2
X
0

Palmeiras 2x0 Vasco da Gama

O Palmeiras venceu o Vasco por 2 a 0 e segue no pelotão de cima do Brasileirão. Com a vitória, o time chegou a 14 pontos e está a apenas 3 do líder, após oito rodadas.

A grande expectativa era em torno do retorno de Dudu, que acabou ficando no banco e não foi acionado por Abel. Em compensação, todo o time jogou muito bem, o que amenizou um pouco a frustração geral por não ver o camisa 7 em campo.

O placar de 2 a 0 nem de longe reflete o que foi o jogo. Uma noite muito inspirada de quase todo o time, somada à fragilidade tática e técnica do time carioca proporcionaram um domínio massacrante do Palmeiras.

Em sua segunda partida no comando do Vasco, o técnico Álvaro Pacheco montou um esquema arriscado: um 5-2-3 que almejava segurar as investidas do Verdão e ligar rápido com um tridente no ataque formado por Rossi, Vegetti e David. Falhou miseravelmente.

Os dois meio-campistas não deram nem para o começo na tarefa de proteger a linha de cinco da retaguarda. Veiga, com muita liberdade, encostou em Estêvão, Lázaro flutuava e Piquerez e Zé Rafael equilibravam o ataque pelo lado esquerdo. Todos eles com o espírito imbuído. Foi um amasso.

Raphael Veiga, especialmente, estava cheio de vontade, chutando a gol várias vezes em jogadas trabalhadas de pé em pé. Com um toque envolvente, o Palmeiras chegava fácil ao gol de Léo Jardim,  que antes dos 15 minutos já tinha feito três grandes defesas.

Aos 25, não deu pra ele: Marcos Rocha apoiou e esticou para Estêvão, que fez um carnaval na lateral da área e, mesmo cercado por três adversários, achou o espaço para rolar em direção à marca do pênalti, onde Piquerez se apresentou e tocou no contrapé de Léo Jardim, abrindo o placar.

A lesão do zagueiro Rojas fez com que o treinador do Vasco mandasse a campo  o meio-campista Sforza, o que alterou um pouco o sistema defensivo do adversário. Ficou um pouco menos fácil chegar à área carioca, mas mesmo assim o Palmeiras terminou o primeiro tempo com ampla superioridade.

Para o segundo tempo, o Vasco voltou com mais disposição e tentou agredir o Verdão, como cabe a um time grande. Mas o elenco vascaíno é muito limitado e só vontade não basta para enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque.

Rapidamente nosso time tratou de retomar o controle do jogo e chegou ao segundo gol em jogada de Estêvão: após tabela frustrada com Marcos Rocha, a bola ia ficando com Lucas Piton, mas o camisa 41 não desistiu da jogada, aproveitou o cochilo do lateral vascaíno para recuperar a bola e rolar para Rony, dentro da pequena área – sem goleiro, o camisa 10 apenas escorou para as redes.

Seguiram-se dois lances polêmicos: o Vasco chegou a diminuir o placar com Vegetti, aproveitando cruzamento após escanteio rechaçado, mas o VAR anulou acusando falta de Vegetti sobre Murilo, corretamente assinalada. Pouco depois, em tabela de Marcos Rocha com Mayke, o camisa 12 cruzou para a chegada de Zé Rafael, que estufou as redes do Gol Sul, mas o VAR, na lei da compensação, inventou uma falta de Aníbal Moreno no início da jogada.

O gol não fez falta e a partida se encaminhou para o fim com os dois times em paz com o placar. O péssimo Ramon Abatti Abel encerrou o jogo e foi amaldiçoado pelos dois times.

Há vida após Endrick. Mas não podemos tomar a partida como parâmetro: dificilmente enfrentaremos outro time com a defesa tão exposta até o fim do campeonato. As 28 finalizações (22 só no primeiro tempo) mereciam ter proporcionado pelo menos 4 ou 5 gols. Felizmente, não fizeram falta e o Verdão segue firme rumo à liderança do campeonato.

E a torcida não vê a hora de ver de novo em campo o DUDU. Viu Abel? VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Vasco da Gama

Léo Jardim
Puma Rodríguez
Victor Luis
Maicon
Rojas
Sforza
Léo Pelé
Lucas Piton
Paulo Henrique
Zé Gabriel
Hugo Moura
Galdames
Rossi
Rayan
Vegetti
David
Adson
Álvaro Pacheco
TÉCNICO


Primeiro tempo

2'
Palmeiras

UUUUHHH! Aníbal Moreno recebeu na entrada da área e ajeitou de calcanhar para a chegada de Raphael Veiga, que bateu com muito perigo de perna esquerda, mas a bola saiu rente à trave direita.

3'
Palmeiras

QUAAASE! Piquerez cruzou para Rony, que não alcançou e ela sobrou no lado direito do ataque com Estêvão; o camisa 41 trouxe para a perna esquerda e bateu com muito perigo, mas Léo Jardim se esticou e espalmou para escanteio.

