2
X
1

Palmeiras 2x1 Independiente Del Valle

Foi difícil, mas o Palmeiras conseguiu vencer o Independiente Del Valle no Allianz Parque e garantiu o primeiro lugar do grupo, alcançando também a liderança geral da Fase de Grupos da Libertadores, a uma rodada do fim.

O placar foi construído no primeiro tempo e parecia que a vitória se encaminharia de forma tranquila, mas o time equatoriano corrigiu seus problemas no segundo tempo e valorizou nossa vitória até o fim. A partida marcou um recorde histórico: Gustavo Gómez marcou seu 36° gol com a camisa do Palmeiras e se tornou o maior zagueiro-artilheiro da História do clube ao lado de Luís Pereira.

O Verdão começou atacando pelos flancos, aproveitando a disposição de Estêvão e Piquerez. O time equatoriano estava formado num 4-1-4-1, mas a marcação mista tinha jogadores que faziam marcação individual sobre Lázaro e Ríos, o que fazia com que a última linha do adversário ficasse até com seis jogadores – o que atraía Zé Rafael para o ataque e abria um clarão em suas costas, por onde os contra-ataques foram tentados, sem sucesso.

A tática kamikaze do Del Valle resultou em dois gols já na parte final do primeiro tempo: aos 36, Richard Ríos cobrou com muita violência uma falta da intermediária e contou com a ajuda crucial de Villar para abrir o placar; aos 45, a bola foi cruzada da direita no segundo pau; Flaco López escorou para o meio e a bola bateu no braço aberto de Landázuri – pênalti histórico que Gustavo Gómez converteu.

Antes disso, o Verdão teve algumas boas chances, além de um gol anulado de Zé Rafael, por impedimento. Foi um bom primeiro tempo do Palmeiras, que possivelmente relaxou no intervalo e voltou acreditando que o placar seria aumentado naturalmente.

As mexidas de Javier Gandolfi deram resultado: ele trocou os dois pontas por meias mais afunilados e deu mais força ao meio-campo de seu time. Endrick, muito forte no jogo, precisou sair sentindo mais uma vez uma pancada na coxa – no mesmo lugar da lesão anterior.

Contra um Palmeiras em intensidade reduzida, o time do Equador começou a achar espaços inéditos e, com Díaz bastante inspirado, chegou ao gol: após excelente drible sobre Gómez (intencional ou não), o camisa 19 cortou para dentro e bateu de direita, vencendo Weverton, que tentou adivinhar o canto – talvez teria tido melhor sorte se tivesse esperado o chute.

Seguiu-se uma pressão do Del Valle que parou em nosso sistema defensivo. O time visitante tentou acelerar o jogo, mas o Verdão, de forma experiente, cadenciou o ritmo e manteve o controle da partida.

Algumas mexidas de Abel foram questionáveis: tirou Estêvão, que estava pegando fogo e atormentando o lado esquerdo da defesa equatoriana, para colocar Mayke; já perto do fim decidiu fechar a casinha colocando Luan no lugar de Ríos e aceitou a pressão, correndo o risco de ver a bola passando perto da entrada da área a todo momento.

Poderia ter sido mais tranquilo; os mais de 30 mil palmeirenses terminaram o jogo todos em pé, tensos com a possibilidade do adversário encaixar um ataque, mas nosso time conseguiu segurar a vitória e comemorou a classificação.

A briga agora é com o River Plate, pela liderança geral. Temos dois gols de vantagem, mas eles têm um adversário bastante frágil e jogarão depois de nós, contra o Táchira, em casa. Uma suposta vitória por 3 gols sobre o San Lorenzo no Allianz Parque obrigará o River a ganhar de 6 dos venezuelanos. A briga está aberta, mas se tem uma coisa que combina com o primeiro lugar geral da Libertadores é o Palmeiras, que terá uma semana de descanso até o próximo jogo – esperamos, com Endrick já recuperado. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

31.672

R$ 3.311.543,57

Alexis Herrera

Fernando Véjar

Escalação

Indep. Del Valle

Villar
Landázuri
Carabajal
Schunke
Beder Caicedo
Medina
Ortiz
Renato Ibarra
Lerma
Paez
Alcivar
Arroyo
Díaz
Hoyos
Bolaños
Javier Gandolfi
TÉCNICO


Primeiro tempo

2'
Indep. Del Valle

Caicedo arrancou pela meia esquerda e soltou um canudo de canhota, dando muito trabalho a Weverton, que defendeu em dois tempos.

4'
Palmeiras

GOL ANULADO! Piquerez cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque e alçou no primeiro pau para Zé Rafael, que cabeceou para o fundo das redes; o camisa 8 estava visivelmente impedido e o gol foi prontamente anulado.

14'
Indep. Del Valle

Ibarra recebeu pelo lado esquerdo do ataque, cortou para o meio e bateu firme de perna direita, mas Weverton agarrou com facilidade.

19'
Palmeiras

UUUUUHHH! Estêvão cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Zé Rafael na marca do pênalti; o volante cabeceou com perigo, mas a bola saiu por cima do gol de Villar.

33'
Palmeiras

QUE JOGADA! Estêvão dominou a bola pelo lado direito do ataque, na linha de fundo, aplicou uma caneta em Schunke, fintou o goleiro e bateu prensado na marcação.

36'
Palmeiras

GOLAAAAAAAAAÇO DO PALMEIRAS! Richard Ríos bateu falta da intermediária do ataque, finalizou com força, com curva e enganou Villar, que aceitou.

46'
Palmeiras

PÊNALTI PARA O VERDÃO! Pelo lado direito do ataque, Estêvão cruzou no segundo pau para Flaco López, que cabeceou para o meio, mas a bola pegou no braço de Landázuri.

