi em campo no lugar de Lucas Evangelista, montando o time numa espécie de 3-3-4. E foi em outro escanteio mal batido por Estêvão, mas novamente reaproveitado, que Luighi colocou na cabeça de Richard Ríos, que testou no cantinho esquerdo de Enríquez, aos 46 minutos.
Não adianta querer que o time saia do jogo encruado que vinha mostrando da noite para o dia e volte ao nível mostrado em 2022 num passe de mágica. Até porque, seis jogadores de linha que saíram jogando chegaram ao clube este ano, sem mencionar Felipe Anderson, que segue com minutagem muito baixa. O mais importante foi o resultado e a recuperação da confiança.
Um passo de cada vez. O DM ganhou mais visitantes, mas deve liberar outros nos próximos dias e o time tende a encorpar. Ainda vamos ter que ter muita paciência, mas ao menos o resto do continente, olhando de fora, coçou a cabeça, constatando tristemente que o time do pacto está rondando a América de novo. VAMOS PALMEIRAS!
UUUHHH! Emi Martínez descolou bom passe em profundidade para Facundo Torres, que dominou na meia esquerda e bateu firme de fora da área, levando perigo, mas a bola saiu por cima do gol.
25'
Sporting Cristal
QUE SUSTO! Após cobrança de escanteio pelo lado direito, a bola veio aberta para o cabeceio de Chávez; Franco Romero completou com novo cabeceio para o gol e Weverton não conseguiu agarrar, a bola escapou e ficou parada em cima da linha, até que o goleiro a recuperou e encaixou.
32'
Palmeiras
QUE CHAAAANCE! Piquerez tabelou com Facundo Torres pela esquerda e cruzou para a área; a bola passou por todo mundo e sobrou em Estêvão, livre de marcação, na cara do gol, mas o garoto cabeceou à direita do gol.
36'
Palmeiras
BOA CHEGADA! Estêvão pegou a bola dentro da área, levou para a linha de fundo e tocou rasteiro para Lucas Evangelista; o camisa 30 bateu firme para o gol e deu trabalho a Diego Enríquez, que espalmou no reflexo e a zaga afastou.
38'
Palmeiras
GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Facundo Torres recebeu na direita e tocou de cabeça para Vitor Roque; o camisa 9 brigou por ela com a defesa e a bola sobrou de novo para Torres, que bateu rasteiro, Diego Enríquez espalmou e a bola sobrou com Estêvão, que só empurrou para o fundo das redes.
48'
Darío Herrera encerrou a primeira etapa.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou a campo sem alterações na escalação.
3'
Palmeiras
QUE CHANCE! Lucas Evangelista avançou pelo lado esquerdo do ataque e cruzou para Felipe Anderson, que bateu colocado para boa defesa de Enríquez.
6'
Palmeiras
Lucas Evangelista arriscou do meio da rua e soltou um foguete, mas a bola passou sobre o travessão.
8'
Palmeiras
Facundo Torres cruzou da esquerda; a zaga rebateu mal, no pé de Lucas Evangelista, que bateu de primeira mas pegou mal na bola, isolando. O camisa 30 estava equilibrado e livre, desperdiçando gol feito.
9'
Palmeiras
Emí Martínez apoiou por dentro e soltou para Estêvão, já dentro da área; o camisa 41 ameaçou a jogada individual mas rolou de volta para o uruguaio, que soltou o canudo de frnte para o gol, mas em cima de Enríquez, que espalmou com dificuldades.
18'
Entraram: Mayke, Flaco López e Richard Ríos
Saíram: Bruno Fuchs, Vitor Roque e Felipe Anderson
21'
Sporting Cristal
Gol do Sporting Cristal – Castro recebeu passe da esquerda, na linha da área, e rolou para trás, para a chegada de Pretell, que acertou um chutaço de direita, rente à trave direita de Weverton, que nada pôde fazer.
24'
Entrou: Giay
Saiu: Mayke
34'
Palmeiras
PÊNALTI PARA O PALMEIRAS! Flaco López recebeu a bola dentro da área, dominou bem, protegeu com o corpo e sofreu falta de Leandro Sosa; Darío Herrera imediatamente apontou a marca da cal.
36'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Piquerez bateu o pênalti de perna esquerda e soltou uma bomba no meio do gol.
38'
Sporting Cristal
Gol do Sporting Cristal. Távara recebeu na meia direita, ajeitou para a perna canhota e descolou um chutaço, no ângulo direito de Weverton. Inacreditável.
42'
Palmeiras
Entrou: Luighi
Saiu: Lucas Evangelista
46'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Gustavo Gómez tocou a bola para Luighi, na entrada da área; o garoto descolou um cruzamento perfeito no segundo pau para Ríchard Ríos, que cabeceou para o chão, no canto esquerdo do gol.
50'
Após quase 5 minutos de acréscimos, Darío Herrera, que apitou no padrão argentino, encerrou o jogo.
Notas
Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Duas ótimas defesas no primeiro tempo. Nos gols, não dava pra pegar nem que tivessem dois Wevertons.
7.5
Bruno Fuchs
Se destacou mais na saída de bola e nos bons passes enfiados.
7
Mayke
Se machucou 3 minutos depois de entrar. Que dó!
s/n
Giay
Entrou bem, preenchendo bem os espaços no flanco.
6
Gustavo Gómez
Voltando de lesão, entrou com cautela. Participou bem no lance do terceiro gol.
6
Micael
Chegou quietinho e já é o melhor da defesa do Palmeiras.
7.5
Piquerez
Seu lado estava com bastante apoio e não foi difícil participar bem das jogadas de ataque. O pênalti não foi bem batido, mas entrou.
7.5
Emi Martínez
Devolveu o equilíbrio ao meio-campo e ainda teve tempo de apoiar o ataque - até finalizou pro gol.
7.5
Lucas Evangelista
Caiu demais para o lado esquerdo, mas tecnicamente participou bem do jogo. Só não pode perder os gols que perdeu.
7
Luighi
Participação decisiva no passe para o gol da vitória. Estrela!
7
Estêvão
Isolado na direita, teve muitas dificuldades. Ainda assim, deixou o dele.
7.5
Felipe Anderson
Mesmo sem brilhar, fez um jogo consistente, com confiança. Finalmente dá sinais de crescimento.
7.5
Richard Ríos
Jogou de 10, mas foi decisivo ao ganhar a bola pelo alto para fazer o gol da vitória.
7.5
Facundo Torres
Já sabe onde jogar; é o dono do corredor intermediário esquerdo e está sempre com boas participações. Dois gols passaram por seus pés.
7
Vitor Roque
Ansioso, não consegue concluir bem as jogadas. Precisa sair o primeiro gol logo.
5
Flaco López
Sofreu o pênalti e puxou a marcação no terceiro gol. Nada mal.
7
Abel Ferreira
Deixou Estêvão totalmente isolado no flanco direito e o time ficou sem nenhum equilíbrio - termo que ele tanto gosta. Mas acertou na mosca na entrada de Luighi.