Jogando muito mal, o Palmeiras ficou no empate por um gol com o Água Santa, em Brasília, e agora depende de tropeços de Ponte Preta ou São Bernardo, em quatro rodadas, para o mata-mata do Campeonato Paulista.
A situação inusitada em estaduais se dá por conta de escolhas. Depois de ganhar o campeonato por 4 vezes nos últimos 5 anos, e de ver o time oscilar fisicamente no decorrer das temporadas, Abel Ferreira decidiu poupar os jogadores, mandando a campo equipes sem entrosamento e que não competem quando entram em campo. Foi o que se viu esta noite no Mané Garrincha, contra uma equipe que está lutando contra o rebaixamento e que igualmente estava desentrosada, já que trocou mais de meio time em relação ao que vinha jogando. A diferença é que foi um time que competiu.
O começo foi promissor. Marcos Rocha e Mayke mostraram entrosamento pelo flanco direito; Allan e Vanderlan ensaiaram algumas boas investidas pela esquerda e a boa fase de Mauricio, ajudando a todos, parecia ser suficiente. E o gol que Flaco López ganhou de presente de Robles logo a dois minutos de jogo dava tranquilidade a todos para conseguir uma vitória tranquila.
As chances iam surgindo, mas não no volume avassalador que poderia – e deveria. O Palmeiras manteve o adversário no jogo e quando Weverton rebateu para a frente um chute de média distância, foi um sinal de que as coisas não estavam bem.
Sem mudanças no intervalo, o Palmeiras sofreu o golpe logo no começo do segundo tempo, quando parecia que voltou dormindo do vestiário. Gabriel Silva dominou com liberdade, na frente de Aníbal Moreno, e enfiou para Willen Mota; Naves percebeu que o passe viria e que não conseguiria dar o combate, e deu um passo à frente. Teria dado certo e o atacante adversário ficaria impedido, se Marcos Rocha não estivesse dando condições. Uma coordenação difícil de ser feita, porque o lance é sempre rápido. O fato é que Mota entrou na área e fuzilou Weverton.
Repetiu-se o cenário das partidas contra o Noroeste, Novorizontino e Bragantino: um time que não estava em campo para competir, e sim para treinar enquanto cumpria a tabela. Sem a fome de ganhar o jogo, pode vir até o Água Santa, que a vitória não vem.
Abel mandou a campo Estêvão, Richard Ríos, Raphael Veiga e Facundo Torres. Até Rony entrou no final, para pisar mais na área e tentar sufocar o adversário, mas o time estava emperrado. Os jogadores mantinham distância entre si, os passes não eram naturais. O desinteresse pela competição é claro.
Algumas chances foram criadas, Facundo Torres e Rony eram os que mais mostravam alguma fome de vitória, mas pararam no goleiro do Água Santa. Um pênalti nos foi sonegado aos 22 minutos, quando a bola bateu num cotovelo aberto dentro da área, devidamente ignorado pelo VAR da FPF. Mas o fato é que o Palmeiras não fez por merecer a vitória e traz de brasília um empate irritante.
É muito difícil dissociar um time que entrou em campo para treinar da perspectiva para o resto da temporada, quando se espera que o time entre rasgando em todos os jogos. A razão pede que esse exercício seja feito, mas tal germânica frieza é incompatível com a italiana impaciência que nos caracteriza. E em tempos de redes sociais, o apocalipse está em curso.
Teremos pela frente a Inter de Limeira na quinta-feira, e já não sabemos se isso é bom ou ruim. O fato é que a tabela apertou, e o time que entrar em campo, seja o misto ou o titular, sabe que vai ter que entrar para competir, sob risco de uma vexatória eliminação na fase de classificação do estadual. O que pode devolver ao time o bom futebol mostrado nos jogos contra Guarani e Corinthians. A tabela do estadual é cheia de presentes assim, o problema é que nem isso estamos aproveitando. VAMOS PALMEIRAS!
GOOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Flaco López disputou a bola pelo alto no meio campo e levou a melhor, invadindo a área livre de marcação; o argentino invadiu a área e, ao ver a saída de Luan, tocou por cobertura e abriu o placar.
13'
Palmeiras
QUE CHANCE! Allan tocou na ponta esquerda para Vanderlan, que cruzou de primeira e achou Flaco López livre, no centro da área; o argentino teve boa chance, mas não pegou bem e a bola saiu à esquerda de Luan.
22'
Palmeiras
GRANDE JOGADA! Mayke chegou pela ponta direita e cruzou rasteiro para Maurício; no centro da área, o camisa 18 virou, ajeitou para a perna esquerda e bateu firme, rasteiro, mas Luan fez boa defesa.
35'
Água Santa
Davi Gomes avançou pela ponta esquerda, cortou para dentro e bateu firme; Weverton espalmou para o meio da área e Naves afastou.
40'
Palmeiras
BOA CHEGADA! Flaco López roubou a bola na meia direita, foi avançando sozinho, chegou na entrada da área e finalizou com perigo, mas Luan espalmou para escanteio.
42'
Palmeiras
UUUHHH! Mauricio cobrou escanteio pelo lado direito do ataque e encontrou Flaco López na entrada da pequena área; o argentino subiu muito e cabeceou no canto direito do gol, mas luan foi buscar.
43'
Palmeiras
Naves roubou a bola no campo de ataque e a bola sobrou com Fabinho, que arriscou a finalização de longe e deu trabalho para Luan, que se esticou para espalmar.
48'
João Vitor Gobi apitou o fim da primeira etapa após dois minutos de acréscimo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou do intervalo sem alterações na escalação.
2'
Água Santa
Gol do Água Santa. Gabriel fez bom drible pelo meio e descolou passe nas costas da zaga para Willen, que saiu na cara a cara com Weverton e fuzilou no ângulo esquerdo do gol.
7'
Palmeiras
UUUHHH! Mayke tocou na entrada da área para Fabinho, que fez o giro e bateu de perna esquerda, com curva, e a bola passou com perigo rente à trave direita de Luan.
13'
Palmeiras
Entraram: Estêvão e Richard Ríos
Saíram: Mayke e Fabinho
27'
Palmeiras
Entraram: Raphael Veiga e Facundo Torres
Saíram: Aníbal Moreno e Allan
28'
Palmeiras
UUUUHHH! Murilo tocou curto com Facundo Torres, na meia esquerda; o uruguaio soltou o pé de fora da área e levou muito perigo, mas a bola saiu à esquerda do gol de Luan.
32'
Água Santa
PASSOU PERTO! Willian recebeu na entrada da área, ajeitou o corpo e finalizou com força, levando muito perigo ao gol de Weverton, mas a bola passou por cima do travessão.
33'
Palmeiras
Estêvão pegou a bola na ponta esquerda, fez bom drible e bateu firme de perna direita, mas Luan fez boa defesa.
34'
Palmeiras
Vanderlan recebeu na meia esquerda e cruzou na medida para Facundo Torres, que cabeceou com muito perigo, mas a bola passou à direita do gol.
36'
Palmeiras
Entrou: Rony
Saiu: Mauricio
43'
Palmeiras
QUAAAASE! Marcos Rocha tocou para Rony, na entrada da área; o camisa 10 dominou, ajeitou e bateu firme de perna direita, no canto esquerdo do gol, no alto, mas Luan voou e fez boa defesa, espalmando para escanteio.
49'
Palmeiras
Marcos Rocha rolou na entrada da área para Raphael Veiga, que chegou batendo de primeira, mas não pegou bem e a bola saiu à esquerda de Luan.
55'
João Vitor Gobi encerrou a partida após nove minutos de acréscimo.
Notas
Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Foi fuzilado no lance do gol, mas falhou num chute de fora no primeiro tempo, rebatendo para o meio da área.
