2
(3)
X
1
(4)

14/07/2022 - 20:00

Palmeiras (3) 2x1 (4) SPFC
Cesar Greco

O Palmeiras venceu o SPFC por 2 a 1 no Allianz Parque, resultado que levou a vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil para os pênaltis. Na disputa, o SPFC levou a melhor e avançou de fase. O resultado, no entanto, não reflete o que foi o jogo e a atuação do árbitro  Leandro Vuaden entra para o panteão dos maiores roubos que o Palmeiras já sofreu, comparáveis aos de Armando Marques, Ulisses Tavares, Ubaldo Aquino e Carlos Simon.

O Palmeiras entrou em campo com uma formação bem diferente da habitual, embora com apenas uma mudança, forçada pela lesão de Rony: Gabriel Veron. Quem fez a função mais avançada foi Raphael Veiga; Veron ficou na ponta direita, Dudu na esquerda, e Gustavo Scarpa flutuou entre a meia, a ponta direita e, sem a bola, a lateral direita. Danilo e Zé Rafael, se moviam à frente constantemente para dar superioridade numérica e assim Abel deu um nó em todo o time do SPFC. Os primeiros 20 minutos foram um passeio, com dois gols e a desvantagem revertida.

Aos poucos o adversário compreendeu nossa proposta de jogo e corrigiu a marcação, mas mesmo assim o Palmeiras seguiu superior, desperdiçando chances claras de gol, que poderiam configurar uma goleada ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo, o jogo permanecia absolutamente sob controle, até que veio a sequência fatal: Raphael Veiga desperdiçou um pênalti claro que Leandro Vuaden relutou para marcar; logo na sequência, num timing “perfeito”, a arbitragem ignorou pelo menos três irregularidades no lance para marcar um pênalti para o SPFC, invertendo todo o estado anímico do estádio.

O que se seguiu lembrou bastante a final do Paulista de 2018. Uma noite vergonhosa para o futebol brasileiro. Mais uma.

É muito triste que um jogo como este tenha como maior destaque o árbitro, de forma negativa. E é mais triste ainda que tenha sido exatamente este senhor, cuja relação com o Palmeiras é, de longe, a pior possível, sabe-se lá por quais motivos. E isso vem sendo alertado de forma repetida há tempos, ficou mais do que evidente na final da Supercopa do ano passado, mas por alguma razão o Palmeiras não consegue se resguardar de ser prejudicado por este senhor.

25/08/2021 > Leandro Vuaden não pode jamais apitar jogos do Palmeiras novamente

O clube certamente fará um protesto formal junto à CBF, que vai receber, rir, debochar e enquadrar o ofício na parede. A sensação de impotência revolta. O Palmeiras está vivendo um momento mágico, com jogadores e comissão técnica dando tudo de si, mas continuam sem respaldo num ponto crucial da disputa. Eles merecem mais. E nós, torcedores, também.

Ainda temos dois troféus para levantar este ano. Passadas as 24 horas de lamento, vamos levantar a cabeça e seguir em frente. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

SPFC

Jandrei
Diego Costa
Miranda
Nikão
Léo Pelé
Igor Vinicius
Rodrigo Nestor
Pablo Maia
Gabriel Neves
Talles Costa
Igor Gomes
Patrick
Luciano
Welington
Luizão
Calleri
Rogério Ceni
TÉCNICO

Disputa de Pênaltis

Palmeiras

SPFC

Raphael Veiga
Luciano
Gustavo Scarpa
Calleri
Gustavo Gómez
Nikão
Piquerez
Igor Vinicius
Wesley
Igor Gomes

Primeiro tempo

7'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu escanteio da esquerda; Zé Rafael raspou no primeiro pau e Murilo chegou livre para testar firme, mas a bola acabou saindo ao lado da trave esquerda de Jandrei.

9'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Após roubada de Danilo, Veiga tocou em Gustavo Scarpa, que enfiou no facão para Gabriel Veron; o camisa 27 rolou para o meio da área e Piquerez chegou sem marcação para executar Jandrei no contrapé, abrindo o placar.