12'
Palmeiras

UUUUUUHHHH! Marcos Rocha recebeu pela meia direita, olhou para a área e preferiu atrasar para Raphael Veiga, que dominou e bateu com muito perigo, obrigando Léo Jardim a fazer boa defesa e ceder escanteio.

18'
Vasco da Gama

Rossi recebeu na intermediária de ataque e bateu firme de perna direita, mas a bola saiu à direita de Weverton.

20'
Palmeiras

Raphael Veiga dominou pelo lado direito da área e tocou atrás para a chegada de Aníbal Moreno; o argentino bateu de primeira e levou perigo ao gol de Léo Jardim, que espalmou.

26'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Estêvão recebeu pelo lado direito do ataque, rabiscou na marcação, levou para a linha de fundo e cruzou rasteiro na área; Piquerez apareceu como elemento surpresa e finalizou rasteiro, no canto esquerdo do gol, sem dar chance a Léo Jardim.

29'
Palmeiras

UUUHHH! Raphael Veiga cobrou falta pelo lado direito do ataque, sem muito ângulo, mas arriscou a finalização no canto direito de Léo Jardim e a bola passou rente à trave.

31'
Palmeiras

BOA CHANCE! Em falta na intermediária, Veiga e Estêvão fizeram jogada ensaiada, e o camisa 23 saiu com a bola dominada; com espaço, ele bateu firme de perna esquerda e Léo Jardim espalmou para escanteio.

49'

Ramon Abatti Abel encerrou a primeira etapa.


Segundo tempo

10'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Estêvão recuperou a bola no ataque, levou para a linha de fundo e cruzou rasteiro para Rony; livre de marcação, o camisa 10 só empurrou para o fundo das redes.

21'
Palmeiras

QUAAAASE! Estêvão recebeu na meia direita, pedalou, levou para a perna esquerda e bateu firme, com muito perigo, mas a bola saiu à esquerda de Léo Jardim.

22'
Vasco da Gama

WEVERTON! Lucas Piton cruzou na medida para Vegetti, que subiu e cabeceou com força, mas Weverton afastou de manchete.

24'
Vasco da Gama

GOL ANULADO! Sforza cobrou escanteio curto com Piton, que novamente descolou cruzamento preciso para Vegetti; desta vez, o camisa 99 cabeceou para o fundo das redes, mas havia empurrado Murilo logo antes. Após revisão do VAR, o gol foi anulado.

30'
Palmeiras

UUUHH! Estêvão acionou Piquerez pela esquerda e o uruguaio cruzou no segundo pau para Murilo, que subiu no terceiro andar e cabeceou firme, mas a bola saiu por cima do gol.

31'

Entraram: Caio Paulista e Mayke
Saíram: Lázaro e Estêvão

33'
Palmeiras

GOL ANULADO! Marcos Rocha cruzou rasteiro na área para Zé Rafael; livre, o camisa 8 bateu firme para ampliar o placar, mas após revisão do VAR o gol foi anulado por falta na origem da jogada.

38'

Entrou: Gabriel Menino
Saiu: Raphael Veiga

45'

Entraram: Flaco López e Fabinho
Saíram: Rony e Zé Rafael

51'

Salvo pelo VAR, Ramon Abatti Abel apitou o fim da partida após seis minutos de acréscimo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Uma defesaça no segundo tempo, com muito reflexo.
7.5
Marcos Rocha
Equilibrado, sempre sabendo exatamente o que fazer e para onde correr (ou não correr).
7
Naves
Primeiro jogo de sua prova de fogo. Passou tranquilo. É muito sólido.
7.5
Murilo
Pouco trabalho na zaga, arriscou algumas subidas para armar o ataque.
7
Piquerez
Parecia estar querendo provar algo para Bielsa. Sem nenhum problema com Rossi, marcou um gol e fez cruzamentos muito bons.
8
Aníbal Moreno
Fez a função do 5 com tranquilidade, ocupando espaços e equilibrando o meio-campo.
7
Zé Rafael
Partidaço, com ótimos apoios pelo lado esquerdo. Uma pena o gol que não valeu.
7.5
Fabinho
s/n
Estêvão
Dois passes para gol e um tormento constante para o lado esquerdo da zaga do Vasco. Certamente o papo desses caras no vestiário foi sobre ele.
9
Caio Paulista
Ainda está tentando achar seu lugar no time.
6
Raphael Veiga
Com liberdade, deitou. Chutou mais de dez vezes a gol; Léo Jardim estragou tudo.
8.5
Gabriel Menino
Acorda aí Menino!
6
Lázaro
Começou muito bem, depois deu uma caidinha, mas no conjunto acabou sendo uma de suas melhores atuações pelo Verdão.
7.5
Mayke
O entrosamento com Marcos Rocha ajuda nessa tal dobra e acabou dando um passe para gol, anulado.
7
Rony
Guardou o dele, não errou nenhuma tecnicamente e fez um grande jogo.
8.5
Flaco López
s/n
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Não prometeu pra ninguém que ia colocar o Dudu. Por isso, não colocou. Deve haver uma razão. TEM que haver.
6.5




Deixe uma resposta