47'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Gustavo Gómez partiu para a bola e bateu rasteiro, no canto esquerdo de Villar, que caiu para a direita e nem saiu na foto.

47'

HISTÓRICO! Com o gol marcado, Gustavo Gómez se tornou o maior zagueiro-artilheiro da História do Palmeiras, ao lado de Luis Pereira; ambos têm 36 gols com o manto alviverde.

49'

O fraco Alexi Herrera, que não comprometeu até aqui, apitou o fim da primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras retornou para a segunda parte sem alterações na escalação.

4'
Indep. Del Valle

GOL ANULADO! Caicedo roubou a bola no ataque, ajeitou e bateu de longe para o gol, dando muito trabalho a Weverton, que conseguiu espalmar; no rebote, Hoyos mandou para o fundo do gol, mas estava impedido.

14'

Jogo parado para atendimento a Endrick, que estava no chão.

15'
Palmeiras

MAIS UM ANULADO! Piquerez cruzou na área para Gustavo Gómez, que finalizou de perna direita e fez seu segundo gol, mas estava impedido.

16'

Entrou: Raphael Veiga
Saiu: Endrick

18'
Palmeiras

UUUUHHH! Raphael Veiga recebeu pelo meio, fintou a marcação e serviu Piquerez; da meia esquerda, o uruguaio bateu firme de perna esquerda, com muito perigo, mas a bola saiu à direita de Villar.

19'
Indep. Del Valle

Gol do Independiente del Valle. Lautaro Díaz descolou bom drible em Gustavo Gómez na intermediária, avançou com velocidade, invadiu a área, cortou para perna direita e bateu rasteiro, no canto direito de Weverton.

24'

Entraram: Mayke e Rony
Saíram: Estêvão e Flaco López

29'
Palmeiras

UUUUUHHHH! Pelo lado direito do ataque, Mayke cruzou na medida para Rony, na entrada da pequena área; o camisa 10 cabeceou com muito perigo e a bola saiu ligeiramente acima do gol de Villar.

33'
Palmeiras

QUASE! Raphael Veiga cobrou falta pelo lado direito do ataque, bateu direto para o gol de perna canhota e a bola passou com muito perigo à direita de Villar.

37'

Entraram: Rômulo e Luan
Saíram: Richard Ríos e Lázaro

46'
Indep. Del Valle

WEVERTON! Kendry Páez recebeu pelo lado direito do ataque, cortou para a perna esquerda e bateu firme, mas Weverton espalmou.

45'
Palmeiras

QUE CHANCE! Marcos Rocha descolou lançamento preciso para Rômulo, que saiu no mano a mano com Villar e bateu rasteiro, mas a bola passou à direita do gol.

50'

Alexis Herrera encerrou a partida após 5 minutos de acréscimo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Apesar de duas boas defesas, podia ter feito melhor no lance do gol.
6
Marcos Rocha
Partida discreta, com alguns bons lançamentos e um erro bobo no momento de maior pressão do adversário.
6
Gustavo Gómez
O gol histórico, igualando um recorde que parecia imbatível, é a História sendo escrita em nossa frente. Parabéns, capitão!
10
Murilo
Muita força nos duelos, levando quase sempre a melhor.
7
Piquerez
Abusou do direito de errar cruzamentos, a ponto de prejudicar sua avaliação apesar da boa postura tática.
6
Zé Rafael
Já está plenamente recuperado e no ritmo normal de jogo.
7
Richard Ríos
Comer banco pro Gabriel Menino deve mexer com os brios de qualquer um. Entrou em modo mega-imbuído.
8
Luan
Entrou para fechar a casinha e cortou bolas difíceis no momento da pressão final.
6
Lázaro
Quando ele pensa rápido, sai jogada boa. Quando demora um pouquinho, a jogada morre. E não foram poucas vezes.
6.5
Rômulo
Cada vez mais à vontade, merece mais minutos em campo.
7
Estêvão
Soltinho, soltinho, consegue dribles no espaço de um lenço e resolve situações aparentemente impossíveis. Salvo algum pedido, Abel jamais deveria tê-lo tirado.
8
Mayke
Não entrou mal, o que complica é lembrar que ele entrou no lugar do Estêvão.
6.5
Flaco López
Com Piquerez errando quase todos os cruzamentos, a bola não chegou; precisou voltar para buscar - e não estava inspirado. Pelo menos arrumou um pênalti, num cruzamento da direita.
6.5
Rony
A correria e a garra de sempre estavam com 10% a mais, energizado pela Enzolândia que pega no seu pé nas redes sociais.
6.5
Endrick
Os defensores já perceberam: pra pará-lo, só na pancada. É uma pena que sua passagem está tão perto do fim.
8
Raphael Veiga
Desta vez não estava tão marcado e o adversário deu vários espaços, não aproveitados.
6
Abel Ferreira
Abel Ferreira
As mexidas foram altamente questionáveis. Será que precisava colocar mais um zagueiro? Será que tirar o Estêvão foi uma boa ideia?
6




2 comentários em “15-05-2024 Palmeiras 2×1 Independiente Del Valle – Libertadores da América 2024

  1. Acho que o Abel tirou o Estevão para manter mais a posse de bola, ele estava muito imbuído em chegar na grande área adversária, já estávamos em um momento de jogo que podíamos atacar com calma, antes de sair perdeu a posse de bola duas vezes seguidas, uma na tentativa de drible no meio campo e a outra e. Um passe vertical, se não me engano.

  2. O Estevão é craque!!! só precisa “passar” um pouco a bola. No lance da caneta, se ele rola para o Piquerez era gol na certa

Deixe uma resposta