Palmeiras pode repetir feito de quase 80 anos contra o Santos

Gustavo Gómezdo Palmeiras em disputa com Jhojan Julio do Santos, durante partida válida pela oitava rodada do Brasileirão 2022, na Vila Belmiro.
Cesar Greco

No início da década de 40, o Palmeiras conquistou 9 vitórias consecutivas contra o rival; sequência atual está em 6

Vindo de vitória sobre o Juventude por 2 a 1, no último sábado, o Palmeiras entra em campo pelo Campeonato Brasileiro na noite deste domingo, novamente no Allianz Parque, para enfrentar o Santos, em partida válida pela 27ª rodada.

Com oito pontos a mais que o segundo colocado, o Palmeiras joga o clássico podendo manter ou aumentar a vantagem para os concorrentes ao título Brasileiro de 2022 e, além disso, com a possibilidade de alcançar uma sequência de vitórias histórica contra o rival do litoral paulista.

Caso vença, o Verdão chegará a sete triunfos consecutivos contra o Santos, fato que não acontece desde o início dos anos 40, quando nove vitórias seguidas foram conquistadas – sequência recorde na História do clube ao lado das também nove vitórias entre 1921 e 1926. Confira:

A sequência atual iniciou com o gol de Breno Lopes na final da Libertadores de 2020, no Maracanã, enquanto o último triunfo ocorreu em maio deste ano, na Vila Belmiro, por 1 a 0, no primeiro turno do Brasileirão – gol do zagueiro Gustavo Gómez.

Invencibilidade do Palmeiras

O Palmeiras ostenta também nove jogos de invencibilidade contra o adversário deste final de semana. O último revés palmeirense para o rival ocorreu em 2019; desde então, foram sete vitórias e dois empates. No período, a equipe foi comandada duas vezes por Vanderlei Luxemburgo e o restante com Abel Ferreira, que não sabe o que é perder para o Santos desde que chegou ao Verdão.

Em 107 anos de História do Clássico da Saudade, a maior série de invencibilidade pertence ao Palmeiras, que, entre agosto de 1917 a dezembro de 1926, ficou 16 partidas sem ser derrotado pelo rival, com 14 vitórias e apenas dois empates. Em outros momentos, o Verdão chegou a ficar 12 (1939 a 1943) e 10 (1944 a 1948) jogos invicto.

O retrospecto favorável se repete em jogos disputados no Allianz Parque, palco de domingo. Na arena palmeirense, as equipes se enfrentaram 12 vezes e o Verdão saiu vitorioso em oito oportunidades contra uma derrotada – houve outros três empates.

Deixe uma resposta