Sem a menor dificuldade, o time principal do Palmeiras venceu a Inter por 3 a 0 em Limeira e se manteve na disputa por uma vaga no mata-mata do estadual. Depois de ver os principais concorrentes do grupo (São Bernardo e Ponte Preta) vencerem na véspera, o Verdão viu-se obrigado a trazer os 3 pontos e conseguiu quase sem fazer esforço.
Diante de um adversário que trocou de treinador na terça, treinou na quarta e jogou na quinta, foi muito fácil impor um esquema já consolidado, ainda mais contra atletas de qualidade muito inferior. O 5-3-2 proposto por Marcio Fernandes só incomodou nos 5 primeiros minutos, quando o time da casa marcou pressão, em nosso campo.
Facundo Torres jogou pela direita, no lugar de Estêvão, mas mais afunilado; Mayke e Piquerez tinham liberdade para subir, abrindo a linha de 5; Veiga e Mauricio completavam o ataque móvel do Verdão, que ainda tinha Flaco López enfiado no meio dos zagueiros, segurando um ou até dois.
Os espaços, mesmo contra uma linha de 5, apareciam, e aos 16, num lançamento longo de Gustavo Gómez, a bola se ofereceu para Mauricio, que girou rápido, percebeu o goleiro adiantado e deu um tapinha por cima, abrindo o placar com um golaço.
Após abrir a porteira, o Verdão forçou por cerca de mais cinco minutos antes de tirar o pé do acelerador. O volume de jogo só foi reaparecer nos cinco minutos finais do primeiro tempo, e aos 44 Raphael Veiga cobrou escanteio no primeiro pau, na cabeça de Flaco López, que marcou o segundo gol.
Para o segundo tempo, Márcio fernandes desmontou a linha de cinco e colocou um centroavante para pressionar nossa zaga, mas o pobre Rafael Silva mal pegou na bola. O volume de jogo do Palmeiras era muito forte, mesmo sem forçar.
Aos 21, Veiga bateu falta da esquerda na cabeça de Gustavo Gómez, que pegou Igo Gabriel no contrapé. O terceiro gol finalizou a disputa e o Palmeiras começou a rodar o time, já pensando no Choque-Rei de domingo.
Os destaques do jogo foram Raphael Veiga, com duas assistências; Flaco López, que marcou um e prendeu a zaga adversária, abrindo espaços; Mauricio, que lidera o setor de criação do time, e Emi Martínez, que estreou com muita autoridade, surpreendentemente bem encaixado. O uruguaio vai obrigar Aníbal Moreno a voltar das férias se seguir jogando neste nível.
Faltam três rodadas e dependemos de tropeços – ou da Ponte, ou do São Bernardo, além de vencer nossos compromissos. Ao decidir pelo rodízio, Abel fez o time jogar sem competir, o que nos custou alguns pontos bestas em empates evitáveis. E quem corre riscos está sujeito a isto – num campeonato de tiro curto como o estadual, qualquer tropecinho pode ser fatal.
Ainda dá pra buscar, afinal, não estamos concorrendo com nenhuma potência europeia. De qualquer forma, domingo é clássico e apenas temos que ganhar. O time completo, pela terceira vez no ano, entrou em campo e mostrou futebol. É isso que pode nos manter otimistas para a sequência do ano. VAMOS PALMEIRAS!
UUUHHH! Mauricio tocou curto com Facundo Torres, pelo meio; o camisa 17 arriscou a finalização de fora da área, mas a bola passou à esquerda do gol.
17'
Palmeiras
GOLAÇO DO PALMEIRAS! Gustavo Gómez deu lançamento pelo alto, a bola passou por Flaco López e sobrou pingando para Mauricio; o meia percebeu Igo adiantado e bateu de voleio, dando um toquinho por cima do goleiro, marcando um belo gol.
18'
Palmeiras
BOA CHEGADA! Facundo Torres recebeu na ponta direita, cortou para o meio e bateu firme de canhota, mas Igo fez boa defesa e espalmou para escanteio.
43'
Palmeiras
Richard Ríos bateu falta de muito longe e deu trabalho para Igo, que espalmou para o meio da área e a zaga teve que jogar para escanteio.
44'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque, bateu fechado e encontrou Flaco López na linha da pequena área; o argentino cabeceou para o chão e encontrou o lado esquerdo do gol.
49'
Matheus Delgado Candançan encerrou a primeira etapa após 3 minutos de acréscimo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou ao gramado do Limeirão sem alterações em sua escalação.
5'
Palmeiras
UUUHHH! Piquerez avançou pela esquerda e tocou em profundidade para Flaco López; sem muito ângulo, o argentino ajeitou o corpo e bateu firme, cruzado, levando muito perigo, mas a bola saiu à esquerda do gol.
20'
Palmeiras
GOOOOOLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cobrou falta na ponta esquerda e cruzou na medida para Gustavo Gómez, na marca do pênalti; o capitão cabeceou no canto direito do gol, à meia altura e marcou seu primeiro gol no ano.
28'
Entraram: Estêvão e Aníbal Moreno
Saíram: Raphael Veiga e Emi Martínez
32'
Palmeiras
QUASE UMA PINTURA! Flaco López dominou a bola bem na linha de meio de campo, avistou o goleiro Igo adiantado e tentou fazer um golaço, mas a bola saiu à esquerda do gol
33'
Palmeiras
Entraram: Fabinho e Allan
Saíram: Richard Ríos e Mauricio
37'
Palmeiras
Entrou: Vanderlan
Saiu: Piquerez
44'
Palmeiras
Estêvão avançou pela ponta direita, fintou a marcação e bateu firme de perna canhota para o gol, mas a bola pegou com tudo em Eduardo e saiu em escanteio.
48'
Matheus Delgado Candançan apitou o fim da partida.
Notas
Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Usou o plano Avanti-Atleta com sucesso.
6
Mayke
Abriu a defesa da Inter sem maiores dificuldades.
6.5
Gustavo Gómez
Nada exigido, acabou acertando o lançamento para o primeiro gol e meteu um canhão de cabeça para fazer o terceiro.
7.5
Murilo
Sempre bem colocado.
6.5
Piquerez
Nem chegou a brilhar, mas a tranquilidade de tê-lo no corredor nem se compara a quando jogam seus competidores.
6.5
Vanderlan
s/n
Emi Martínez
Excelente estreia; encaixado, atento e preciso. Vai obrigar Aníbal a jogar bola.
8
Aníbal Moreno
Entrou tendo que mostrar serviço e vinha bem, até pisar literalmente na bola quando poderia marcar o quarto gol.
6
Richard Ríos
Competente, fez o serviço sem problemas. Teve cabeça fria para não revidar uma pegada maldosa.
7
Fabinho
s/n
Facundo Torres
Vai fazendo a do Paulinho e vai fazer a do Estêvão depois do Mundial. Vai ser difícil tirá-lo do time.
7.5
Mauricio
Crescendo muito e esbanjando categoria. É o vice-artilheiro do campeonato.
8
Allan
s/n
Raphael Veiga
Com a bola rolando, foi econômico, mas deu duas assistências perfeitas nas bolas paradas.
7.5
Estêvão
Entrou para jogar 20 minutos e fez uma baguncinha aqui, outra ali.
6.5
Flaco López
Vai pegando confiança. O gol no escanteio foi de manual de centroavantes.
8
João Martins
A água subiu e foi obrigado a escalar o que tinha de melhor, com um ou outro poupado. Deu tudo certo.