12'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga tocou em Dudu e correu pelo meio; Gabriel Veron puxou o marcador e abriu o espaço para Veiga, que recebeu de Dudu, entrou na área e tocou no canto direito de Jandrei.

27'
Palmeiras

29'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu escanteio da direita, muito fechado; a bola entraria direto mas Léo Pelé salvou o gol olímpico.

32'
SPFC

Igor Vinicius tabelou com Igor Gomes e escapou pela direita, entrou na área e bateu para o meio; Gustavo Gómez rebateu, a bola espirrou em Murilo e sobrou para Calleri na pequena área; o argentino girou e tentou colocar no canto direito, mas errou o alvo.

39'
Palmeiras

No contra-ataque 3 contra 3, Raphael Veiga lançou Gabriel Veron no facão; sozinho contra Jandrei, o camisa 27 tentou o toque de classe mas o goleiro não caiu e pegou por cima.

46'
Palmeiras

Gustavo Scarpa fez enorme jogada pela direita tabelando com Gabriel Veron, recebendo na área e batendo em direção à pequena área; Dudu chegou um pouquinho atrasado e não conseguiu escorar.

48'

Leandro Vuaden encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários.

2'
SPFC

Após escanteio da direita, a zaga tirou da área e Welington emendou um bom chute de fora, obrigando Weverton a dar um tapa na bola e desviar a escanteio.

4'
Palmeiras

Linda tabela entre Gabriel Veron e Dudu, que entrou na área mas na hora de bater acabou travado no último momento por Diego Costa, que cedeu escanteio.

15'
Palmeiras

Dudu lançou Gabriel Veron na velocidade; ele ganhou de Miranda e tocou na saída de Jandrei, que defendeu parcialmente; a bola foi caminhando devagarinho em direção ao gol, mas Gabriel Neves conseguiu afastar em escanteio.

16'
Palmeiras

Após a batida, a zaga afastou e Dudu pegou a sobra na meia-lua e bateu forte – Calleri desviou com a mão, claramente – Leandro Vuaden não quis marcar o pênalti, mas o VAR o obrigou a assinalar. Raphael Veiga bate mal, por cima do gol.

23'
SPFC

Gol do SPFC – Calleri matou a bola com o braço, entrou na área, disputou com Gustavo Gómez, e após o contato bateu de novo com a mão na bola; o VAR chamou e Leandro Vuaden inacreditavelmente marcou o pênalti; Luciano bateu e diminuiu.

31'

Saiu Gabriel Veron para a entrada de Breno Lopes.

 

 

35'
Palmeiras

Gustavo Scarpa tabelou com Breno Lopes e bateu de canhota, Jandrei desviou a escanteio.

40'

Entraram Gabriel Menino e Wesley nos lugares de Zé Rafael e Dudu.

44'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu falta frontal, à direita do gol.

50'

Ignorando toda a cera feita pelos visitantes nos acréscimos, Leandro Vuaden encerrou o jogo em pleno contra-ataque do Palmeiras.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Pegou um pênalti, fez muito bem sua parte.
8
Marcos Rocha
Jogou de lateral e de zagueiro, sem problemas.
7.5
Gustavo Gómez
Antes de "fazer" o pênalti, sofreu falta, foi puxado. Guardou o seu na disputa.
8
Murilo
Foi quase tão bem quanto o parceiro, mas acabou perdendo um ou outro duelo.
7.5
Piquerez
Começou destruindo com o jogo, com um gol e intervenções precisas. Depois, caiu um pouco de produção e foi batido algumas vezes.
8
Danilo
Partida em altíssimo nível, dominando o meio-campo. Gosta de jogar contra esse adversário.
8.5
Zé Rafael
Um pouco abaixo, mas sem comprometer.
7
Gabriel Menino
Entrou de cabeça erguida, participou bem da construção na parte final do jogo.
6.5
Dudu
Fazia uma grande partida e podia ser decisivo nos dez minutos finais. Ou saiu por cansaço, ou por causa dos pênaltis.
8.5
Wesley
Pra fazer isso?
3.5
Raphael Veiga
Perder dois pênaltis num jogo eliminatório destrói qualquer atuação.
4
Gustavo Scarpa
O melhor do Palmeiras, jogando de lateral, meia e ponta, com muita qualidade. As melhores jogadas passaram por seus pés.
8.5
Gabriel Veron
Respondeu bem à polêmica, jogando no sacrifício. Mas como o resultado não veio, ainda vai precisar de uma sequência consistente para apagar de vez o episódio.
8
Breno Lopes
Nem um pouco à vontade na função.
6
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Surpreendeu o Rogério no esquema inicial de um jeito que quase deu dó. As mexidas é que foram meio esquisitas.
8




