O Palmeiras venceu o Cuiabá por 5 a 0 no estádio Brinco de Ouro e mostrou que as eliminações nas copas já são coisa do passado. Com muita fluidez, o Verdão abriu 4 gols de frente já no primeiro tempo e na segunda metade foi apenas protocolar, garantindo três pontos que mantêm o time muito forte na briga pelo décimo-terceiro título nacional.
Abel sacou Vitor Reis e Raphael Veiga do time, para promover as entradas de Naves e Mauricio. Sem ser importunado pelo time do Mato Grosso, o Verdão encaixou um toque de bola natural, leve, graças às boas movimentações dos meio campistas. Richard Ríos, Mauricio e Felipe Anderson tiveram muita facilidade para preencher os espaços e de jogarem próximos uns aos outros.
Estêvão foi um caso à parte. O jovem craque estava inspiradíssimo e abusou do setor esquerdo da defesa do Cuiabá; com os apoios de Mayke (depois de Marcos Rocha), Rios e Mauricio, o camisa 41 deitou e rolou. Os gols foram saindo de forma extremamente natural – sempre com a participação de nosso ponteiro.
No primeiro, aos 14, Estêvão bateu escanteio da esquerda com muito veneno; a bola passou por Walter, que se atrapalhou com seus zagueiros, e foi direto na canela de Murilo, que nem percebeu – quando viu, a bola já estava entrando no gol. O camisa 26 ficou até sem jeito de comemorar.
O segundo gol saiu aos 26, de pênalti: Estêvão aparou passe longo de Naves e fez uma linda enfiada para a projeção de Mauricio, que foi atropelado na área por Marllon. Estêvão bateu no canto alto direito de Walter, sem defesa. Aos 31, Estêvão fez o terceiro após jogada individual, demolindo o lado esquerdo da defesa do Cuiabá e batendo no cantinho baixo de Walter, que chegou atrasado por estar com a visão encoberta.
O quarto gol, aos 46, começou com Estêvão, que inverteu para Caio Paulista, que tocou rápido para Flaco López, quase no bico da área; o argentino chutou rasteiro e Mauricio entrou na corrida para tocar para as redes, quase na risca da pequena área. Uma sinfonia palmeirense regida pelo menino de 17 anos.
E o show continuou nos primeiros minutos do segundo tempo – aos dez, após uma jogada genial rente à lateral, Estêvão acertou um belo passe para Felipe Anderson, que dominou, girou e deu um tapa preciso, colocando a bola no cantinho direito de Walter, com muita categoria.
Aos 15 minutos Abel decidiu poupar o camisa 41 e o jogo acabou. Os 30 minutos seguintes foram apenas protocolares, servindo para que Abel fizesse algumas observações – como recolocar Felipe Anderson no lado direito com a entrada de Rômulo. Mas a partida estava sem ritmo algum e os dois times queriam mais é que o relógio andasse logo. O árbitro terminou o jogo sem acréscimo algum.
Sem a pressão do jogo eliminatório, o coletivo do Palmeiras voltou a mostrar fluidez. A fragilidade do adversário ajudou, mas os méritos do Verdão se fizeram notar na eficácia nas finalizações, que tanta falta fizeram nos jogos contra Botafogo e Flamengo, e na supremacia nos duelos ganhos em todos os setores do gramado. O Palmeiras amassou em todos os critérios.
Sem copas para desviar o foco e com todo o tempo do mundo entre as partidas até o final do ano, o Palmeiras é um dos maiores favoritos, se não o maior, à conquista do Brasileirão. Enquanto o físico e o emocional dos adversários serão estraçalhados pelas disputas paralelas, o Verdão estará sempre focado e com o gás máximo. Não há como negar a existência de um lado muito bom em ser eliminado cedo das disputas de mata-mata. Esportivamente falando, é mil vezes melhor que ser vice-campeão.
Só um ganha cada troféu, pouquíssimos ganham dois e ninguém ganha os três. Por isso, vamos abraçar o time nas 14 finais que temos pela frente até o fim do ano. O tri seguido, se vier, será mais uma grande façanha deste grupo, que está se renovando, ganhando corpo e ficando cada vez mais forte para 2025. VAMOS PALMEIRAS!