6
Marcos Rocha
Ficou pregado dando condições para Willen Mota. Além disso, falhou em quase todos os cruzamentos, matando vários ataques.
4.5
Naves
Se estivesse mais atento e bem posicionado no lance do gol, não teria que recorrer ao passinho à frente.
5.5
Murilo
Segue se aventurando como armador, mas precisa de mais qualidade nos passes enfiados.
6
Mayke
Fisicamente abaixo, ainda sentindo a intensidade do Derby.
6
Estêvão
Ansioso, talvez sentindo o pênalti perdido na quinta-feira, e com a pressão de ter que resolver o jogo. Não rendeu.
6
Aníbal Moreno
Podia ter feito a falta e matado a jogada do gol na origem. Sem o objetivo de competir, é um jogador comum.
6
Raphael Veiga
Transformou a vontade de vencer em afobação e não conseguiu aproveitar suas qualidades.
5.5
Fabinho
Um dos poucos que se salvou, com intervenções corretas tanto no desarme quanto na construção.
7.5
Richard Ríos
Mais um que entrou no desespero por resolver o resultado; apareceu mais por ter recebido um amarelo injusto do que por contribuir com o time.
5.5
Vanderlan
Se estivesse vestindo azul e branco, ninguém notaria. Comum, comum.
5.5
Allan
Claramente sem liga com o resto do time, precisa afinar a sintonia. Para um sub-20 que acabou de subir, normal.
6
Facundo Torres
Mostrou algma coragem e tentou resolver as jogadas. Levou perigo ao adversário.
6.5
Flaco López
Ganhou um presente, que aproveitou bem, e jogou com confiança, pelo menos no decorrer do primeiro tempo. Mas a apatia geral o contaminou.
7
Mauricio
Sua boa fase não resistiu à falta de gana do conjunto.
6
Rony
Entrou quase no fim, criou uma boa chance e apareceu na vitrine.
6
Abel Ferreira
É possível entender o plano. Não dá para aceitar um time que não entra para competir, e cabe ao treinador cuidar disso.
5.5
Um comentário em “09-02-2025 Água Santa 1×1 Palmeiras – Campeonato Paulista 2025”
Olha ,que a diretoria do verdao é incompetente já sabemos ,agora, vou começar a fazer coro como parte da torcida faz contra o Abel!!!!Empatar com o lanterna ,que levou goleadas ,é demais !!!! Pra que escalar um time ridículo desses ?!? Porque não fazer o resultado primeiro e depois ir trocando, afinal são CINCO substituições!!! Fiquei com dó de quem pagou caro pra ver esse show de horrores !!!! Chega de testes ,os outros grandes quando mesclam ,mesclam com mais titulares ,Abel continua insistindo nesse rodízio sem fim ,que aliás, bao está dando certo !!! Corremos risco de passar um dos maiores vexames dos últimos anos, pelo menos pra mim ,que é ficar de fora da próxima fase do paulistinha !!! Abel está conseguindo fazer a torcida ficar com raiva já no começo do ano imagina o restante da temporada!!!!
Olha ,que a diretoria do verdao é incompetente já sabemos ,agora, vou começar a fazer coro como parte da torcida faz contra o Abel!!!!Empatar com o lanterna ,que levou goleadas ,é demais !!!! Pra que escalar um time ridículo desses ?!? Porque não fazer o resultado primeiro e depois ir trocando, afinal são CINCO substituições!!! Fiquei com dó de quem pagou caro pra ver esse show de horrores !!!! Chega de testes ,os outros grandes quando mesclam ,mesclam com mais titulares ,Abel continua insistindo nesse rodízio sem fim ,que aliás, bao está dando certo !!! Corremos risco de passar um dos maiores vexames dos últimos anos, pelo menos pra mim ,que é ficar de fora da próxima fase do paulistinha !!! Abel está conseguindo fazer a torcida ficar com raiva já no começo do ano imagina o restante da temporada!!!!