O Palmeiras jogou para o gasto e venceu a Portuguesa na primeira partida de 2025 e já assumiu a liderança do Grupo D do campeonato paulista. Mesmo mostrando todos os sinais das férias que terminaram há poucos dias, o Verdão foi amplamente superior à Lusa e chegou à vitória com facilidade.
A proposta do visitante foi aquela, manjada: se encolher e tentar encaixar uma bola vadia, ou aproveitar alguma bola parada. Muito recuada, permitiu que o Palmeiras atacasse com até oito jogadores, convidando para o ataque-contra-defesa.
Abel ensaia repetir a tática de Felipão usada em 2018 e 2019, com dois times distintos. Nada menos que 12 jogadores não foram sequer relacionados para o jogo e o banco tinha apenas 9 jogadores – 4 que acabaram de subir da base, 2 goleiros, mais Giay, Atuesta e Michel.
Mas mesmo com um time misto, o Verdão conseguiu sobrepujar a parede lusa e com 11 minutos já abriu o placar, com Mauricio aproveitando uma bola interceptada por Vanderlan para girar em cima da defesa, invadir a área e tocar firme no canto do goleiro.
O grande destaque do jogo foi Richard Ríos, que parecia se multiplicar em campo. O colombiano comandou o meio-campo, defendendo e atacando com intensidade. Diante da postura do adversário, aproveitou o espaço para tabelar e chegar na área para finalizar – perdeu dois gols dentro da área ainda no primeiro tempo.
Marcos Rocha e Fabinho também arriscavam subidas ao ataque diante de tanto espaço, sem que a Portuguesa esboçasse encaixar um contra-ataque. Estava muito fácil. Mesmo assim, o primeiro tempo ficou no 1 a 0, muito mais por conta da ferrugem que nosso time ainda tentava tirar.
No segundo tempo, um susto: após escanteio, a bola resvalou no braço de Murilo e o juiz marcou pênalti – mas após consulta ao VAR, voltou atrás, considerando que a bola bateu primeiro no abdome do zagueiro, ou por considerar que o braço não estava aberto o suficiente para caracterizar o penal.
Numa jogada de escanteio, ensaiada, a bola foi recuada para Marcos Rocha que achou Mauricio em infiltração e encaixou um passe magistral. O camisa 18 só teve o trabalho de tirar do goleiro para fazer seu segundo gol da noite.
Abel promoveu as entradas de Benedetti, Allan, Luighi e até Atuesta teve sua chance. O ritmo do jogo diminuiu bastante e os dois times esperaram pelo apito final.
Foi uma partida muito fraca em termos táticos, com os dois times jogando muito mais por impulso do que seguindo estratégias à risca. Não foram vistos movimentos coordenados, os jogadores se mantiveram muito espaçados – o que, por outro lado, fez com que as disputas fossem mais animadas e o improviso prevalecesse – para quem tem um Estêvão, isso não é nada mau.
Seguimos curiosos com a sequência da temporada. Vários jogadores devem estrear no domingo, enquanto vários dos que jogaram nesta partida devem descansar. O estadual deve fazer, mais do que nunca, o papel da pré-temporada. Vejamos como o elenco se porta, tanto nos jogos menos importantes, quanto nos clássicos, enquanto espera por mais reforços. VAMOS PALMEIRAS!
GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Rafael Santos saiu jogando na fogueira, Vanderlan rebateu e a bola ficou com Mauricio, na ponta esquerda; o meia invadiu a área com liberdade e bateu firme de perna esquerda, no canto direito do gol.
22'
Palmeiras
UUUUHHHH! Rômulo recebeu pela ponta esquerda, ajeitou para a perna direita e cruzou na medida para Richard Ríos, que cabeceou com muito perigo, mas a bola saiu à esquerda do gol.
29'
Palmeiras
Marcos Rocha descolou bom lançamento pelo alto para Estêvão; o garoto dominou pela ponta direita, cortou para o meio e bateu, da “quina” da área, mas não levou perigo.
31'
Palmeiras
GRANDE CHANCE! Rômulo avançou pelo lado do esquerdo do ataque, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro; a bola atravessou a área e chegou em Richard Ríos, que dominou com muita liberdade e finalizou, mas Rafael Santos espalmou para escanteio.
