Sólido defensivamente, Zé Rafael vem mostrando faceta goleadora em 2022

Zé Rafael comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Com cinco gols marcados, Zé Rafael é o terceiro jogador com mais gols no ano pelo Palmeiras

O trabalho de Abel Ferreira à frente do Palmeiras é marcado, principalmente, pelos títulos conquistados. Outra característica do treinador, no entanto, chama muito a atenção: a de desenvolver os jogadores; seja em campo (com ou sem a bola) ou na parte mental. E um exemplo claro disto é a evolução de Zé Rafael.

Meia-atacante de destaque do Bahia em 2018, Zé Rafael mudou de posição na chegada do treinador e se consolidou no Palmeiras atuando como um segundo volante, principalmente ao lado de Danilo. No ano passado, o camisa 8 foi o líder em desarmes certos do elenco, com 91, e o que mais teve ações defensivas (108).

Em 2022, além de manter o desempenho defensivo (ele é o terceiro que mais recuperou bola no time), Zé vem se destacando na parte ofensiva. Nos últimos quatro jogos em que esteve em campo, o jogador foi às redes três vezes: contra o SPFC, na final do Paulista; diante do Ceará, na estreia do Brasileirão; e na goleada frente ao Independiente Petrolero, na Libertadores.

Na atual temporada, ele é o terceiro maior goleador da equipe, empatado com Rony, ambos com cinco gols. Destes, dois foram anotados em decisões (Recopa e Paulistão) – à frente deles vêm Rafael Navarro (6) e Raphael Veiga (11). De acordo com o SofaScore, ainda, Zé Rafael é o volante com mais gols marcados em 2022.

Seu ano com mais gols no clube foi em 2019, quando marcou sete vezes em 39 partidas. Ao todo, o jogador contabiliza 20 gols em 169 partidas com a camisa do Palmeiras.

Zé Rafael é um jogador de confiança de Abel

O desempenho do jogador em campo mais o seu esforço em jogar algumas partidas com o tornozelo lesionado fizeram com que Zé Rafael se tornasse um homem de confiança de Abel Ferreira, que sempre que pode o defende das críticas da torcida.

Rafael e Abel Ferreira e Zé conversam durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Logo após a conquista da Recopa Sul-Americana, o treinador disse que ele é o “Robocop” do Palmeiras. “É aquele jogador que todo o treinador gosta, sabe que ele vai entregar tudo que tem. Tivemos paciência para o Zé crescer e ele foi capaz de suportar as críticas e acreditar no que o treinador lhe dizia”, completou.

Com Zé Rafael, o Palmeiras entra em campo amanhã para enfrentar o Goiás, fora de casa, pelo Brasileirão. O jogo acontecerá no estádio Hailé Pinheiro, às 16h30.

Deixe uma resposta