BOA CHEGADA! Estevão avançou pelo lado direito e cruzou na quina da área para Felipe Anderson; o camisa 9 pisou para a chegada de Caio Paulista, que bateu para o gol da entrada da área, mas Walter segurou.
8'
Cuiabá
Railan recebeu na meia direita, se livrou da marcação, invadiu a área e finalizou de perna direita, mas Weverton agarrou facilmente.
14'
Palmeiras
GOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Estêvão cobrou escanteio pelo lado esquerdo, Walter furou e a bola sobrou com Murilo, que disputou com a defesa e conseguiu desviar para o gol vazio.
17'
Jogo parou para o atendimento a Mayke, que sentiu dores na panturrilha direita; revoltado, o lateral deixou o campo mancando.
20'
Entrou: Marcos Rocha
Saiu: Mayke
23'
Palmeiras
PEEEÊNALTI! Estevão descolou bom passe em profundidade para Maurício, que sofreu carga de Railan; após a conclusão da jogada, Alex Gomes Stefano assinalou pênalti para o Verdão.
26'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Estêvão bateu pênalti no canto direito do goleiro, no alto; Walter até acertou o canto, mas não pode evitar o gol do camisa 41.
31'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Estevão recebeu pela ponta direita, levou pro fundo, fintou para dentro da área e bateu rasteiro, no canto esquerdo de Walter.
36'
Cuiabá
WEVERTON! Isidro Pitta disparou em velocidade pela direita, invadiu a área e tentou encobrir Weverton, mas o Paredão espalmou para escanteio.
42'
Palmeiras
Estevão recebeu pela direita, cortou para o meio e bateu de longe, com curva, no canto direito de Walter, que encaixou sem problemas.
46'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Caio Paulista tocou na esquerda para Flaco López e o argentino cruzou rasteiro na área para Maurício, que teve liberdade para empurrar para o fundo do gol.
47'
Alex Gomes Stefano apitou o fim de um primeiro tempo avassalador do Verdão.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou ao gramado sem alterações na escalação.
10'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Estêvão chegou pelo lado direito, fintou a marcação e tocou curto no meio para Felipe Anderson; o camisa 9 recebeu de costas, virou e bateu rasteiro, de perna direita, no canto direito de Walter.
15'
Entraram: Rony e Rômulo
Saíram: Estevão e Flaco López
36'
Entraram: Fabinho e Lázaro
Saíram: Aníbal Moreno e Maurício
39'
Palmeiras
Felipe Anderson cobrou escanteio pela direita e encontrou Fabinho, que cabeceou por cima do gol.
43'
Palmeiras
Richard Ríos recebeu na entrada da área e bateu firme, mas a bola saiu por cima do gol.
45'
Alex Gomes Stefano apitou o fim da partida.
Notas
Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Uma grande defesa ainda no primeiro tempo.
7
Mayke
Foi a nota triste do jogo. Este DEZ é um carinho do Verdazzo para o jogador, que estava voltando de lesão e aparentemente se machucou de novo, de forma séria. Força Mayke!
10
Marcos Rocha
7.5
Murilo
Nem dá pra colocar o gol na nota, porque foi totalmente sem querer e ele nem comemorou.
6.5
Naves
Boas participações na saída de bola, com passes longos bem enfiados.
6.5
Caio Paulista
Nitidamente à frente de Vanderlan. Cresceu.
7
Aníbal Moreno
Não teve dificuldade em fazer suas funções; pouco exigido.
6.5
Fabinho
s/n
Richard Ríos
Solto e focado, jogou à vontade no gramado de seu ex-clube.
8.5
Estêvão
Participou de todos os gols da partida. Gigantesco. Quando saiu, o jogo acabou.
9.5
Rômulo
s/n
Mauricio
Grande partida. Ligado, estava em todos os setores do ataque, seja para armar as jogadas, seja para infiltrar na área para puxar um zagueiro ou mesmo finalizar.
8.5
Lázaro
s/n
Felipe Anderson
Seu melhor jogo pelo Palmeiras, marcando seu primeiro gol e desabafando. Tende só a crescer.
8.5
Flaco López
Mesmo jogando de forma discreta, conseguiu a assistência do quarto gol.
7
Rony
s/n
Abel Ferreira
Conseguiu liderar o time a uma grande vitória, mostrando foco e inteligência.