Os atletas do Palmeiras que estão na Copa América de 2024

Realizada nos Estados Unidos, a Copa América de 2024 é a 48ª edição do torneio de seleções mais antigo do mundo, reunindo os dez países da América do Sul e outras seis nações convidadas das Américas do Norte, Central e Caribe, casos de Canadá, Costa Rica, EUA, Jamaica, México e Panamá.

Apesar de ser uma competição continental, as 16 equipes participantes contam com astros consagrados do futebol mundial que atuam em diversas regiões do planeta. O futebol brasileiro, por exemplo, terá 32 representantes em oito times diferentes, ou seja, metade das seleções envolvidas possui pelo menos um craque que atua em um clube do país.

Entre os atletas do Palmeiras, três nomes estarão na Copa América de 2024, sendo que outros cinco estiveram pelo menos na pré-lista de convocados de suas respectivas seleções, mas acabaram não sendo lembrados no chamamento final.

Endrick (Brasil)

Uma das maiores revelações do futebol brasileiro nos últimos anos, Endrick utilizará a camisa 9 do Brasil. Depois de brilhar pelo Verdão em solo nacional, ele marcou seus primeiros gols pela seleção neste ano em amistosos contra Inglaterra, Espanha e México. Não à toa, o garoto de 17 anos que está de malas prontas para o Real Madrid, está cotado entre os possíveis artilheiros do torneio, segundo as apostas para a Copa América em sites conceituados como a Betano, figurando ao lado de grandes estrelas mundiais.

Lidera essa lista o argentino Lionel Messi, com odds a 4,00, seguido pelo brasileiro Vinicius Júnior (5,00) e o uruguaio Darwin Nuñez (6,00). Completam o top 10 os argentinos Julián Álvarez (10,00) e Lautaro Martínez (11,00), os brasileiros Rodrygo (12,00) e Endrick (18,00), os colombianos Rafael Borré (22,00) e Luis Díaz (25,00), e o uruguaio Facundo Pellistri (25,00).

Richard Ríos (Colômbia)

Importante peça do elenco alviverde, o volante Richard Ríos foi convocado para a Seleção Colombiana pela primeira em agosto de 2023 e fez sua estreia dois meses depois, entrando no segundo tempo da partida contra o Uruguai pela terceira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, em jogo que terminou empatado por 2 a 2.

Já em março deste ano, o palmeirense deu sua primeira assistência com a camisa colombiana, ajudando na vitória por 3 a 2 no amistoso contra a Romênia. No amistoso contra os Estados Unidos, Ríos balançou as redes pela primeira vez com a camisa da Seleção, na vitória por 5 x 1. Ele também já havia se destacado no jogo contra a Espanha e ganhou elogios dos torcedores de seu país na internet. Resta saber se ele continuará sendo reserva ou ganhará espaço entre os titulares.

Gustavo Gómez (Paraguai)

O xerife da zaga palmeirense é também o capitão da Seleção Paraguaia e faz parte da equipe nacional desde 2013, quando foi convocado pela primeira vez, ainda aos 20 anos de idade, no período em que atuava pelo Libertad (PAR), seu primeiro clube profissional. Ele ainda passou por Lanús (ARG) e Milan (ITA) antes de desembarcar no Allianz Parque e se tornar um dos maiores ídolos da história alviverde.

Esta será a quarta Copa América de Gustavo Gómez, tendo participado das edições de 2016 (fase de grupos), 2019 (quartas de final) e 2021 (quartas de final), sendo o dono da faixa de capitão nas duas últimas. Com a camisa dos Guaranis, o zagueiro tem quatro gols em 74 jogos disputados.

Atletas que ficaram em listas preliminares

Além do trio que disputará a Copa América, outros cinco jogadores do Palmeiras estiveram em pré-listas e viveram a expectativa de serem convocados, mas isso não aconteceu. Pelo Brasil, o zagueiro Murilo, o lateral-direito Mayke, o volante Zé Rafael e o meia Raphael Veiga foram os nomes incluídos pelo técnico Dorival Júnior nesse chamamento preliminar.

Já o lateral-esquerdo Piquerez foi quem viveu uma das maiores decepções. Depois de ser titular em alguns jogos do Uruguai nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, ele perdeu espaço nas últimas convocações do treinador argentino Marcelo Bielsa e acabou sendo preterido da lista final para o torneio continental.