1
X
0

Palmeiras 1x0 Cerro Porteño

O Palmeiras venceu de novo. Pela terceira vez seguida, o Verdão encaixou uma vitória, ao bater o Cerro Porteño pelo placar mínimo, no Allianz Parque. Apesar da contagem justa, o time fez um bom jogo e começou a revelar jogadas com início, meio e fim, dando sinais de reorganização.

O jogo também foi marcado pela saída precoce de Raphael Veiga, que sentiu o ombro num choque com Velázquez, e pela comemoração marrenta de Richard Ríos, que mandou um sinal de “silêncio” para a arquibancada.

No início, o time paraguaio, com o gás cheio, tentou sair para o jogo e forçou algumas jogadas com Aguayo, em cima de Bruno Fuchs, mas nosso zagueiro foi bem nos duelos. Aos poucos, a rota foi fechada por nossos volantes e o Cerro ficou sem alternativas a não ser tentar se defender.

E o visitante foi bem nessa missão, com duas linhas bem próximas e sólidas. O Palmeiras, que jogava com Estêvão por dentro e Felipe Anderson aberto na direita, teve alguns problemas para furar a barreira, mas aos poucos, com organização, achava os espaços.

Vitor Roque faz um papel muito importante ao manter os dois centrais sempre ocupados; o apoio de Ríos a Felipe Anderson na direita facilitou algumas jogadas, bem como o entrosamento de Piquerez e Facundo, pela esquerda, que já aparece a olhos vistos.

Depois de algumas tentativas, o gol saiu aos 40, em linda jogada que começou com Murilo na esquerda, teve a participação de Facundo, que cruzou; de Felipe Anderson, que escorou no segundo pau, e de Richard, que tocou para o gol. Vitor Roque e Estêvão também fecharam para a conclusão. Todo mundo participou.

Richard Rios fez o “xiu” pra torcida. Não se sabe se foi para um setor, ou para um único infeliz. O gesto não é uma catástrofe – ou, pelo menos, não deveria ser. Mas a torcida, tanto no estádio quanto em casa, encarou como uma ofensa mortal e passou a hostilizar o autor do gol como se ele estivesse com uma camisa de três cores. Grau 9 na Escala Wesley, a cada toque na bola.

Logo no início do segundo tempo, o próprio Richard quase fez o segundo, mas a torcida ainda assim o vaiou. A situação parecia insustentável, como ficou a de Breno Lopes há alguns meses, mas aos poucos a bronca foi diminuindo.

O Palmeiras começou o segundo tempo bem melhor; além da chance de Ríos, Estêvão e Facundo Torres (com auxílio do zagueiro) quase foram às redes. E Vitor Roque conseguiu vencer Gatito, ao ganhar na corrida do zagueiro, após belo lançamento de Estêvão, mas o VAR, todo confuso, apontou impedimento com linhas pra lá de suspeitas.

Richars Ríos deu lugar a Aníbal Moreno e humildemente se desculpou com a torcida, que estava doida para perdoá-lo. Enquanto deixava o campo, ouviu uma salva de palmas calorosa, tanto pela ótima partida, quanto pela humildade em reconhecer o erro e pedir perdão.

O Cerro cansou; o técnico mexeu e tentou dar nova vida para que os visitantes continuassem tentando nos incomodar pelos flancos, mas nossa defesa esteve muito firme. E conforme o tempo passava, o Cerro ia deixando mais espaços e nossos atacantes empilharam chances nos minutos finais. Flaco López teve duas chances claras, mas não levou sorte.

Com o apito final, as impressões que ficaram foi a de que, mesmo em reconstrução, o time segue forte e no caminho certo, ainda mais porque muitas peças importantes seguem fora de combate e mesmo assim o time mostra competitividade. Nem parece o mesmo time de oito dias atrás. Como as coisas mudam rápido no futebol.

E agora tem mais um Derby, sob um cenário bem diferente das finais do Paulista, que aconteceram há bem pouco tempo. Ótima chance para embalar de vez. VAMOS PALMEIRAS!.

Ficha Técnica

24.530

R$ 2.687.501,80

Andrés Rojas

Carlos Orbe Ruíz

Escalação

Cerro Porteño

Gatito Fernández
Alan Benítez
Velázquez
Morel
Guillermo Benítez
Rivas
Piris da Motta
Soñora
Giménez
Rodrigo Gómez
Iturbe
Viera
Carrizo
Aguayo
Quintana
Torres
Diego Martínez
TÉCNICO


Primeiro tempo

6'
Palmeiras

BOA CHEGADA! Estêvão deu bom passe em profundidade para Richard Ríos, que disparou pela ponta direita, levou para o fundo e cruzou por baixo; a bola passou por todo mundo e sobrou na esquerda com Piquerez, que bateu de primeira, com certo perigo, mas a bola saiu à direita do gol.

10'

O jogo parou para atendimento médico a Raphael Veiga, que sentiu dores no ombro.

11'
Palmeiras

Entrou: Felipe Anderson
Saiu: Raphael Veiga

32'
Palmeiras

Piquerez tentou cruzamento, a defesa afastou e a bola sobrou com Emi Martínez, na entrada da área; o camisa 32 arriscou um voleio potente, mas a bola saiu à esquerda do gol.