40'
Palmeiras
Estêvão fez boa jogada individual pelo lado direito, chegou na entrada da área e rolou para Mauricio, que chegou batendo firme, mas Rafael Santos se esticou e conseguiu espalmar.
46'
Palmeiras
Estêvão recebeu na ponta direita, partiu para cima da marcação, invadiu a área e bateu de perna direita, cruzado, mas não levou perigo.
50'
João Vitor Gobi apitou o fim da primeira etapa.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem alterações na escalação.
12'
Palmeiras
PÊNALTI ANULADO! Daniel Júnior finalizou de dentro da área e o árbitro viu toque de mão de Murilo. Após revisão do VAR, João Vitor Gobi voltou atrás, pois o braço do zagueiro estava colado no corpo.
18'
Palmeiras
QUASE UM GOLAÇO! Richard Ríos cobrou falta da intermediária, bateu forte por cima da barreira e levou muito perigo, tirando tinta do travessão de Rafael Santos.
21'
Entrou: Benedetti
Saiu: Naves
25'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Em jogada ensaiada no escanteio, Marcos Rocha recebeu na intermediária e fez bom passe em profundidade, quebrando as linhas de marcação e deixando Mauricio na cara do gol; com liberdade, o meia bateu de perna esquerda e marcou seu segundo gol no jogo.
31'
Portuguesa
UFA! Iago Dias recebeu bom passe em profundidade, invadiu a área e teve boa chance para finalizar, mas bateu à esquerda do gol de Weverton.
32'
Entraram: Allan e Atuesta
Saíram: Mauricio e Rômulo
37'
Entraram: Luighi e Giay
Saíram: Thalys e Vanderlan
41'
Palmeiras
Estêvão fez boa jogada pela direita, trouxe para o meio e tocou para Atuesta; a dois metros da entrada da área, o colombiano teve muita liberdade para bater de voleio, mas bateu por cima do gol.
52'
João Vitor Gobi encerrou a partida.
NOITE ESPECIAL: Thalys, Benedetti e Allan estrearam pelo profissional do Palmeiras neste jogo. Rômulo fez seu primeiro jogo como titular e Atuesta iniciou sua segunda passagem pelo Verdão.
Notas
Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Notinha só pelas boas reposições de bola.
6.5
Marcos Rocha
No geral, jogo comum - mas a enfiada de bola no lance do segundo gol foi qualquer coisa.
7.5
Naves
Atento, antecipou-se bem em todos os lances possíveis e não deu chances ao Henrique Almeida.
6.5
Benedetti
s/n
Murilo
Só apareceu no pênalti que não foi.
6
Vanderlan
Ligado na saída de bola da Lusa, roubou várias bolas, inclusive a que deu origem ao primeiro gol.
7
Giay
s/n
Fabinho
Jogou como um veterano. Simples e objetivo.
6.5
Richard Ríos
O melhor em campo. Onipresente, intenso, fez de tudo um pouco.
8.5
Estêvão
Nem parecia que estava voltando de férias. Deve ter passado o mês jogando bola.
8
Mauricio
Decisivo, apareceu duas vezes bem colocado e finalizou com precisão.
8
Atuesta
s/n
Rômulo
Fez uma boa dobradinha pela esquerda com Vanderlan. Só estava um pouco afobado.
7
Allan
s/n
Thalys
Não tocou muito na bola, mas mostrou muita inteligência no jogo tático, puxando zagueiros e abrindo espaços.
7
Luighi
s/n
Abel Ferreira
Bom começo de trabalho, com uma estratégia de gestão de energia inédita para ele.
7
Um comentário em “15-01-2025 Palmeiras 2×0 Portuguesa – Campeonato Paulista 2025”
Um destaque positivo para mim: Benedetti tirou umas 3 ou 4 bolas por cima com a facilidade com bom posicionamento e aproveitando da sua altura, pode ser bem interessante.
Um destaque negativo para mim: acho que o Naves pode ter um problema físico até crônico, não sei se chegou alguma vez completar um jogo de 90 minutos. A se observar.
Um destaque positivo para mim: Benedetti tirou umas 3 ou 4 bolas por cima com a facilidade com bom posicionamento e aproveitando da sua altura, pode ser bem interessante.
Um destaque negativo para mim: acho que o Naves pode ter um problema físico até crônico, não sei se chegou alguma vez completar um jogo de 90 minutos. A se observar.