10 comentários em “14-07-2022 – Palmeiras (3) 2×1 (4) SPFC – Copa do Brasil 2022

  1. vuaden marcou falta alegando domínio de mão do atacante do bambi. Pela regra, o VAR não deveria chamar o árbitro sendo pênalti ou não pois havia sido marcada antes uma infração no campo. Ao chamar o soprador de apito, o VAR infringe a regra na tentativa de beneficiar um jogador que além de estar impedido, fez falta no mesmo lance e não sofreu pênalti porra nenhuma. O vuaden apenas aproveitou para fazer o que ele já está acostumado e já vêm intencionado a fazer. “A ocasião faz o ladrão”.

  2. O técnico do time adversário, quando jogador, disse que Copa do Brasil era Macapá e Libertadores era Maracaibo. E que não se via jogando em Macapá. Bom, a estrada dele segue para Macapá e a nossa, para Maracaibo..

  3. CBF simplesmente não faz nada, porque o Vuaden foi escalado para fazer o que fez.

    Como irão punir um funcionário que fez o que lhe foi mandado fazer?

    Uma vergonha, mais uma.

    Nessas horas eu fico pensando se realmente devo fazer questão que meu filho se interesse por futebol.

    Perder faz parte, mas dessa forma, é revoltante.

  4. Que roubalheira do caralho… Ontem demorei pra conseguir dormir depois do jogo. Era pra ter sido um jogo tranquilo igual a final do paulistão caso o juiz fosse outro. Lembrando que na final do Paulista o árbitro poderia ter anulado o nosso segundo gol (do Zé Rafael), o VAR tentou induzir a marcação de uma falta lá no meio campo, uns 30 segundos antes de sair o gol. Se fosse o Vuaden talvez nem teríamos sido campeões paulista.
    Agora ontem não deu o penalti no Dudu (o VAR nem chamou) e ainda inventou o penalti pro trikas.
    Embora os “fatores externos” tenham conspirado contra, fizemos um bom jogo, com mta consistência e fomos superiores em 80% do jogo no mínimo.
    Agora é apoiar os caras pq temos condições de sermos campeões brasileiros e da Libertadores.

  5. Concordo em muitas coisas ditas, porém, uma equipe competitiva como o Palmeiras não pode mais se dar ao luxo de imaginar que penalidades são coisas do acaso. Precisa de preparo psicológico e técnico e reconhecer esta falha. Desde de Alexandre Matos, o mesmo já mencionava ser inadmissível o time perder campeonatos por incompetência nos tiros de penalidades. Se não quer deixar o fator sorte agir, que tenha acertos durante as partidas….. precisamos sim, apesar doe aquela dar certo, de um especialista comprovado em meter bolas nas redes, dado o volume de chances criadas pela equipe. Demoramos demais para buscar um nove no mercado, perdemos campeonatos pela falta desse elemento.

  6. Quem diria que esse BANDIDO iria nos assaltar novamente, né?
    Pênalti inventado em jogador que dominou de braço, fez falta e estava impedido.
    Parabéns pra CBF!
    E esse Wesley pode ir embora.

    1. O penal do Dudu foi muito mais claro que qualquer coisa, e ele simplesmente ignorou.

      Em qual jogo contra elas nós não fomos assaltados esse ano? O fato de vencermos estava maquiando tudo isso, mas essa arbitragem está criminosa já tem um tempo.

      Discordo do radicalismo a respeito do Wesley. É um bom jogador, tem recurso e é uma opção interessante, só precisa de regularidade. Às vezes entra e faz fumaça, às vezes entra e só cisca. No pior dos casos, um bom reserva.

      Obs.: Weverton foi na bola em todas as cobranças.

Deixe uma resposta