41'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Murilo descolou excelente passe para Facundo Torres, na ponta esquerda; o uruguaio saiu em velocidade e fez um cruzamento que percorreu toda a área e chegou em Felipe Anderson, que tocou para o meio e achou Richard Ríos livre para abrir o placar.

53'

Injusto e conivente com muita cera, Andrés Rojas encerrou a primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações na escalação.

Ao retornar ao gramado, Richard Ríos foi alvo de vaias e xingamentos pela torcida do Palmeiras, por comemorar seu gol pedindo silêncio.

2'
Palmeiras

QUASE O GOL CONTRA! Facundo Torres avançou pela ponta esquerda e cruzou rasteiro; Gustavo Velázquez tentou afastar, mas acabou espanando para trás e Gatito teve que pegar no reflexo, espalmando para escanteio.

3'
Palmeiras

BOA CHANCE! Estêvão fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Richard Ríos; o colombiano bateu rasteiro e deu trabalho a Gatito Fernández, que espalmou com dificuldades e a defesa afastou.

7'
Palmeiras

GOL ANULADO! Felipe Anderson fez excelente lançamento pelo alto para Vitor Roque, nas costas da defesa; o camisa 9 saiu cara a cara com Gatito e fuzilou de perna esquerda, no ângulo direito. O impedimento foi assinalado e, após revisão muito demorada, confirmado por pouquíssimos centímetros.

17'
Palmeiras

UUUHHH! Facundo Torres recebeu a bola na entrada da área, pela esquerda, e bateu cruzado; a bola atravessou a área e encontrou Estêvão, que se esticou e conseguiu finalizar, mas a bola saiu à esquerda do gol.

19'
Palmeiras

Entrou: Allan
Saiu: Facundo Torres

38'
Palmeiras

Entraram: Flaco López e Aníbal Moreno
Saíram: Vitor Roque e Richard Ríos

38'

Ao deixar o gramado, Ríos fez gesto de desculpas à torcida e beijou o escudo, resultando em um mix de aplausos e vaias por parte dos torcedores.

39'
Palmeiras

Felipe Anderson chegou pela ponta direita, tentou cruzamento, no rebote bateu para o gol em cima da marcação e ainda tentou uma terceira finalização, mas a bola explodiu na zaga novamente.

47'
Palmeiras

PERDEU A CHANCE! Allan recuperou a bola tocando de primeira para Flaco López e deixando o argentino em excelente condição; Flaco levou vantagem, chegou na cara do gol e finalizou de perna esquerda, mas Gatito espalmou para escanteio.

48'
Palmeiras

PERDEU MAIS UMA! Estêvão fez boa jogada individual pela direita, cortou para o meio e descolou excelente passe em elevação para Flaco López; o argentino cortou bem a marcação e ficou cara a cara com Gatito, mas carimbou o goleiro.

51'
Palmeiras

GOL ANULADO! Allan fez bom passe em profundidade para Estêvão, que estava visivelmente impedido; o garoto cruzou rasteiro para Flaco López, que só precisou empurrar para o gol vazio, mas o gol foi anulado.

52'

Andrés Rojas, sem critério nas faltas, encerrou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Estava meio esquisito. Parecia desconcentrado.
5.5
Bruno Fuchs
Quase cravado na defesa, apoiou poucas vezes. Teve trabalho com Aguayo no início do jogo.
6
Gustavo Gómez
Nem parece que voltou há pouco de lesão. Firme e forte.
7
Murilo
Voltou a jogar bem, o banco lhe fez bem. O melhor da defesa, recuperando a posição.
8
Piquerez
Jogou no piloto automático, e com qualidade.
7
Emi Martínez
Muito bem na proteção, fechou todos os espaços e ganhou quase todos os duelos.
7
Richard Ríos
Não precisava ter feito o dedinho. Mas jogou bem, em todos os setores do campo. Fez um gol e quase fez outros dois.
7.5
Aníbal Moreno
Manteve o nível na marcação e ainda acertou bons passes.
6.5
Estêvão
Desconcentrado, perdeu o tempo de algumas bolas e tomou decisões erradas.
6
Raphael Veiga
s/n
Felipe Anderson
Jogou solto, mostrando inteligência, habilidade e força. Que bom que a torcida teve paciência.
8
Facundo Torres
Ótima partida, arredondando dezenas de jogadas com passes rápidos, inteligentes e precisos.
8
Allan
Bem posicionado, mas um pouco afobado.
6
Vitor Roque
O gol até saiu, mas o VAR não quis validar. Mais um ótimo jogo, mas a pressão pelo gol atrapalha.
7.5
Flaco López
Não levou sorte nas duas chances claras que teve: na primeira, Gatito salvou e a bola raspou a trave; na segunda, o goleiro fechou muito bem o ângulo - o certo mesmo seria um tapa por cobertura.
5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Vai encaixando o time, passo após passo. Pela primeira vez no ano, o time mostrou sinais de estar sob um sistema consistente.
7




Deixe uma resposta